Neuropatia diabética: saiba mais sobre essa complicação grave do diabetes


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença preocupante em si, mas ela também pode causar uma série de complicações no organismo, em diversas áreas do corpo, como AVCs, hipertensão, infecções, pé diabético e infarto do miocárdio. Uma das complicações possíveis, mas que não é tão conhecida é a neuropatia diabética.

“A neuropatia diabética é a lesão que a glicose causa aos nervos, principalmente dos membros inferiores, provocada pelo diabetes”, explica a endocrinologista Mariana Guerra. Ela afirma que o problema é mais frequente em pacientes diabéticos, do tipo 1 e do tipo 2, que não tratam a doença de maneira adequada por alguns anos.

O que acontece com os nervos?

A neuropatia diabética pode acometer um ou vários nervos. Eles se tornam incapazes de receber e enviar as informações do cérebro. O paciente geralmente sofre com dormência nos pés e nas mãos, queimação, desequilíbrio, fraqueza muscular, dores de diversas características, pressão baixa e até impotência.

Em casos mais graves, a neuropatia pode provocar até a amputação, como alerta Mariana: “A consequência mais relevante é o número de amputações de membros por neuropatia periférica.” De acordo com a médica, o problema é responsável por mais da metade das amputações que não são provocadas por traumas físicos.

Os cuidados necessários

Para evitar o surgimento da neuropatia, a principal medida é controlar o diabetes, mantendo as taxas glicêmicas dentro das metas estabelecidas para cada paciente. Para quem sente dores, existem medicações que podem ser prescritas por um médico que atenuam sensações que possam incomodar. A endocrinologista ainda diz que o paciente deve ter cuidados especiais com os pés. “O paciente deve usar calçados adequados, evitar o ressecamento da pele, micoses, infecções e cuidar das unhas, diminuindo o risco de amputações”, conclui.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

52 comentários para "Neuropatia diabética: saiba mais sobre essa complicação grave do diabetes"

Marcelo Henrique Martins Teixeira

Boa Tarde.Por gentileza,tenho diabetes tipo 2 e tenho neuropatia diabética grave que afetam-me o solado dos pés e as mãos.Nos pés muitas vezes sinto dormência,fincadas,dores constantes ao caminhar,sudorese,sensação de queimação e muita ardência e as mãos ficam constantemente ressecadas e dão muita gastura e dificuldades pra pegar as coisas por causa dessa sensibilidade terrível.Faço uso de vários medicamentos,sou hipertenso,tenho depressão,obesidade mórbita,sendo meu IMC= 55,tenho 176 kg.Fiz exames , trato periodicamente e estou iniciando processo pelo SUS para fazer a cirurgia bariátrica,já que meu médico disse-me que tenho que fazer ,se não fizer posso sofrer consequências mais graves .Sofro muito com essa doença e peço auxílio para o que eu possa estar fazendo ou tomando que possa amenizar essa neuropatia,fora os medicamentos que já faço uso.Agradeço a colaboração e gostaria de receber contatos sempre.Até mais,obrigado.Marcelo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcelo, pelo que percebemos pelo seu relato você faz acompanhamento com um médico, que preocupa-se com sua saúde e seu bem estar. Orientamos você a verificar com ele, ou com outro profissional endocrinologista, o que mais pode ser feito para amenizar a neuropatia, além dos medicamentos já em uso, pois somente durante uma avaliação presencial é que tais orientações poderão ser feitas. Abraços fraternais.

Mary

Sinto muitas dores pés.aumenta quando faço caminhada glicose deu 174…essas dores pode ser por isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mary, uma das partes do corpo mais atingidas pelas consequências do diabetes é, surpreendentemente, o pé. Quando a doença não está controlada e as taxas de açúcar no sangue estão altas, ela pode atrapalhar a circulação sanguínea e provocar problemas nos membros inferiores. É importante consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis. Abraços.

José Maria Ferreira

Tenho neuropatia diabética…meus pés doem muito… sinto pontadas na sola dos pés… ardência e dormência nos pés…tento controlar a glicemia sempre em torno de 168… gostaria de sujestão de tratamento….

