Diabéticos podem consumir bebidas alcoólicas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Diabéticos podem consumir bebidas alcoólicas?

Os médicos costumam ouvir e responder com frequência dúvidas sobre o diabetes e o consumo de bebidas alcoólicas. A doença é resultado da alta taxa de açúcar na corrente sanguínea e a ingestão de álcool pode provocar alterações nesses níveis e trazer consequências nada agradáveis. Afinal, quem é diabético pode consumir bebidas alcóolicas?

Moderação é a chave

A ingestão de álcool não é proibida. Assim como qualquer pessoa, o diabético também pode beber, desde que seja com moderação e com a doença bem controlada. “O consumo moderado de álcool pode fazer parte da vida do diabético. Porém, isso só pode ser liberado após avaliação individualizada”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

Comer antes de beber

A ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser feita nem com o estômago vazio, nem depois de comer muito. Um dos problemas que o álcool pode ocasionar é a redução brusca das taxas de açúcar, chamada de hipoglicemia, especialmente desencadeado pelo consumo de álcool em jejum. Náusea e mal estar são alguns dos sintomas da hipoglicemia que o diabético deve prestar atenção.

Cada caso é um caso

A endocrinologista alerta que diabéticos com certas complicações requerem cuidados especiais no caso de consumo de bebidas alcoólicas. “Pacientes com complicações neurológicas causadas pelo diabetes devem ter mais cuidado, devido ao risco aumentado de lesões, como o pé diabético”, explica a médica.

Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

TAGS
diabetes
alcool

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diabéticos podem consumir bebidas alcoólicas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.