Problemas na boca: você sabia que o diabetes pode causar danos à saúde bucal?


  • +A
  • -A
Imagem do post Problemas na boca: você sabia que o diabetes pode causar danos à saúde bucal?

Quem tem diabetes sabe que as taxas de glicemia no sangue devem ser mantidas sob controle. Isso porque, se descompensadas, elas podem trazer consequências sérias para diversos órgãos e partes do corpo, comprometendo a saúde e a qualidade de vida. Além de problemas no sistema nervoso e circulatório, o diabetes mal controlado pode ser prejudicial à boca.

O diabetes e a boca

“Alguns estudos mostram que o descontrole glicêmico pode facilitar a ocorrência de cáries, gengivites, periodontites e perda óssea alveolar progressiva”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra. O diabetes também pode piorar problemas já existentes, já que pesquisas indicam que a inflamação da gengiva, a destruição do tecido e a candidíase oral são influenciadas pelo controle da glicemia.

Ainda de acordo com a Dra. Mariana, a boca também serve como alerta para o diabetes não diagnosticado ou para a falta de cuidados adequados com a doença. Os sinais variam de ressecamento da mucosa e diminuição da saliva até fissuras, dificuldade de cicatrização e presença de micro-organismos.

Causas ainda em discussão

Uma das hipóteses discutidas entre a comunidade médica sobre a relação entre a saúde bucal e o controle das taxas de glicemia, segundo a endocrinologista, é a de que a saliva e o fluido gengival conteriam grandes quantidades de açúcares em pacientes mal controlados. Isso poderia precipitar o surgimento de cáries e de doenças na gengiva.

A higiene e outros cuidados com a saúde bucal, conforme orientados pelo dentista, devem ser rigorosos para evitar possíveis complicações do diabetes. “Qualquer tipo de infecção, incluindo as encontradas na boca, pode dificultar o controle glicêmico e levar a descompensação do quadro diabético. O acompanhamento dentário não deve ser negligenciado”, afirma Mariana.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Problemas na boca: você sabia que o diabetes pode causar danos à saúde bucal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.