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José Maria, não temos como fornecer informação sem conhecer o caso clínico. O ideal é que você agende uma consulta com um médico especialista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

DORALIZA Buendia

Estou com neuropatia gente é muito sofrimento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Doraliza, como afirma a endocrinologista Dra. Daniele Zaninelli, a melhor forma de prevenir o pé diabético é consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis. Além disso, atitudes, como o controle dos níveis do colesterol e da pressão arterial, a prática regular de exercícios físicos e não fumar também ajudam na prevenção de muitas complicações do diabetes. Abraços.

Maria Fernanda Costa Fernandes

Oi Boa noite como faço pra saber o tipo da minha diabetes?descobri q sou em outubro a í médico me passou os remédios. Perguntei a ele qual o tipo e ela disse tipo 2 sem me pedir um exame pra saber .por favor se puder me ajudar eu agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Fernanda, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/qual-a-diferenca-entre-os-diferentes-tipos-de-diabetes
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/diabetes-sintomas-riscos-tratamento
Na próxima consulta, você poderá esclarecer com o seu médico dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Antônio Carlos de Medeiros

O que é pé diabético,tenho um ferimento no pé direito,tomo antibióticos normalmente sara, após um período volta, sempre faço o teste de glicemia, sempre é entre 110/117 mgdl tomo glifage será que é isso está infecção

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antônio Carlos, segue o link de uma de nossas matérias que pode te auxiliar com esta dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/pe-diabetico-entenda-como-age-essa-complicacao-associada-doenca
Compareça a uma consulta com o seu endocrinologista para que ele possa avaliar seus exames e as feridas que você vêm apresentando.
Abraços.

Carmen lucia

Sou diabética e suspeito que tem neuropatia diabética nos pés .gostaria de saber qual especialista devo procurar pois minha endocrinologista mandou eu ir num neorologista fui e nada foi resolvido .gostaria de ter orientações de médicos e exames .tenho dificuldades no controle tomo insulina e mais dois outros remédios .sua ajuda vai ser importante pra mim

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmen, para evitar o surgimento da neuropatia, a principal medida é controlar o diabetes, mantendo as taxas glicêmicas dentro das metas estabelecidas para cada paciente. O tratamento pode ser acompanhado por um endocrinologista, para que as taxas glicêmicas possam ser controladas; como a doença afeta os nervos, um neurologista também pode auxiliar o paciente com um tratamento específico. Abraços.

Tania maria aguilat

Sou diabética tipo 2. Me alimento com arroz integral, verduras e legumes. Como muita salada. Acontece que não consigo baixar minha glicose que fica entre 136/143… tenho uma unha comMicose que não tem como curar . O que posso fazer. Estou preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania, realize uma consulta com o endocrinologista para que ele possa realizar a manutenção necessária no seu tratamento. Abraços.

Luiz Ramon da Silva

Oi,sou diabético tipo 2, faço acompanhamento com endocrinologista,sou cadastrado no programa cuidados pela vida. Quando fico muito tempo em pé sinto dormência nos dedos e quando caminho sinto muitas dores na sola dos pés. A minha hemoglobina glicada é sempre 5,2; 5,3; 5,5. Porque sinto estes problemas nos pés?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiz, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Wania Borges figueiroa

Sinto muita dor queimor e algumas vezes dormência nos pés sou uma cardiopata diabética tipo 2 o que pode ser isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wania, realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te auxiliar com o um diagnóstico e tratamento. Melhoras.

Maria de Fátima Mota Arcini Ruiz

Sou diabética há mais. 18 anos, sinto muita câimbra, e meus pés ficam torcidos e muita dor mas pernas, meus ferimentos saram rápido, minha pele e meus pés fora essa dor é normal sem ressecamentos,faço regimes, mas confesso q abuso um pouquinho, tomando um copinho de cerveja, mas só um copinho não me faz mal, o q eu gostaria era uma medicação para voltar o meu libido, tenho 60 anos e sou casada ha 30 anos meu marido é mais novo do q eu 15 anos, nunca me cobra nada, mas sinto-me, incomodada, fico 3 4 meses sem ter nada, é muito ruim, mas fazer o q? será q existem alguma medicação para esse problema, q muitos evitam falar.

