Quais medidas, além da medicação, são fundamentais para que você controle seu quadro de diabetes?

  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, o que é capaz de comprometer a saúde de vários órgãos do corpo. Para manter as taxas de glicose controladas, seu médico pode indicar o uso de medicações orais e a aplicação de insulina. No entanto, existem ainda outras medidas fundamentais para tratar sua doença.

Reduzir consumo de carboidratos é parte do tratamento do diabetes


“Manter uma alimentação equilibrada é parte importante do tratamento do diabetes”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. O ideal é que você, em especial,
reduza o consumo de carboidratos. Além disso, é também importante evitar o excesso de gorduras saturadas e diminuir a ingestão de calorias, no geral.

A redução do peso também é necessária para que você consiga controlar o diabetes. “Cerca de 30% dos pacientes com diabetes tipo 2 apresentam sobrepeso e 62%, obesidade. Esses pacientes podem apresentar melhora do controle glicêmico e diminuição da necessidade de medicamentos após perda modesta (de 5% a 10%) do peso corporal”, diz a médica.

Controlar o peso diminui risco de complicações do diabetes


Manter-se com o peso adequado também tem outra vantagem: junto com a perda da gordura corporal, a medida te ajuda a se prevenir de problemas cardiovasculares, uma das possíveis
complicações do diabetes. Além disso, de acordo com a profissional, para evitar infartos e AVCs, é fundamental ainda abandonar o vício de fumar cigarros.

A prática de exercícios físicos é outro pilar do tratamento do diabetes, auxiliando não apenas no melhor controle da taxa glicêmica, mas também te ajudando a controlar outras condições associadas, como hipertensão arterial, colesterol alto e distúrbios do sono. Para atividades leves, não há necessidade de cuidados especiais, mas para exercícios mais intensos, é preciso passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – Facebook

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniele Zaninelli

Dra. Daniele Zaninelli

Endocrinologia

CRM: 16876 / PR

TAGS
diabetes
insulina

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais medidas, além da medicação, são fundamentais para que você controle seu quadro de diabetes?"

Carlos

Excelente matéria!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Clemilton

Qual a diabete mais perigosa a 1 ou a 2 e porque?Boa tarde

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Clemilton, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/tipo-diabetes-mais-grave
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.