Como agem os medicamentos usados no tratamento do diabetes?


  • +A
  • -A

O tratamento do diabetes é composto por diversos métodos, dentre os quais está incluído o uso de medicamentos. A principal função desses remédios é reduzir os níveis de glicose no seu sangue. Eles são normalmente indicados quando as mudanças para um estilo de vida mais saudável não reduzem suficientemente os índices glicêmicos.  

 

Medicamentos utilizados no tratamento do diabetes

 

“Os pacientes diabéticos têm perfis diferentes, alguns apresentam doenças associadas que os fazem usar medicações variadas, outros levam um estilo de vida com muitas falhas para a saúde. A medicação indicada visa corrigir o problema ocasionado pela doença, de acordo com cada caso e necessidade”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.

Os medicamentos disponíveis para o tratamento do diabetes podem ser administrados por via oral ou injetável. No último caso, o exemplo mais característico é a insulina, hormônio responsável pela regulação e transporte da glicose pelo corpo. Como nos casos de diabetes a produção de insulina pelo organismo é inexistente ou insatisfatória, sua aplicação se torna necessária.  

 

Hábitos de vida saudáveis são essenciais para o tratamento do diabetes

 

O controle da doença na maioria dos casos depende do uso de medicamentos, pois apenas passar a ter hábitos saudáveis não costuma ser suficiente. “Classicamente, o controle do diabetes somente com mudança no estilo de vida falha em 90% dos casos, o que contribuiu para o estabelecimento de terapia medicamentosa em conjunto com essa mudança”, afirma Mariana.

Mesmo assim, você deve adotar um estilo de vida mais saudável, pois isso é fundamental para o sucesso do tratamento contra o diabetes. Destacam-se, nesse processo, a alimentação balanceada, com manutenção de dieta específica, que deve ser estabelecida com acompanhamento médico, e a prática de atividade física regular. “É necessário que haja comprometimento importante do paciente com mudança do estilo de vida, além de uma boa resposta a esta atitude”, completa a endocrinologista.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
hipoglicemia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como agem os medicamentos usados no tratamento do diabetes?"

maristela.santos laranja

gostei muito das imformaçoes, e gostaria de acrescentar que mesmo tomando glibencamida 10mg pela manha e metiformina de 800 dps do almoço estou com minha glicose mais de 200 e com sinais de açucar na urina eu nunca tive isso nos ultimos resultados de urina o que devo tomar de medicamento para que resolva ja que nao pratico nenhum exercicio e abuso da alimentaçao?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maristela, você deve adotar um estilo de vida mais saudável, pois isso é fundamental para o sucesso do tratamento contra o diabetes. Retorne em consulta com o endocrinologista para que ele reavalie o tratamento e te oriente. Abraços.

vanderlei

Cara colega MaristelaJá passei por essa situação, usava essa mesma medicação, mas a minha taxa de glicemia continuava alta, mesmo tendo mudado meus hábitos alimentares e praticando atividades físicas regularmente. Aconselho procurar um bom endócrino para ajustar essa medicação e quanto à alimentação não precisa ser radical e mudar em 100%, mas gradualmente e quanto à atividade física, uma boa caminhada regularmente já irá fazer uma diferença considerável.

Lucia de Fátima Rocha Queiro

Tomo dois tipos de insulina, glifage , Jardiance e DIAMICRON , constantemente estou tendo hipoglicemia .

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.