O diabetes pode causar impotência sexual nos homens?


  • +A
  • -A
Imagem do post O diabetes pode causar impotência sexual nos homens?

O diabetes pode provocar impotência sexual nos homens. A doença causa no corpo uma série de alterações vasculares e sensitivas que interferem na circulação sanguínea nos vasos da região genital. Com isso, a ereção é prejudicada e, consequentemente, o contato íntimo também.

Diabetes causa lesões em vasos e nervos e prejudica ereção e orgasmo


O aumento de açúcar (glicose) no sangue causa lesão em vasos e nervos. A função sexual masculina depende justamente destes dois sistemas: neural e vascular. O estímulo parte do nosso cérebro ao pênis por meio de uma comunicação neural, ou seja mediada pelos nervos. Uma vez que o estímulo chega ao pênis, os vasos se dilatam aumentando a quantidade de sangue e, assim, o volume do pênis”, explica o cardiologista Andrei Sposito.

O orgasmo também depende da integridade dos nervos situados no pênis, visto que estes levam a sensação ao cérebro que desencadeia o prazer experimentado nessa situação. “Após o orgasmo, o cérebro desliga esse estímulo e o sangue excedente é retirado do pênis, revertendo a ereção. Com as lesões dos vasos e nervos, o diabetes atrapalha a ereção e também o orgasmo”, acrescenta.

Importância do diagnóstico precoce para evitar a impotência sexual


Para evitar que tudo isso ocorra,
a única saída é diagnosticar precocemente o diabetes e começar a tratar de forma completa e rápida. Se o diabetes for bem controlado nada disso acontecerá e a vida sexual não terá nenhuma limitação. “Se tratarmos o diabetes tardiamente, ainda ocorre melhora, mas nem sempre ela é completa. Por isso, atenção ao diagnóstico precoce”, avisa o médico.

Como o diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, cursa sem sintomas, o médico recomenda realizar exames periódicos para que possa haver um diagnóstico precoce. Para prevenir ou tratar a doença, é importante controlar os valores da glicose e da pressão arterial e buscar manter um estilo de vida saudável, com prática de atividade física, alimentação balanceada e manutenção do peso.  

Dr. Andrei Sposito é professor titular da disciplina de cardiologia da Unicamp. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, fez residência em medicina interna e em cardiologia e doutorado em medicina na Faculdade de Medicina da USP, São Paulo. CRM 74765

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
glicose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O diabetes pode causar impotência sexual nos homens?"

Roberto

Sou diabético, foi muito importante a matéria.

Cuidados Pela Vida

Olá Roberto, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Carlos

Muito bom a matéria, gostaria de saber mais sobre remédio para falta ereção ,quais os mares de tomar esse tipo de medicamento, para diabéticos!

Cuidados Pela Vida

Oi Carlos, o seu médico poderá te orientar quanto ao medicamento para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.