De que forma o diabetes pode causar disfunções sexuais em homens?


  • +A
  • -A

O aumento do nível de glicose no sangue é uma doença conhecida como diabetes. Ela é causada pela pouca produção do hormônio insulina ou pela dificuldade que o hormônio tem de atuar no corpo, dependendo do tipo da doença. Os sintomas costumam a aparecer durante episódios em que as taxas de açúcar estão descompensadas ou em casos mais graves.

Complicações do diabetes

O diabetes requer tratamento, especialmente por causa das diversas complicações que podem surgir no corpo. Hipertensão, infecções, cegueira, pé diabético, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) são alguns dos problemas que podem surgir se os índices glicêmicos não forem controlados rigorosamente.

Outro problema que a doença pode causar é a disfunção erétil, comprometendo a vida sexual do paciente. “O diabetes, em longo prazo e, principalmente, se descompensado, leva a lesões nos microvasos sanguíneos, que irão causar uma série de alterações na saúde do paciente”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.

Uma das alterações é o desenvolvimento da neuropatia diabética, que tornam os nervos incapazes de trocar informações com o cérebro, dificultando a ereção no homem. “Trata-se de um problema que contribuirá, entre outras manifestações possíveis, para a impotência, infarto sem dor e mudanças no funcionamento da bexiga”, explica Mariana.

Disfunção erétil e seu tratamento

 


O controle dos níveis de açúcar no sangue reduz tanto a frequência quando o grau da lesão no paciente diabético. O tratamento diminui também a ocorrência de outras complicações. “Entretanto, estando estabelecida a complicação neuropática, ocular ou renal, o tratamento deve ser focado nos sintomas e nas manifestações apresentadas”, ressalta a endocrinologista.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma o diabetes pode causar disfunções sexuais em homens?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.