Perdi a insulina! Como fazer para controlar o diabetes nesta situação?


  • +A
  • -A
Imagem do post Perdi a insulina! Como fazer para controlar o diabetes nesta situação?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem um papel fundamental no processo de transformação da glicose em fonte de energia para o organismo. Essa substância facilita a entrada de glicose nas células e diminui os níveis de açúcar no sangue. O diabetes surge quando existem problemas na produção ou na ação da insulina, aumentando o índice glicêmico.

Beba água até conseguir aplicar a insulina


A aplicação da insulina na corrente sanguínea é feita em todos os pacientes do diabetes tipo 1 e alguns do tipo 2 para impedir a elevação de açúcar no sangue, quadro conhecido como hiperglicemia e que aumenta a sede e a vontade de urinar. Quem precisa do hormônio para controlar o diabetes, mas está momentaneamente impossibilitado de aplicá-lo, deve tomar alguns cuidados.

“É importante ingerir muita água até que você possa aplicar sua insulina. No caso de não ter acesso à insulina, o diabético deve procurar uma unidade básica de saúde para que possa receber a medicação”, alerta o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. Praticar atividades físicas moderadamente e, claro, evitar o consumo de alimentos e bebidas ricos em carboidratos também são atitudes recomendadas.  

Falta de insulina pode levar à cegueira em casos graves


“O paciente que precisa fazer uso da insulina, principalmente do tipo 1, deve seguir uma rotina de aplicações de insulina regularmente. Em caso de falta de aplicações, há risco de complicações agudas muito sérias como a cetoacidose diabética”, afirma o profissional, que diz ainda que esse problema pode levar ao coma diabético. A hiperglicemia crônica também pode causar a retinopatia diabética, que pode provocar a cegueira.  

A situação oposta à hiperglicemia é a hipoglicemia, caracterizada por níveis muito baixos de glicose no sangue. O problema causa tremedeiras, fraqueza, sonolência, desmaios e convulsões. Nestes casos, a aplicação de insulina não é permitida porque pode piorar o quadro, mas o consumo de carboidratos simples, como balas, pães e refrigerantes é capaz de ajudar.

Dr. Luiz Carlos Pereira Junior é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e atende em Blumenau (SC). CRM-SC: 13908 – www.facebook.com/endocrinologistaluizcarlos

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
glicose
insulina
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Perdi a insulina! Como fazer para controlar o diabetes nesta situação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.