Sentir cansaço toda hora pode ser um sintoma do diabetes?

  • +A
  • -A

A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.

Entendendo melhor o cansaço e as dores provocadas pelo diabetes


“O diabetes é uma doença que atrapalha a utilização de açúcar (glicose) pelas células. Há um aumento da quantidade de glicose no sangue, mas a quantidade dentro das células é reduzida e por isso a fome e a fraqueza são aumentadas. O excesso de açúcar lesiona os vasos, nervos e os rins e por isso comer mais açúcar não deve ser tentado”, explica o cardiologista Andrei Sposito.

A dor corporal como resultado do diabetes se deve ao excesso de glicose no sangue, visto que essa alta concentração de açúcar favorece o emagrecimento, o aumento da micção e a diminuição dos músculos. O paciente passa, então, a sentir cansaço muscular. Para controlar esses sintomas, é fundamental buscar o quanto antes a ajuda de um especialista que indique o tratamento adequado para a doença.  

Diagnóstico e tratamento do diabetes


O diagnóstico se dará medindo a quantidade de glicose no sangue e o tratamento será baseado em aumentar a captação de glicose pelas células do corpo por meio de medicamentos. “Assim, a quantidade de açúcar no sangue reduz e a quantidade dentro das células aumenta. Como consequência, o cansaço reduz e as lesões dos vasos também”.

Além dos remédios, o tratamento do diabetes exige que o paciente se comprometa em manter um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e controle do peso. “Em paralelo, há tratamentos que podem aumentar a eliminação de açúcar nas fezes ou na urina. A escolha do tratamento requer muita experiência e deve ser feita por um médico com treinamento específico em diabetes”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Andrei Sposito

Dr. Andrei Sposito

Cardiologia

CRM: 74765 / SP

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Sentir cansaço toda hora pode ser um sintoma do diabetes?"

Lucélia Teixeira

Descobri o diabetes há aproximadamente 6 meses,e sempre sentia muita dor no corpo ,tanto que fui diagnosticada com fibromialgia,quase um ano depois do diagnóstico de fibromialgia que foram descobrir o diabetes.Sinto muitas dores no corpo todo ,parece uma gripe que nunca Sara.Sinto cansaço e isso me atrapalha muito…Queria ter minha saúde de volta,isso é pq nunca fui de comer nada que não fosse saudável,segundo o médico é da genética…..

ISAIAS DIAS

undefined

Kátia Brandao

Tenho diabets há 10 anos e vivo muito cansaço até febre em fim mito ruim e sem uma dieta ou tratamento adequado

MARIA EDELMIRA PATO OLIVEIRA

Eu uso XIGDUO 10/1000 E VIVO CANSADA MAIS O NESINA 25MG, HOJE APOS RESULTADO DE HEMOGLOBINA GLIGADA QUE DEU 9 VEJO O QUANTO O MEDICO ME DEU O REMÉDIO ERRADO.POR ISSO VIVO CANSADA.PRECISO TROCAR DE MEDICO COM URGENCIA;

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. É muito importante realizar esse acompanhamento. Recomendamos que retorne ao médico com os exames em mãos, pois após análise ele poderá alterar as medicações prescritas e se necessário solicitar que refaça os exames. Abraços.

Janice

Descobri que tinha diabetes vai fazer dois anos é horrível não tenho ânimo, tenho muita sonolência parece que ela está sugando todas minhas energias, horrível.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Janice. Sentir cansaço é algo comum para os diabéticos, mas é algo que pode ser contornado com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, além do tratamento medicamentoso, mas é importante que consulte o seu médico para que ele possa prescrevê-los. Estimamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.