Telma Scherr

Tenho diabetes tipo 2 controlada entre 90 e 110.Comecei sentir dormência nos 2 pés e de repente perdi a força muscular tendo muita dificuldade de locomoção …Já passe por várias neurologista e que me solicitou ELETRONEUROMIOGRAFIA (FIZ 2) e tbm RESSONÂNCIA MAGNÉTICA pra avaliar problema de coluna…Alguns Raio x tbmAté hj não tenho um diagnóstico conclusivo….

Euzelite Alves

Sou pre diabética há mais ou 12 meses porém minha glucemia tá controlada, mas posso deixar de ser pre diabética ou diabética?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Euzelite,O tratamento para Diabete tem como meta manter suas taxas de açúcar no sangue controladas. No entanto, mesmo depois de chegar a esse objetivo, é preciso continuar seguindo à risca as medidas indicadas por seu médico especialista ao longo de toda a vida.

Damiana Souza Martins

Sinto dormência e dores nos pés.

Cleomar

Meu esposo é diabético. Está com uma tosse seca e não está gripado e engasga de vez em quando .A diabética tem esses sintomas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleomar, não temos como fornecer informação sem conhecer o caso clínico. O ideal é que você agende uma consulta com um médico especialista para que ele avalie. Abraços.

Alda

Gostaria de saber se diabetes tipo 2 e a que toma insulina aplicável,e a diabetes tipo 1 é a que toma xiguidu 10/1000 glifagio?

Elizabete Matos

(21) 999752459

Maria da Conceição

Minha diabete e tipo 1A minha glicose está na faixa de 100Tem dia que chega 86,90,115Tem dia que minhas pernas queimam essa queimação e NEURIPATIA?

Antonia Genilza Dantas dos Santos

Gostaria de saber qual a medicação adequada para esses sintomas dores nos pés, pernas articulações, caimbra, insônia todo sentido td isso e qual o tipo de diabetes que causa todos esses sintomas?

Paulo Menezed

Tenho diabete tipo 2 e também tenho neuropatia nas pernas o remédio é ficat sempre com glicose baixa.

Sonia

Façam tratamento com Dr. Rocha. Consegui milagres com o metodo dele. E para as dores nos pés o indicado é alimentaçao inteligente aliado ao suplemento cloreto de magnesio.

Maria Kawano

OláAchei muito interessante esses comentários e orientações.Sou diabética tipo 2, hipertensa ,tomo 2 comprimidos metforminaEimja glicemia ficava em torno de 120ao que se um mês para cá , apareceram umas rachaduras do lado interno dos meus calcanhares e na sola dos pés , vez ou outra sinto e os desconfortos narrados aqui.Aí decidi mudar a alimentação e depois de uma semana, sem comer arroz, feijão, pão branco , minha glicemia agora varia entre 87 e 98.Pra rachaduras estou usando dois tipos de pomada.Endereço agora em diante todo cuidado é atenção é pouco .

Selma Chagas

Sou diabética tipode 2 de 2 meses pra cá ando sentindo muitas dores nas pernas não estou dormindo direito o que devo fazer?

Oziane Barros

Sinto muitas dores nos pés e pernas.as dores são do joelho pra baixo. Sou diabética

Viviane Cerqueira

Boa noite, gostaria de saber mais sobre essa doença,meu pai é diabético,e as vezes sofre muito com uma sensibilidade nos pés, ele fiz que a sensação é como se a sola dos pés fosse uma esponja,as vezes ele fica dias de cama completamente impossibilitado de pisar…mas nenhum médico deu algum diagnóstico,

Ana Maris

Queria saber se quem ja tem a neuropatia tem como sarar; tenho os pes dormenteds e com dor e algumas cãimbras se eu manter minha glicemia sempre em dia esses sintomas desaparecem???

Leni souza de oliveira

Tenho 69 anos sou diabetica tem uns 40 anos agora é que me apareceu dormencia e queimaçao nos dedos dos pés sempre enxugo bem depois do banho e passo o creme diabetx nao sei mais o que fazer vou mto a médicos me orienta por favor obrigada!

