É possível prevenir o diabetes?


  • +A
  • -A

Cerca de 12 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil. O número é alto e mostra a importância do desenvolvimento e da aplicação de políticas de prevenção da doença, que promovam os benefícios de um estilo de vida saudável e que sejam capazes de abranger pessoas de todas as idades.

A batalha na prevenção do diabetes passa por uma série de fatores, já que o problema é causado tanto por fatores genéticos quanto por causas externas, como o sedentarismo e a obesidade. “A conduta é extremamente variável caso a caso, mas a manutenção de peso corporal adequado, a prática rotineira de atividade física e a alimentação balanceada estão entre as boas práticas”, afirma o endocrinologista André Faria.

Corpo em movimento

A prática de exercícios físicos diariamente ajuda duplamente na prevenção ao diabetes, especialmente para aqueles com casos da doença na família. Além de contribuir para manter um peso corporal adequado, ela ainda ajuda na prevenção contra problemas circulatórios, que tendem a se agravar em diabéticos.

Uma vida mais saudável também passa por dias menos estressantes e cansativos. O estresse pode colaborar para o surgimento da doença em quem já tem potencial para desenvolvê-la. O organismo estressado produz mais adrenalina e cortisona, que aumentam os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Saúde na mesa

A prevenção ao diabetes requer, como etapa fundamental, uma alimentação rica e diversificada, e com o controle do consumo de carboidratos. “Pacientes diabéticos tipo 2 devem limitar a ingestão de carboidrato diária para evitar elevações importantes da taxa de glicose após as refeições. Sugere-se um consumo de carboidratos de boa qualidade, atingindo um total diário de cerca de 130g”, recomenda Faria.

Dr. André Faria é endocrinologista formado pela USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 131486

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível prevenir o diabetes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.