Pão francês x integral: Qual é a diferença de calorias para um café da manhã?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Caroline Codonho
- +A
- -A
O café da manhã é uma refeição importante para garantir a energia necessária para começar bem o dia de trabalho ou de estudos, além de ser parte essencial de um estilo de vida mais saudável. Além do cafezinho, um dos alimentos preferidos dos brasileiros e que está presente nessa refeição é o pão francês, mas que vem sendo substituído pelo pão integral por causa da diferença de calorias.
Pão integral é melhor para diabéticos
De acordo com a nutricionista Caroline Codonho, o pão francês é confeccionado apenas com farinha de trigo refinada, ou farinha branca, como é popularmente chamada. Este ingrediente é considerado de elevado índice glicêmico, o que faz com que algumas pessoas com diabetes passem a evitá-lo.
“Já para a confecção do pão integral, utiliza-se um percentual de farinha de trigo integral. O pão integral apresenta menor valor calórico, assim como uma carga glicêmica menor que a do pão francês”, explica a profissional. Pacientes diabéticos e pessoas que desejam emagrecer podem trocar o pão francês pelo integral, mas sem exagerar nas quantidades.
Diferença de calorias entre pão francês e integral não é pequena
A diferença de calorias entre os dois tipos de pães, entretanto, não é muito grande. As 50 gramas de pão francês equivalem a valores entre 140 e 150 calorias, enquanto os mesmos 50 gramas de pão integral, ou duas fatias, correspondem de 125 a 140 calorias. O que faz o pão integral valer a pena é a maior quantidade de fibras, muito importantes para a saúde.
Com o objetivo de emagrecer, algumas pessoas têm retirado os pães da alimentação, atitude que Caroline condena. “Os pães são elaborados com farinhas provenientes de cereais, que são alimentos compostos por nutrientes do complexo B, importantes para nossa saúde”, afirma a nutricionista.
Os carboidratos dos pães ajudam a realizar importantes funções do nosso corpo. A profissional diz que a chave para emagrecer com saúde é o equilíbrio e a moderação, além de escolher carboidratos de boa qualidade.
Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Caroline Codonho
Nutrição
CRM: CRN: 4 13100445 / RJ
- 9 comentários para "Pão francês x integral: Qual é a diferença de calorias para um café da manhã?"
-
Marta Janete Bezerra Machado dos Reis
Sou diabética tipo dois não tomo insolina, gostaria de saber se diabéticos podem comer tapioca ?
-
Jessica
Qual o malefício dos conservantes presentes nos pães integrais comparados com os do pão francês?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Jessica. Os conservantes são aditivos químicos que têm a função de preservar, conferir sabor e cor. O uso desses aditivos é permitido tanto pela FAO quanto pela Anvisa, empresas que estudam e investigam a seguridade dos produtos. Existem pessoas com restrições alimentares e estas precisam, de fato, respeitar e não consumir o alimento. Você poderá conversar com um especialista para verificar quais as quantidades ideais e qual o melhor pão para o consumo no seu caso entre outras orientações para sua dieta. Até logo!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.