Quem tem diabetes pode comer bananas sem problemas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quem tem diabetes pode comer bananas sem problemas?

O diabetes é uma doença metabólica que afeta a produção de insulina e causa o aumento da quantidade de açúcar no sangue, taxa que recebe o nome de índice glicêmico. O objetivo do tratamento do diabetes é o controle da glicose no sangue, que, fora de controle, pode trazer uma série de consequências graves para o organismo. E uma dessas medidas de policiamento é na alimentação.

Consumo de açúcar não é proibido para quem tem diabetes


O diabético deve ter em mente que não é preciso cortar nenhum tipo de comida, mas as refeições devem ser balanceadas e repletas de alimentos saudáveis em quantidades adequadas, sem exagero.

As frutas, por exemplo, como a banana, podem continuar na dieta, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior: “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.

Comer frutas com moderação


A moderação é a chave de tudo. “O diabético deve preferir o consumo de frutas naturais e evitar os sucos concentrados. É recomendado o consumo de até quatro porções de frutas por dia ou conforme as orientações recebidas”, explica o médico. Algumas delas são mais indicadas para pacientes com diabetes, como a maçã, o abacate, o limão e o coco.

De acordo com o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, um abacate tem 3g de carboidratos a cada pedaço de 45g, além de aumentar a taxa do bom colesterol. Um copo de 240ml de água de coco tem 11g de carboidratos, enquanto 15g de limão contêm apenas 1g de carboidrato e 130g de maçã, apenas 20g.

Dr. Luiz Carlos Pereira Junior é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e atende em Blumenau (SC). CRM-SC: 13908 – www.facebook.com/endocrinologistaluizcarlos

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diabetes
insulina

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quem tem diabetes pode comer bananas sem problemas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.