Existem alimentos que podem ajudar a controlar o nível de glicose em pacientes com diabetes?


  • +A
  • -A

Quem sofre com o diabetes precisa tomar um cuidado especial na alimentação para não elevar os níveis de glicose no sangue e ter uma hiperglicemia, por exemplo. Você sabia que existem alimentos que podem ajudar o paciente neste controle?

Os aliados dos diabéticos

O diabetes está muito relacionado com os hábitos alimentares, portanto uma dieta balanceada é essencial para evitar problemas de saúde. Uma recomendação importante nessa hora é a inserção de alimentos ricos em fibras na sua rotina.

Sabendo disso, a nutricionista Mariana Escanho indicou três alimentos que são considerados benéficos para os diabéticos, ou seja, com baixo índice glicêmico:

Maçã

É rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e do mau colesterol

Aveia:

Tem grande quantidade de fibras e ajuda a controlar o nível de glicemia no sangue

Linhaça:

Fonte de magnésio, que controla a glicemia e a liberação da insulina no organismo

Frutas são aliadas

Se consumidas da forma equilibrada, isto é, sem exageros por causa da frutose, as frutas também são bem-vindas nas mesas de quem tem o diabetes. Recomenda-se também comê-las com casca, preferencialmente, e inserí-las em saladas com vegetais folhosos e fibrosos.

Dra. Mariana Escanho é nutricionista, formada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN 412100852.

TAGS
alimentacao
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem alimentos que podem ajudar a controlar o nível de glicose em pacientes com diabetes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.