Quais são os riscos associados ao portador de diabetes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os riscos associados ao portador de diabetes?

A deficiência na produção de insulina, conhecida como diabetes, atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. O número em si é grande, mas o que surpreende nos dados de uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Diabetes é o número de casos não diagnosticados: seis milhões de pessoas, em 2015, eram diabéticas, mas não sabiam.

As informações servem como um alerta vermelho para a população brasileira, que ocupa a quarta posição na lista de países com maior número de casos. O diabetes requer atenção, especialmente, pelas consequências que pode trazer a uma pessoa que não toma os devidos cuidados, como afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli: “O risco de complicações pelo diabetes está intimamente associado ao controle da doença. Pacientes que o mantém controlado apresentam um menor risco de desenvolvê-las”, alerta.

Os pés são alvos fáceis do diabetes

Os pés e outras extremidades do corpo são alguns dos pontos mais frágeis do corpo de um diabético. Além de danos nos nervos, a doença faz com que as paredes dos vasos sanguíneos se alterem, ficando espessas e comprometendo a sensibilidade nos membros.

Médicos costumam recomendar que pacientes com diabetes não entrem em saunas ou em piscinas com águas muito quentes. O doente não é capaz de perceber machucados e queimaduras causados pela temperatura, está mais exposto a fungos e bactérias, pode sofrer com a desidratação, queda da pressão arterial e queda brusca dos níveis de glicose no sangue.

A falta de circulação sanguínea nos pés gera ainda outros problemas. “Um em cada quatro portadores de diabetes poderá desenvolver uma úlcera no pé. Parte desses pacientes sofrerá ainda uma amputação pelas consequências do diabetes, que envolvem alterações nos nervos e no sistema circulatório, que se instalam progressivamente”, alerta a endocrinologista.

O diabetes pode levar à perda da visão

A visão também é fortemente debilitada pela queda na produção de insulina. A doença é a principal causa de lesões na retina que, quando são causadas pelo diabetes, recebem o nome de retinopatia diabética. Esta parte do olho é irrigada por pequenos vasos sanguíneos, que se enfraquecem e podem romper durante um pico de pressão alta. Com a falta de cuidados, essas situações podem se multiplicar e levar à cegueira.

O diabetes exige ainda cuidados especiais com a saúde bucal. Ele aumenta o risco do desenvolvimento de periodontite, doença que causa a inflamação e infecção das gengivas, enfraquecendo o suporte que mantém os dentes presos. Há também uma maior incidência de cáries, halitose, candidíase oral e de alteração do paladar.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista, formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os riscos associados ao portador de diabetes?"

Alessandra

Eu fiquei diabética durante a gravidez e depois do parto ela continuou e faço tratamento com metiformina

Cuidados Pela Vida

Oi Alessandra, é importante continuar seguindo com as orientações e tratamento prescritos pelo médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.