Quais são os níveis ideais de glicose?


  • +A
  • -A

Apesar das variações dos níveis normais de glicemia, o valor determinado como normal, em jejum, fica em torno de 70 a 99mg/dl. O valor de 100 mg/dL já classifica o paciente com glicemia de jejum alterada, isto é, pré-diabetes. “Atingindo 126mg/dL, estabelece-se o diagnóstico de diabetes”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

 

Níveis ideais de glicose

 

Segundo a especialista, se uma pessoa fizer uma glicemia ao acaso, sem relação com o tempo da última refeição, e apresentar um valor maior ou igual a 200 mg/dL, tendo queixas de sintomas considerados clássicos para a doença (muita sede, fome excessiva, emagrecimento), também receberá o diagnóstico de diabetes.

“O paciente também pode ser avaliado duas horas após ser feita uma sobrecarga com 75g de uma solução de dextrosol, sendo que uma pessoa considerada normal tem o valor até 139 mg/dL. A partir de 200 mg/dL, diagnosticamos diabetes Mellitus. O valor encontrado neste intervalo é denominado intolerante à glicose (pré-diabetes)”.

Os valores definidos como ideais para serem alcançados no tratamento da doença foram definidos por estudo com o objetivo de impedir ou, pelo menos, diminuir o risco do paciente desenvolver complicações secundárias ao diabetes, como retinopatia (lesão nos olhos), lesão nos rins e neuropatia (lesão nos nervos, mais comumente dos membros inferiores).

 

Como manter o nível de glicose controlado para evitar um quadro de diabetes?

 

Para manter o nível de glicose controlado e evitar ou tratar um quadro de diabetes, os pacientes devem se dedicar a ter um bom estilo de vida, com alimentação saudável e balanceada, além de realizar atividade física regular (pelo menos 150 minutos por semana). Além disso, o uso de medicamento específico é crucial para o tratamento de quem já possui a doença instalada.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes
glicose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Quais são os níveis ideais de glicose?"

Clemilton

Boa tarde a pessoa com o nível de 180 Já é um diabético?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Clemilton, o valor determinado como normal, em jejum, fica em torno de 70 a 99mg/dl. O valor de 100 mg/dL já classifica o paciente com glicemia de jejum alterada, isto é, pré-diabetes. Como informa a endocrinologista Mariana Guerra: “Atingindo 126mg/dL, estabelece-se o diagnóstico de diabetes”. Abraços.

José Pedro Nunes Pires

Estou com índice de 115.posso já estar com uma pré diabetes. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José Pedro, o valor determinado como normal, em jejum, fica em torno de 70 a 99mg/dl. O valor de 100 mg/dL já classifica o paciente com glicemia de jejum alterada, isto é, pré-diabetes. Como informa a endocrinologista Mariana Guerra: “Atingindo 126mg/dL, estabelece-se o diagnóstico de diabetes”. Leve o resultado dos exames para o médico que o solicitou, assim ele irá te orientar. Abraços.

Susan

Fiz exame após o almoço e deu 120. Disseram que está dentro da normalidade.Confere?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Susan, de acordo com o Ministério da Saúde, uma glicemia de duas horas pós prandial maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, indica tolerância à glicose diminuída. Não deixe de seguir as orientações do seu médico. Abraços.

brigida maria g da silva

Estou usando insulina toujeo 300ml,aplico atualmente 10 ml e uso tb o medicamento tolrest 100 ml (cloridato de sertralina) para TAG ,minha gicemia baixou bastante,quando está 70,73 ,80,me sinto mal e preciso usar mel ou doce.Estou errando ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Brigida, para evitar que a Hipoglicemia te pegue de surpresa, é sempre importante consultar um médico. Mas se não houver como prevenir, a solução, segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, é tratar emergencialmente a hipoglicemia com carboidratos de rápida absorção, como comprimidos de glicose que podem ser comprados em farmácias, para casos de queda do nível de açúcar. Confira a matéria completa: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/hipoglicemia-como-tratar-episodio-de-queda-de-acucar-no-sangue. Abraços.

Soraia

Olá, fiz hemoglobina glicada e deu 6,3 e a glicemia em jejum deu 85. Estou pré diabética??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Soraia, seu valor de glicemia em jejum está dentro da normalidade. Já os valores de hemoglobina glicada está dentro dos parâmetros de pré-diabéticos. Contudo, ainda não é possível “cravar” se o seu caso é de pré-diabetes ou não. Sugerimos que você consulte um médico endocrinologista para que uma avaliação personalizada seja feita. Abraços.

Maria

E verdade que o.metafórmina da muito suores. Pois tomo tem dia que tenho muito cãlores não é menopausa segundo meu medico

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Temos outra matéria para você em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/8-passos-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-na-menopausa. Abraços.

Maria Aparecida Ribeiro D'angelo

Sou diabética alguns anos…tomo os medicamentos corretamente. E a minha glicemia fica sempre no 130 165 … Será que a dosagem está baixa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, o médico que te prescreveu a receita que pode informar sobre isso, converse com ele, se for necessário ele mudará a receita. Mas existem cuidados que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida, temos uma matéria pra você em https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/dieta-diabetes-alimentos-controlar-doenca. Abraços.

Gerlane

Tenho muito mal está o meu corpo fica tremendo pode ser diabete

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gerlane, é necessário verificar com seu médico, após exames poderá te diagnosticar corretamente, e se necessário prescrever o tratamento mais adequado. Um abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.