De que forma o diabetes fora de controle pode afetar os rins?


  • +A
  • -A

A falta de insulina ou a ineficácia da ação desse hormônio no organismo é conhecida como diabetes. O problema demanda mudanças sérias em hábitos do dia a dia, para evitar que os níveis de glicose no sangue se alterem e, assim, impedir que o diabetes fique fora de controle e cause danos ao organismo, como nos rins.

Rins, olhos e outros órgãos

Alguns órgãos importantes para o funcionamento do corpo podem ser afetados pela doença, como afirma a endocrinologista Mariana Guerra: “Existem alguns locais que são alvos principais do diabetes. Os mais acometidos são os olhos e os rins, além dos membros inferiores”. De acordo com a médica, pacientes diabéticos estão mais suscetíveis a infartos do miocárdio e derrames cerebrais.

A falta de controle dos níveis de açúcar no sangue é capaz de provocar complicações renais, especialmente naqueles com maior tempo de doença descompensada. O diabetes causa uma deterioração nos pequenos vasos sanguíneos dos rins, causando uma perda na capacidade de reter proteínas e outros nutrientes importantes.

Transplante para casos gravíssimos

Caso a doença avance sem controle, os rins podem deixar de exercer suas funções. O paciente terá que entrar na fila de espera para um transplante renal. O órgão poderá vir de um doador vivo, como um amigo ou familiar, ou de um doador morto, desde que seja compatível.

Mariana alerta para a necessidade de cuidar da saúde desde o diagnóstico, para evitar que a doença atinja os rins e outros órgãos do corpo. “Devemos manter os níveis de glicemia dentro das metas adequadas. Assim, conseguiremos diminuir o risco de complicações e fornecer uma boa qualidade de vida aos portadores de Diabetes Mellitus”, aconselha a médica. Alimentação balanceada, exercícios físicos e a redução do consumo de cigarro e bebidas alcoólicas também são importantes aliados nesta luta.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "De que forma o diabetes fora de controle pode afetar os rins?"

LOUVE MARGARETE KAMANSKI HOFMANN

OLÁ, TENHO 44 ANOS E SOU DIABÉTICA A 14 ANOS, OS MEUS RINS ESTÃO COMPROMETIDOS EM 70% SERA QUE A UMA MANEIRA DE REVERTER ESTE CASO.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Louve Margarete, a diabetes sempre causa apreensão, por esse motivo entendemos sua preocupação. Entretanto para qualquer diagnóstico é importante verificar com um profissional médico, que poderá avaliar seu histórico e exames e posicioná-la corretamente sobre a questão levantada. Abraços e sucesso

Sônia Barbosa

Maravilhosos esses ensinamentos,irei me cuidar melhor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sônia, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Marcio Leite Amaral

Tenho neuropatia diabética, estou em tratamento tomando os seguintes medicamento:- -Glifage XR 500- 2 após jantar- – THIOCTACID 600 HR- 1 comprimido ao dia em jejum.- Duloxetina 60 mg- 1 comprimido a noite.Tenho feito regularmente atividade física, aeróbica e musculação.- Tenho 62 anos, sou cardiopata( três safena e 1 mamária a 16 anos)- tenho pressão alta- sou bariátrico a 8 anos- faço controle alimentar com nutricionista – já tive 139 kg, hoje tenho 90 kg- minha glicemia está normal, hoje em dia.- sinto dores nas pernas do joelho para baixo e na sola dos pés, apesar de ter diminuído com as medicações.Essa dor nas penas tende a desaparecer 100% com o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcio, é sempre muito importante seguir o tratamento indicado pelo médico para amenizar os sintomas melhorando sua qualidade de vida. Uma alimentação saudável também é imprescindível associada a atividades físicas indicadas pelo seu médico podem ajudar na melhora da saúde. Boa sorte no tratamento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.