Quem tem diabetes precisa ter um cuidado especial com a gripe?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quem tem diabetes precisa ter um cuidado especial com a gripe?

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo acúmulo de glicose na corrente sanguínea. A quantidade excessiva desse açúcar no sangue é causada pela falta ou pela ineficiência da insulina, o hormônio responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Entre outras consequências, a doença também provoca problemas no sistema imunológico.

Diabetes e gripe: associação que requer cuidados

 

“O paciente diabético tem, a princípio, uma imunidade mais baixa que o não portador da doença e, por isso, o risco de evoluir para quadros complicados é maior”, alerta a endocrinologista Mariana Guerra. Até mesmo um simples resfriado ou gripe demandam cuidados especiais quando em conjunto com o diabetes, especialmente nos idosos.

Nesses casos, é mais comum a possibilidade do estado de saúde piorar e de surgirem complicações em decorrência da gripe, já que a associação entre os dois problemas pode desestabilizar ainda mais as defesas do organismo. O quadro merece atenção redobrada se os níveis de açúcar no sangue não estiverem sob controle.

Gripe em diabéticos pode provocar pneumonia

 

“Podem ocorrer desde quadros de pneumonia até insuficiência respiratória, inclusive com necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e com suporte respiratório de aparelhos”, explica a profissional. A melhor forma de evitar que o enfraquecimento do sistema imunológico cause complicações é manter os índices glicêmicos bem controlados.

Em relação à gripe, especificamente, a vacinação anual ajuda a diminuir o risco de evolução para formas graves de infecção. No ano de 2016, a campanha começou em maio e teve como público-alvo idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas, como o diabetes e outros grupos de risco.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quem tem diabetes precisa ter um cuidado especial com a gripe?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.