O diabetes sob controle ainda oferece riscos para a saúde do paciente?


  • +A
  • -A
Imagem do post O diabetes sob controle ainda oferece riscos para a saúde do paciente?

O diabetes é uma doença metabólica muito conhecida. Ela se caracteriza pela pouca produção de insulina, um hormônio fabricado pelo pâncreas, ou pela resistência que as células podem apresentar à sua ação. O problema faz com que as taxas de glicemia no sangue fiquem altas e necessitem de monitoramento constante. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com mudanças no estilo de vida, monitoramento e medicação. Mesmo assim o diabetes pode oferecer riscos?

Sob controle, mas ainda perigoso

O controle dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para a manutenção da qualidade de vida e boa parte dos riscos associados ao diabetes é amenizado se as metas saudáveis forem seguidas. No entanto, a doença ainda pode oferecer alguns riscos. “Algumas vezes, ainda que o controle seja atingido, o paciente corre o risco de complicações secundárias, como problemas cardíacos, nos olhos e no sistema nervoso”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.

O diabetes com outras doenças

O nível glicêmico é o fator mais importante no paciente diabético, mas a associação de outras doenças requer atenção. “Existe um diagnóstico chamado síndrome metabólica, que junta a alteração na pressão arterial, na glicemia, no peso e no colesterol dos pacientes e que predispõe, e muito, a complicações, como infarto e AVC”, explica Mariana. Deve-se, portanto, buscar o controle sobre todos os fatores de risco.

O tratamento do diabetes deve levar em consideração três aspectos: alimentação, medicação e exercícios físicos. O uso dos remédios prescritos deve seguir à risca as recomendações do médico. A alimentação saudável e a prática de atividade física regular ficam por conta do paciente, que deve ser dedicado a um estilo de vida saudável.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória. CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O diabetes sob controle ainda oferece riscos para a saúde do paciente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.