Quais são os primeiros sintomas do diabetes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os primeiros sintomas do diabetes?

A baixa quantidade de insulina produzida ou a dificuldade de ação deste hormônio provoca uma doença muito conhecida em todo o mundo: o diabetes. A doença interfere nas atividades celulares e dos órgãos, porque a insulina é o hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose adquiridas por meio da alimentação e transformá-las em energia. A doença é muito conhecida, mas existem sintomas que ajudam a indicar que é hora de procurar um médico?

Os sintomas aparecem com a doença já avançada

Para descobrir se está ou não com diabetes, é importante realizar um exame de sangue a fim de verificar os níveis de glicose no organismo, já que a doença só costuma demonstrar sintomas quando já está avançada. No entanto, os pacientes podem apresentar alguns sintomas. “Devemos estar atentos às queixas clássicas da doença, como poliúria (urinar muito), polidipsia (ter muita sede), polifagia (ter muita fome), emagrecimento e visão turva”, explica a endocrinologista Mariana Guerra.

É possível reverter a doença

Segundo a médica, alguns casos de diabetes podem ser revertidos, caso sejam tratados adequadamente ainda no começo. “O principal fator de risco para o diabetes é a obesidade. Num estágio inicial, com melhora da alimentação, atividade física e perda de peso, existe a possibilidade de normalização da glicemia e até reversão da doença”, explica Mariana.

Se houver suspeitas, o mais indicado é realizar uma consulta com um profissional da área para confirmar ou não a doença. Uma vez confirmada, é hora de seguir a prescrição médica com os cuidados para tratar o problema e evitar possíveis complicações decorrentes do descontrole do diabetes. Além disso, mudanças no estilo de vida são de fundamental importância para a saúde do corpo.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Quais são os primeiros sintomas do diabetes?"

Viviane

Bebo muita água inclusive a noite acordo com sede e faço muito xixi não como muito mas não perco peso tenho 163 e peso 98 k será que sou diabética?

Jacira

Pra que serve a metformina??Que remédio baixa a glicose?

Sandra Bellas

Qtos biscoitos cream cracker posso comer por dia? Eu tenho diabetes 2Eles me disfarçam a fome

Cuidados Pela Vida

Oi Viviane, realize uma consulta com o endocrinologista, assim ele poderá solicitar os exames necessários e fará as orientações necessárias para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Jacira, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Ao realizar uma consulta com o endocrinologista, ele poderá indicar o medicamento ideal para o seu caso. Abraços.

Daira Grotolli

Minha sogra ta com 46 kilos e ta com diabete Porque?

Vera Machado Vieira

Tenho sentido muita coceira nos pés, isso pode signicar diabetes, ou existem outras origens. Não tenho nenhum problemas com micoses e essas coisas e, acho que não tenho alergia a nada.

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, segue o link de uma de nossas matérias que pode te auxiliar com essa dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/diabetes-alimentos-evitados
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o endocrinologista/nutricionista para obter maiores orientações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Daira, não é porque uma pessoa não é obesa que ela não pode ser diabética. O diabetes é uma doença metabólica que atinge pessoas de todas as idades. É necessário que ela siga corretamente o tratamento prescrito pelo médico para manter os índices glicêmicos sob controle. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Vera, na dúvida realize uma consulta com o endocrinologista para que possa realizar exames de sangue; e também com o dermatologista, para verificar se a coceira é devido algum tipo de alergia. Abraços.

Gelciani

Boa noite? Eu descobrir q tenho diabetes, não sentia nada de anormal até o momento que comecei a tomar metformina, sinto muita tontura, enjoos fraquezas e diarreias, por que será?Minha hemoglobina glicada deu normal mais a glicose deu alta.

Cuidados Pela Vida

Oi Gelciani, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate os sintomas, assim ele poderá indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

Paulinho

Tenho esclerose múltipla, no início de 2017 reparei que desmaiava (literalmente) após comer macarrão, procurei um endócrino, fiz o exame e constata alta produção de insulina e hipoglicemia , não melhoraram os sintomas pelo contrário do meio de 2017 em diante pioraram fiz vários exames suspeitaram até de tumor no pâncreas mas graças a Deus não deu nenhuma alteração, bom os sintomas se intensificaram , a hipoglicemia que vinha após a macarronada começou a aparecer com todo e qualquer alimento inclusive folhas , fiz testes por exemplo comi rúcula temperada com limão e fiz o teste rápido na farmácia após 50 minutos e a glicemia abaixa , atualmente não tenho mais vontade de fazer nada, tenho muita sede bebo cerca de 6 a 8 litros de água por dia e a sede persiste , a noite a bexiga está sempre cheia , nunca mais passei uma noite sem levantar para ir urinar , minha visão está turva cansada , a fadiga é intensa , e simplesmente não tenho um diagnóstico que vá além da hipoglicemia, não trato pois não tem nenhum tratamento indicado , em uma das idas ao PS um médico me orientou a chupar uma bala quando notasse a glicemia abaixa, fiz essa besteira , sim melhorou por alguns minutos mas cerca de 15 minutos depois abaixou muito mais. Bom moro em Campinas SP , se puderem me passar algum tipo de orientação ou indicar algum médico que possa ajudar serei grato

Cuidados Pela Vida

Olá Paulinho, não temos como fornecer informação sem conhecer o caso clínico, o ideal é que você agende uma consulta com um médico especialista para que ele possa solicitar exames específicos para entender o que está causando estes sintomas. Melhoras.

Anastácia milagres

Minha glicose fica na faixa de 130 em jejum.Será que posso engravidar?Tenho 38 anos.

Cuidados Pela Vida

Oi Anastácia, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientação adequadas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.