Diabetes: diálogo franco com seu médico evita problemas no tratamento


  • +A
  • -A
Imagem do post Diabetes: diálogo franco com seu médico evita problemas no tratamento

O tratamento do diabetes exige que você adote hábitos de vida saudáveis e a presença e orientações do médico que te acompanha são fundamentais nesse sentido. Quando você é honesto com o especialista e ouve todas as recomendações que ele tem para passar, as chances de sucesso do tratamento, com diminuição dos riscos da doença, aumentam bastante.

“Acredito que a ‘educação em diabetes’ seja uma arma fundamental no controle da doença. Quanto mais conhecimento o paciente tem sobre diabetes, mais facilmente irá aderir às orientações e concordar com o plano desenhado pelo médico para seu tratamento”, afirma a endocrinologista Mariana Guerra.

Parceria entre você e seu médico é fundamental no tratamento do diabetes


A especialista explica que a orientação do médico sobre os fatores de risco, complicações e tratamentos, além dos esclarecimentos de dúvidas, são essenciais para que você tenha um maior engajamento no tratamento. Outro grande aliado da sua adesão à mudança de estilo de vida, regularidade e comprometimento com as orientações médicas, é a escuta cuidadosa. Portanto, busque sempre prestar bastante atenção no que seu médico te fala.  

“Em resumo, o que qualquer paciente com diabetes precisa para ter um tratamento de sucesso é parceria e dedicação. Uma boa relação médico-paciente aliada ao conhecimento médico científico permite que condutas corretas sejam tomadas pelo médico assistente e que suas orientações sejam seguidas pelo paciente”.

Tratando o diabetes


Além do uso de medicação específica
, o tratamento do diabetes demanda a adoção de uma dieta controlada e a prática de exercícios físicos, pois isso ajuda na redução da taxa de glicose no sangue e do peso em excesso, além de melhorar a circulação sanguínea. Quanto aos alimentos, é essencial comer de 3 em 3 horas, beber bastante água,  evitar todo tipo de açúcar (dando preferência aos adoçantes), gordura saturada e carboidratos simples.   

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diabetes: diálogo franco com seu médico evita problemas no tratamento"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.