Pré-diabetes: Essa condição já apresenta sintomas? Como detectar?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Daniele Zaninelli
- +A
- -A
O pré-diabetes, como o próprio nome já diz, é uma condição antecede o diabetes e indica que um paciente tem grandes chances de desenvolver a doença. Nesta etapa, ainda é possível impedir o desenvolvimento do diabetes, mas a falta de sintomas torna o diagnóstico mais difícil. A realização de exames de check-up pode indicar mudanças no índice glicêmico e, assim, possibilitar a descoberta do pré-diabetes.
Pré-diabetes é detectado por exames laboratoriais
De acordo com a endocrinologista Daniele Zaninelli, o que diferencia o diabetes do pré-diabetes é o grau de alteração metabólica, que pode ser determinado através da realização de exames laboratoriais: “Como regra geral, uma glicemia de jejum com valores até 99mg/dL é considerada normal. Quando está entre 100 e 125mg/dL, pode ser indicativa de pré-diabetes, e acima de 126mg/dL, de diabetes”.
Há ainda outros exames que podem auxiliar nessa diferenciação, como é o caso da dosagem de hemoglobina glicada. Os valores são de 5,6% para pacientes sem a doença, de 5,7 a 6,4% para pré-diabéticos e acima de 6,5% para diabéticos. Existe também a curva glicêmica, em que o paciente faz uma coleta de sangue em jejum, recebe uma sobrecarga de glicose via oral, e realiza uma nova coleta após duas horas. O resultado permite ao médico dizer se o paciente tem diabetes ou pré-diabetes.
É possível reverter o pré-diabetes?
“O pré-diabetes não é uma ‘sentença’ de que o paciente desenvolverá diabetes. Nesta fase, existem alterações metabólicas que predispõem à doença, porém ainda é possível revertê-las”, afirma Daniele, que cita ainda o peso corporal, o nível de atividade física e a predisposição genética como fatores determinantes do risco de evolução.
Entretanto, a profissional explica que, quanto à genética, não há o que fazer, mas conhecer o histórico familiar pode servir como sinal de alerta. As medidas mais efetivas para a prevenção da evolução do pré-diabetes para o diabetes são a perda de peso, de 5 a 10% do peso corporal, e a prática regular de exercícios físicos, pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana, que podem ser divididos em sessões de 30 minutos cada.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Daniele Zaninelli
Endocrinologia
CRM: 16876 / PR
- 36 comentários para "Pré-diabetes: Essa condição já apresenta sintomas? Como detectar?"
-
Franciele
Pré-diabetes embora desconhecido por muitos é sério.Antes de ser diagnosticada com pré-diabetes passei muito mal. Tinha tonturas, arritmia, mãos e pés suando demais, e o que mais me preocupou e me fez procurar o médico foi os tremores nas mãos (semelhante a crise de ansiedade), além das manchas rochas pelo corpo.Fui ao médico e a principio fui diagnosticada com depressão e ansiedade, fiz os exames, e uma semana depois veio o diagnóstico, glicemia glicada 5.7%.Tomei durante um mês metformina para reverter o quadro. Não é brincadeira isso!Passei muito mal durante esse período. Além do medo da doença progredir.Fiquei estremamente preocupada com essa situação, pois, sou jovem (24 anos) e magra (59k), além de uma alimentação saudavel. Hoje agradeço a Deus por ter descobrido a tempo.Na proxima semana ireir repetir os exames. Estou confiante.Quem está passando por essa situação, mantenha a fé!
-
Patrícia maria
Infelizmente, pra já era tarde , pois descobri que a minha glicose estava alta 154 numa cirurgia, sempre fiz exames sempre baixo, o médico não me falou que meu exame a glicose estava alta , a anestesista, que me falou , fui procurar um médico, e fiz dois tipos de exames a primeira em jejum deu 141 a segunda depois de duas horas deu 241.ou seja já estava diabética, pois sempre me cuidei , pois é difícil família, minha mãe era é os irmãos do meu pai todos são. Infelizmente, só herdamos coisa ruim dinheiro que é bom nada.a minha glicose só abaixa com remédio.
-
Léa Marinho
Em julho de 2017, minha glicose chegou a 162 mg, na Emergência. Naquela hora tomei a decisão de nunca mais comer alimentos que tivesse açúcar refinado e comecei uma dieta. Depois fui à consulta com endócrino e comecei a tomar glifage 1 g. Em 2 meses a glicose desceu pra 85 ou 90. Atualmente, a Hemoglobina glicosilida ainda indica um pouco de pré-diabete, mas os exames de sangue continuam na faixa. Evito carboidratos e consumo produtos integrais. Caminho de vez enquando, mas sei que deveria fazer isso mais regularmente. Tbm tenho pressão alta, mas tomo remédios e evito sal em excesso. Se a gente fechar o bocão, TD dá certo. Abaixa a glicose, a pressão e o peso. Força galera!
-
Francisca rey
Eu passei mal e os medicos me pediram exames e deu diabetes alta ai comecei tratamento com endroquino e nutricionista e medicamentos e controle da glicemia emagreci muinto agora estou com dieta alimentar o medico tirou um medicamento e depois suspendeu o metiformina apos janta e agora tive que parar de tomar as almoço por que minha glicose ta baixa de mas tenho que ficar monitorando. E me alimentar nos horarios certos se nao tenho ipogricemia e horrevel tenho muinto medo de baixar muinto e eu perder a memoria ou vir a morrer nossa e serio de mas deus e nossa maior fortaleza nos da sabedoria para cuidar de nos fe foco e cuidados sempre obidiencia na alimentaçao
-
Nailda Silva Santos
Muito boa matéria a minha glicemia tá 112 é preocupante.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Nailda, esse valor se encaixa dentro dos parâmetros de pré-diabetes. Contudo esse quadro ainda pode ser revertido. Como dito na matéria: “As medidas mais efetivas para a prevenção da evolução do pré-diabetes para o diabetes são a perda de peso, de 5 a 10% do peso corporal, e a prática regular de exercícios físicos, pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana, que podem ser divididos em sessões de 30 minutos cada.” Além disso, é fundamental o acompanhamento médico. Desejamos sucesso no seu tratamento! Até logo.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.