Pele muito seca pode ser um sintoma do diabetes?


  • +A
  • -A

Um dos sintomas do diabetes é o ressecamento da pele, o qual está conectado à ausência ou quantidade insatisfatória de insulina, o que implica em níveis menores de glicose nas células e maiores na corrente sanguínea. Nesse contexto, é importante destacar que a insulina cumpre papel essencial na saúde da pele.

 

Sintomas do diabetes na pele

 

“A xerose (ou ressecamento da pele) é uma das alterações de pele mais encontradas em pacientes com diabetes e pode estar presente em até 40% dos pacientes. A pele afetada pode apresentar descamação, rachaduras ou uma textura áspera. Essas alterações cutâneas são mais frequentemente localizadas nos pés”, informa a endocrinologista Daniele Zaninelli.

A pele do paciente com diabetes fica mais vulnerável de um modo geral, até mesmo por conta da imunidade, que tende a baixar devido ao quadro. Dessa forma, podem surgir infecções causadas por bactérias ou fungos, como micose e frieiras. Vale destacar ainda outros sintomas, como perda de sensibilidade da pele, coceira generalizada e sensação de que a pele está sendo espetada.  

 

Complicações na pele em função do diabetes

 

Ainda segundo a especialista, em pacientes com diabetes, a xerose pode estar associada a complicações microvasculares da doença, como retinopatia e neuropatia, por exemplo. “Para evitar complicações como fissuras e infecções secundárias, a xerose pode ser tratada com emolientes. Além disso, é importante manter um bom controle glicêmico”. O tratamento medicamentoso também é fundamental para o controle dos sintomas.

O diabetes também pode ser uma causa de ictiose, situação em que há ressecamento importante e descamação, conferindo à pele um aspecto de escama de peixe. “O desenvolvimento dessas alterações está relacionado com a produção de substâncias conhecidas como AGEs (produtos finais de glicosilação avançada) e alterações microangiopáticas. Emolientes tópicos ou agentes queratolíticos podem ser benéficos nesse ponto”, completa a endocrinologista.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniele Zaninelli

Dra. Daniele Zaninelli

Endocrinologia

CRM: 16876 / PR

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Pele muito seca pode ser um sintoma do diabetes?"

Gilson

Gostei muito do esclarecimentos muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilson, ficamos felizes por sanar suas dúvidas, continue nos acompanhando para receber mais matérias com dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Jovita Sales

Importante o esclarecimento. A pele fica sensível e abre ferimentos com facilidade. Valeu!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jovita. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para mais dicas e informações como essa. Até breve.

Lia Shigaki

Sei que sou uma diabética problemática, acho que não aceito muito esta minha condição….Minha pele ficou horrível, porque qualquer inseto que pica o local fica vermelhão e ainda por cima me coço muito, ferindo ainda mais o local, então varias cicatrizes pelos bracos. O que ficou muito feio eu acho.Teria algum produto especifico pra passar e não coçar mais….Agradeco desde já.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lia. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial, converse com seu endocrinologista para que ele possa orienta-la de forma completa. Até a próxima.

Priscila

Gostei muito Obrigada pelas orientações

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Priscila. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.