Hipoglicemia: como tratar emergencialmente um episódio de queda de açúcar no sangue?


  • +A
  • -A

Os diabéticos devem estar sempre atentos a qualquer sinal de queda no nível de açúcar no sangue. Este problema, chamado de hipoglicemia, pode gerar dores e desconforto, além de provocar consequências graves ao organismo em casos mais sérios.

De olho nos sintomas

Fraqueza, formigamentos, tremedeira, suor excessivo, dor de cabeça, desmaios e até convulsões são alguns dos sintomas da hipoglicemia. Essas são as reações do corpo para avisar que o nível de glicose está perigosamente baixo. Isto pode ter sido causado por vários fatores, como jejum, ingestão de álcool e prática exagerada de exercícios físicos.

Para evitar que este problema te pegue de surpresa, é importante sempre se consultar com um médico. Mas, se não houver jeito de prevenir, a solução, segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, é tratar a emergencialmente a hipoglicemia. “Quando o diabético percebe os sintomas de hipoglicemia, deve ingerir carboidratos de absorção rápida, que podem ser encontrados em alimentos como suco de laranja ou leite, por exemplo”, afirma a endocrinologista. Alguns diabéticos carregam consigo comprimidos de glicose, que podem ser comprados em farmácias, para casos de queda do nível de açúcar.

Casos persistentes

Se depois de alguns minutos o problema persistir, e o diabético desmaiar ou entrar em convulsão, serão necessárias medidas mais urgentes. Uma delas é a aplicação do hormônio glucagon na corrente sanguínea, que pode ser feita por acompanhantes. Ele estimula a liberação de glicose pelo fígado e também pode ser adquirido em farmácias com uma prescrição médica.

Durante episódios de hipoglicemia, pessoas com diabetes não podem consumir insulina. “A aplicação de doses excessivas de insulina pode ser uma das causas da hipoglicemia”, alerta Daniele. A presença deste hormônio no corpo só irá piorar o quadro, já que sua função é atuar na redução do nível de glicose no sangue.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista, formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes
hipoglicemia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Hipoglicemia: como tratar emergencialmente um episódio de queda de açúcar no sangue?"

Muito boas as informações da Dra. Daniele . Grato . Aluizio

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aluizio, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Roberto

Excelente a matéria, pois, muitos desconhecem o assunto. Parabéns.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roberto, ficamos felizes que você tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Maria de Lourdes

Tive hipoglicemia quando estava com dengue.Achei muito importante a reportagem, pois não sabia nada sobre o assunto.Obrigada pela informação.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria de Lourdes, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Soeli Ivete chagas

Muito bom orientação, para mim que sou leiga no assunto. Espero que me mande mais orientação. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Soeli, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Marina

Sou diabética. Uso glifage 500MG/2 dia. Gliclazida 60mh/dia. Tenho momentos de formigamento no pescoço,é dolorido e desconfortável. Depressão.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marina, é muito importante seguir a prescrição médica e o tratamento indicado para que se possa amenizar os sintomas das doenças melhorando sua qualidade de vida. Até logo.

Jucélia

Meu esposo tem diabetes,agora fiquei preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jucélia, o bom controle das glicemias é essencial para a prevenção das complicações do diabetes, então ter disciplina é fundamental para que o paciente se mantenha com boa saúde. Conforme informado na matéria para evitar que este problema te pegue de surpresa, é importante sempre se consultar com um médico. Até logo.

Silvia

Minha glicose é baixa posso ser diabética, pois meu pai é

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvia, somente com exames e uma consulta presencial pode-se identificar se você é ou não diabética. A baixa concentração de glicose no sangue pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não. Isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave. Consulte um endocrinologista para que se necessário você inicie o tratamento. Abraços.

PRYCILLA DE PAULA

EU NÃO SOU DIABÉTICA, MAIS EU SEMPRE TENHO HIPERGLICEMIA, FICO SOANDO MUITO E TREME E TONTA, SÓ FICO BOA QUANDO EU COMO ALGUMA COISA TIPO DOCES E BOLACHAS. TEM CURA ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Prycilla, a hiperglicemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue, podendo ser causada pelo excesso de alimentação, falta de exercício ou, para os diabéticos, falta de insulina, podendo evoluir ao longo do curso de um dia ou vários dias. É de suma importância que você busque ajuda médica, o endocrinologista é o especialista que poderá identificar o tratamento mais adequado para você amenizando assim os sintomas. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.