Marislene

Tenho a taxa alta da glicosesou ipertença,ja tive tres internacões de pancreatite nào tenho visicula a mais de trinta anos e dificuldadecom os intestinos tenho diverticolite,e a minha e tipo 2 mas não tomo medicação nenhuma porque me da colite, estou fazendo o uso do kefir diariamente,e desde entào,não tive mais colite mas durmo pouco e qdo acordo estou de luvas !!adomercimento e dor nas màos gostaria de alguma sugestão Doutora desde já obrigada.

Helena

Sou diabética a 15 anos sendo diabetes tipo 2. Ando sofrendo muito com a neuropatia muitas dores nos pés muita dormência fisgadas câimbras agora dos um ultrassom abdominal deu pedra na vesícula fígado gorduroso e custo no rim esquerdo no ultrassom das pernas deu que tenho uma veia varicosa que não esta funcionando bem ando passando muito mal passei pelo oftalmologista estou com algumas veias com sangramento não consegui passar com o médico ainda está marcado só para maio por favor doutora a senhora poderia me ajudar?Faço uso da insulina png rápida para correção tomo tiamina ciclobenzaprina e tilex para dor e clonazepam por favor me ajuda doutora. Agradeço desde ja pela atenção.

Isabel

Meu pai é portador de diabetes tipo 2,sofre muito com neuropotia, cuida muito dos pés passa cremes, Corta as unhas em podólogo, mas realmente é complicado vejo que é o que mais o incomoda, faz uso de metiformina, e alguns outros medicamentos pra atenuar o problema, se alimenta com baixo teor de açúcar ou quase nada,em fim, neuropatia e desagradável e creio que a médio e longo prazo muito grave exige controle constante.

Conceição Aparecida dos Santos Gomes

Gostei bastante de tudo que li sobre Neuropatia Diabética sou Diabética tipo2 tenho 60 anos e 21 anos de diabetes está começando em mim essa neuropatia vou melhorar minha alimentação para que ela não piore mais.

Luiza Helena

Sou diabetica mais de vinte anos , sinto muita queimação nas pernas a endócrino me encaminhiou para o neurologia ele receitou carbamazepina de 200mg no começo foi uma maravilha,agora não faz mais efeito ,as vezes tomo uma de manhã outra a noite .Minha glicose é 109 a 120

Neuza Luiz do Prado

O dermatologista diagnosticou psoriase no calcanhar. Isso tem algo a ver com diabete?

Rita Garbim

Sou diabética já há alguns anos e sou hipersensa…estou fazendo um controle com alimenraçào Low Carb…tenho tido bons redultados…será que esse tipo de alimentação está correta?

Patricianne da Silva Carvalho

Meu avô tem diabetes e está com os seus pés muito enxados o que podemos fazer para melhorar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patricianne, o tratamento do pé diabético é feito de acordo com o tipo de lesão no pé e a sua gravidade e deve ser sempre orientado por um médico. É ideal manter a glicemia controlada, observar os pés diariamente, manter os pés limpos e hidratados, usar sapatos macios, cortar as unhas 2 vezes por mês e não retirar calos. Abraços.

Dalva Salles Pereira

Muito interessante essa matéria , tenho diabetes tipo 2 , tomo XR 500 , em média 90 a 130

ROSAMASTROCINQUEPEREIRA

eu tenho diabete desde 2009 a minha diabete e descontrolada minha medica que vou tamar issulina eu tenho pavor de injecao tada vez qur fasso ezame fico mervoza porisso que ela quer me dar issulina eu nao quero eu vou procurar outro medico

Elsa Canci

Tive uns anos de vida sedentária, minha glicose que sempre era boa foi pra 140, já estou fazendo dieta , exercícios, será que vou ter que tomar remédios?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elsa, ficamos felizes por sua dedicação ao cuidar da saúde! Sabemos da importância de uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos para a vida do ser humano. Quanto a questão dos medicamentos, só será possível descobrir se há necessidade de tratamento com medicações se houver uma consulta presencial, na qual o médico avaliará seu quadro e determinará a melhor alternativa para seu caso. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.