É possível ter crises de hiperglicemia ou hipoglicemia mesmo com o diabetes controlado?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriella Rivelli Ramos
- +A
- -A
O diabetes é uma doença crônica que atinge quase 9% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, e provoca o descontrole das taxas de açúcar no sangue, o chamado índice de glicemia. Seu tratamento tem como objetivo manter a glicemia sob controle e, assim, evitar episódios de hiperglicemia e hipoglicemia para garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes.
No entanto, mesmo com a doença controlada, alguns diabéticos podem passar por crises. “O paciente pode apresentar hiperglicemia, por exemplo, por infecção, estresse emocional ou libação alimentar, que são os excessos na alimentação”, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos. A especialista afirma que, para atingir um bom controle do diabetes, você pode ter, eventualmente, alguns episódios de hipoglicemia.
Hiperglicemia provoca sede intensa, hipoglicemia causa tontura
Para perceber o aumento ou a redução da taxa de açúcar, é preciso conhecer os sintomas de cada situação. “Os sintomas da hiperglicemia são excesso de sede, aumento do volume urinário e, em casos mais graves, pode haver perda de consciência”, explica a profissional.
Já nos casos de hipoglicemia, você pode apresentar sudorese, tremor, tontura e palpitação. Nos quadros mais complicados, o baixo índice glicêmico no sangue pode provocar convulsões, inconsciência e até levar o paciente à morte.
Para se prevenir dos dois casos, é fundamental adotar alguns cuidados que devem fazer parte do tratamento de qualquer pessoa diabética. “É importante manter o horário das medicações, não atrasar as refeições e seguir as orientações da nutricionista em relação à quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas por refeição”, recomenda Gabriella.
Como tratar situações de hipoglicemia e hiperglicemia
Já em situações emergenciais, ao perceber os sintomas iniciais da hipoglicemia, a endocrinologista aconselha ingerir açúcar ou mel e aguardar 15 minutos antes de verificar o índice glicêmico novamente. Nos casos graves, você pode precisar da ajuda de terceiros para esfregar açúcar em sua gengiva, para que ele chegue rapidamente à corrente sanguínea, ou administrar glucagon subcutâneo, um hormônio que atua no sentido oposto da insulina, ou seja, aumenta o nível de glicose no sangue.
Para hiperglicemia, o paciente deve se manter hidratado e administrar insulina de ação rápida ou ultrarrápida. Em alguns casos, é necessário ir ao atendimento médico de emergência. Além disso, é fundamental que você, ao ser diagnosticado com diabetes, deixe os familiares e os amigos informados sobre a doença, para que eles não sejam surpreendidos por uma eventual crise e saibam quais são os primeiros passos do socorro.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriella Rivelli Ramos
Endocrinologia
CRM: 85188-4 / RJ
- 8 comentários para "É possível ter crises de hiperglicemia ou hipoglicemia mesmo com o diabetes controlado?"
-
Marcos Breda
Bom dia. Tenho diabetes tipo 2 e meço todo dia e está bem controlada. Durante o período noturno, diminui e até deixo de consumir carboidratos, consumindo apenas saladas e proteínas e com isso percebi que minha glicose em jejum melhorou bastante, isso procede ???? Também gostaria de umas informações se possível; estão sendo comercializados produtos como os nomes NaturalD e ControlPro; dizem que são produtos naturais e autorizados pela ANVISA, porém não são comercializados em farmácia, gostaria de saber sobre estes produtos ??
-
Rode Araujo
Muito boa a informação. Principalmente para se perceber os sintomas da hiperglicemia.
-
Almir de Marins Azevedo
Bom dia,eu faço o tratamento do diabetes, desde 2013,ano no qual numa consulta com o médico urologista,ele mandou fazer o Isame, completo e a glicose estava,270,mas no maior pico,nunca ultra passou esse 270, hoje faço dieta,me alimento do que posso comprar, porque estou desempregado,seguir a receita da Nitlologa,ficar difícil, hoje eu mantenho a glicose pela manhã de 80-130 e a noite, depois da janta ou seja antes de dormir 110-170,me alimento pela manhã, café e biscoitos creme crack,uso só no café açúcar orgânico, almoço só feijão amassado com abóbora com um pedaço de carne ou frango e salada de tomate e jiló ou alface,uso o adoçante em sucos, já perdi no mês passado 4 kilos,e até o final do ano,chegar ao peso ideal,no caso da minha altura,que é 1.77,a médica falou obesidade grau 3, estou fazendo o que posso,para me manter saudável,embora eu trate do diabetes e depressão e tiróide T4,o que não entendo é que eu tentando controlar o açúcar no sangue,na perna esquerda o tornozelo está inchado e aparece umas bolas de água,istora e vira machucado.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Almir, temos em nosso site uma matéria que pode esclarecer sua dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/pe-diabetico-entenda-como-age-essa-complicacao-associada-doenca
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.