Canela controla o diabetes? Médica esclarece mitos e verdades sobre a doença


  • +A
  • -A
Imagem do post Canela controla o diabetes? Médica esclarece mitos e verdades sobre a doença

Na maior parte dos casos, o diabetes é uma doença silenciosa. Ela somente apresenta sintomas durante episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia ou quando as taxas de açúcar do sangue estão bastante descompensadas, o que compromete a saúde do paciente. Para evitar que isso aconteça, é importante tratar a doença e realizar mudanças no estilo de vida.

O perigo está no exagero

Um importante aliado do tratamento do diabetes é o conhecimento sobre a doença, que permite controlá-la previamente e se prevenir contra complicações. Uma das principais dúvidas sobre o diabetes diz respeito à ingestão de açúcar. A. “O açúcar não está proibido, mas seu consumo deve ser feito com cautela, pois quantidades excessivas podem levar ao rápido aumento dos níveis glicêmicos”, esclarece a endocrinologista Daniele Zaninelli.

O mesmo vale para o consumo de doces. Desde que seja feito de forma equilibrada e dentro de uma alimentação balanceada, eles não aumentam o risco de desenvolver a doença. “O que leva ao diabetes são as alterações metabólicas secundárias ao aumento de peso que os alimentos doces podem provocar”, explica a médica.

Muitos acreditam que a canela produz benefícios ao controle da doença, mas nenhum deles foi comprovado. Segundo Daniele, não há estudos científicos que mostrem um efeito direto e linear do consumo de canela no controle do diabetes. Sobre isso, a profissional faz um alerta: “O uso de terapias alternativas pode tirar o ‘foco’ do tratamento, prejudicando o controle da doença. No caso do diabetes tipo 1, o risco dos tratamentos alternativos é ainda maior.”

Tratamento e prevenção

No tratamento do diabetes, a insulina é muito utilizada pelos pacientes, mas as doses extras do hormônio não são uma necessidade geral. “Todos os pacientes com diabetes tipo 1 precisam de insulina, mas nem todos os pacientes com diabetes tipo 2 serão dependentes de insulina ao longo da evolução da doença”, afirma Daniele.

Já quando o assunto é prevenção, o sobrepeso e a obesidade são importantes fatores que podem levar ao desenvolvimento do diabetes. “O risco aumenta principalmente naqueles que apresentam outros fatores de risco”, diz a especialista. No entanto, é errado pensar que qualquer pessoa acima do peso ou obesa irá se tornar diabética.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFC) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Canela controla o diabetes? Médica esclarece mitos e verdades sobre a doença"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.