De que forma o diabetes fora de controle pode afetar os rins?


  • +A
  • -A
Imagem do post De que forma o diabetes fora de controle pode afetar os rins?

A falta de insulina ou a ineficácia da ação desse hormônio no organismo é conhecida como diabetes. O problema demanda mudanças sérias em hábitos do dia a dia, para evitar que os níveis de glicose no sangue se alterem e, assim, impedir que o diabetes fique fora de controle e cause danos ao organismo, como nos rins.

Rins, olhos e outros órgãos

Alguns órgãos importantes para o funcionamento do corpo podem ser afetados pela doença, como afirma a endocrinologista Mariana Guerra: “Existem alguns locais que são alvos principais do diabetes. Os mais acometidos são os olhos e os rins, além dos membros inferiores”. De acordo com a médica, pacientes diabéticos estão mais suscetíveis a infartos do miocárdio e derrames cerebrais.

A falta de controle dos níveis de açúcar no sangue é capaz de provocar complicações renais, especialmente naqueles com maior tempo de doença descompensada. O diabetes causa uma deterioração nos pequenos vasos sanguíneos dos rins, causando uma perda na capacidade de reter proteínas e outros nutrientes importantes.

Transplante para casos gravíssimos

Caso a doença avance sem controle, os rins podem deixar de exercer suas funções. O paciente terá que entrar na fila de espera para um transplante renal. O órgão poderá vir de um doador vivo, como um amigo ou familiar, ou de um doador morto, desde que seja compatível.

Mariana alerta para a necessidade de cuidar da saúde desde o diagnóstico, para evitar que a doença atinja os rins e outros órgãos do corpo. “Devemos manter os níveis de glicemia dentro das metas adequadas. Assim, conseguiremos diminuir o risco de complicações e fornecer uma boa qualidade de vida aos portadores de Diabetes Mellitus”, aconselha a médica. Alimentação balanceada, exercícios físicos e a redução do consumo de cigarro e bebidas alcoólicas também são importantes aliados nesta luta.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "De que forma o diabetes fora de controle pode afetar os rins?"

LOUVE MARGARETE KAMANSKI HOFMANN

OLÁ, TENHO 44 ANOS E SOU DIABÉTICA A 14 ANOS, OS MEUS RINS ESTÃO COMPROMETIDOS EM 70% SERA QUE A UMA MANEIRA DE REVERTER ESTE CASO.

Cuidados Pela Vida

Olá Louve Margarete, a diabetes sempre causa apreensão, por esse motivo entendemos sua preocupação. Entretanto para qualquer diagnóstico é importante verificar com um profissional médico, que poderá avaliar seu histórico e exames e posicioná-la corretamente sobre a questão levantada. Abraços e sucesso

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.