O que é o pré-diabetes? Médico explica a condição!


  • +A
  • -A

Boa parte das pessoas conhece ou pelo menos já ouviu falar do diabetes. Por outro lado, são poucas as conhecem o pré-diabetes, uma etapa anterior à doença crônica. “É uma alteração do metabolismo que pode evoluir para diabetes tipo 2. Acontece quando os níveis de glicemia, a taxa de açúcar no sangue, são mais elevados que o normal, mas não são altos o suficiente para dar o diagnóstico de diabetes“, afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior.

Aumento da fome e da sede estão entre os sintomas do pré-diabetes


O conselho do profissional é que os pacientes fiquem de olho nos
sintomas do pré-diabetes, que são semelhantes aos do diabetes: “Os sintomas incluem aumento da sede, urinar mais, ter mais fome, cansaço e visão turva”. No entanto, é importante lembrar que, algumas vezes, os sintomas podem ficar restritos a situações extremas, como nos casos de hipoglicemia ou hiperglicemia.

Existem alguns fatores de risco para o pré-diabetes e, claro, para o diabetes, que também merecem a atenção dos pacientes. Pessoas com mais de 45 anos, com casos da doença na família, acima do peso e com acúmulo de gordura no abdômen têm chances maiores de desenvolver a doença. O mesmo vale para quem tem pressão alta, baixos níveis de colesterol HDL, triglicerídeos elevados e para mulheres que tiveram diabetes na gravidez.

Ter uma alimentação saudável ajuda e controlar o pré-diabetes


Mas, nem tudo está perdido. Adotar hábitos mais saudáveis contribui para impedir que o pré-diabetes se transforme em um quadro de diabetes. “Sem mudanças nos seus hábitos, existe uma chance grande de que o pré-diabetes evolua em três ou dez anos”, alerta o especialista. Que tal começar começar pela dieta? Prefira uma
alimentação saudável, com vegetais, frutas e grãos integrais, com pouca gordura saturada e rica em fibra.

O endocrinologista recomenda também praticar exercícios: “Incorpore em sua rotina algo entre 30 a 50 minutos de atividade física moderada, como caminhar, dançar ou passear com o cachorro. Faça no mínimo 150 minutos por semana, por exemplo, 30 minutos em cinco dias da semana ou 50 minutos em três dias”. Perder peso também é importante. Valores entre cinco e nove quilos já geram benefícios à saúde.

Dr. Luiz Carlos Pereira Junior é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e atende em Blumenau (SC). CRM-SC: 13908 – www.facebook.com/endocrinologistaluizcarlos

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "O que é o pré-diabetes? Médico explica a condição!"

Mara

Não consigo emagrecer , minhas taxas são altas e só emagreci 3k é não pass o disso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mara, passe em consulta com o endocrinologista, ele poderá te indicar como perder peso de forma saudável. Abraços.

Marcia

Diabetes estou pre diabetica. Apareceu no último exame que fiz em dezembro. Vamos seguir as dicas médicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Isso mesmo Marcia, é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico para que possamos ter uma maior qualidade de vida. Abraços.

rosimar

Sou diabética, tenho uma historia familiar de diabetes e não estou conseguindo controlaro que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosimar, faça um acompanhamento com o endocrinologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.