Você sabia que o consumo incorreto de isotônicos pode trazer riscos à saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Você sabia que o consumo incorreto de isotônicos pode trazer riscos à saúde?

Praticar atividades físicas exige muito do corpo. No fim de cada atividade, o primeiro pensamento que vem à mente é se hidratar com muito líquido. Entretanto, algumas pessoas têm por costume o consumo de bebidas isotônicas para matar a sede e repor os micronutrientes do organismo. Mas o que talvez muitos não saibam é o mal que estas bebidas podem estar causando à saúde. Conversamos com uma nutricionista para entender exatamente quando o isotônico se torna um risco.

Qual é a função do isotônico?

Os isotônicos possuem, além da água, sais minerais (sódio e potássio) e carboidratos (açúcares) em sua composição. “Os isotônicos são produtos formulados para repor líquido e eletrólitos perdidos durante a atividade física”, comenta a nutricionista Daniele Osório sobre a função da bebida.

Entretanto, a profissional acrescenta dizendo que alguns estudos mais recentes não dão conta de uma melhora significativa da absorção de água com a utilização de bebidas isotônicas. “Não é recomendado para atividades leves e moderadas com duração curta. O grupo que pode se beneficiar com a utilização de isotônicos são os praticantes de atividade física de grande intensidade e longa duração”.

Quando a bebida se torna um risco?

O isotônico, portanto, não oferece riscos aos praticantes de atividade física de curta duração, apenas não surtiria efeito com esse grupo de pessoas. A bebida começa a ser prejudicial quando ingeridas por pessoas dentro de algumas condições específicas. “Por se tratar de uma bebida rica em carboidratos, pode levar ao ganho de peso e não deve ser consumida por diabéticos. Pessoas hipertensas e com doenças renais também não devem consumir por causa da presença de sódio”, orienta. Para se hidratar de forma mais segura, Daniele deixa alternativas. “A água de coco e suco de fruta podem ser utilizados”, finaliza.

Dra. Daniele Osório é nutricionista, graduada pela Uerj e atua no Centro Multidisciplinar Fluminense. CRN 031-00170-4

TAGS
cardiovascular
diabetes
obesidade
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Você sabia que o consumo incorreto de isotônicos pode trazer riscos à saúde?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.