Açúcar mascavo: por ser mais natural, ele é mais seguro para diabéticos?


  • +A
  • -A

Natural e saudável. Esta é a imagem que as pessoas têm do açúcar mascavo, retirado diretamente do caldo de cana concentrado. Ele não passa por processos químicos de branqueamento, o que lhe confere um tom dourado ou marrom-escuro. No entanto, por ser mais natural que as versões cristal ou refinado, ele é mais seguro para diabéticos ou não tem nada a ver?

O que há de diferente no açúcar mascavo?


A diferença principal do açúcar mascavo para o refinado é a ausência do processo de refinamento. Por isso, ele é mais saudável e nutritivo, mantendo a quantidade de ferro, cálcio, sais minerais e de vitaminas encontradas na cana de açúcar.

Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho:  “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado. A grande verdade é que apenas a técnica de processamento é diferente e ele não sofre o branqueamento”, explica.

Alerta vermelho


Ele pode ser consumido por pessoas com diabetes, desde que com precauções e em quantidades adequadas. Em termos de calorias e de gramas de carboidratos, ele é tão perigoso quanto os outros. “Para se ter uma ideia, em 100 gramas de açúcar refinado temos 99,5g de carboidrato, enquanto no mascavo a quantidade é de 94,5 gramas”, alerta a nutricionista.

Além disso, ele é absorvido pela corrente sanguínea na mesma velocidade e da mesma maneira que o refinado e o cristal, deixando as taxas de glicose quase no mesmo patamar que os outros tipos de açúcares.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Açúcar mascavo: por ser mais natural, ele é mais seguro para diabéticos?"

Julia Ferreira

Achei que por ser mais natural o açúcar mascavo poderia ser consumido por diabéticos, ainda bem que li a matéria e esclareci minhas dúvidas, obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Julia, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

DIOGO EDUARDO P PENNA

bom comentário. Pergunta: qual dos adoçantes artificiais é o mais aconselhável para uso ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Diogo, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/melhores-tipos-adocantes-diabetes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Adilson Silva

gostei do artigo, pois sou diabético e até então, pensava que açúcar mascavo não fazia mal ao diabético.

Maria Esther

Muito útil a informação sobre o açúcar mascavo! Eu imaginava mesmo que ele não seria liberado para diabéticos, mas de qualquer forma é muito mais saudável que os outros! Eu tb gostaria de saber qual dos adoçantes é o mais indicado!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Esther, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/melhores-tipos-adocantes-diabetes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Eduardo

Acho que não temos escapatória quando assunto é escolher um açúcar que vai de acordo com a diabetes de cada um, eu mesmo faço utilização do mascavo, pois desde que descobri que sou a 6 meses, nunca mais usei o industrial.

Carlos Aguiar

Muito bom saber disso,estava usando o açúcar mascavo ,vou falar com meu médico a respeito!

gesse

vou paça usa o açuca mascavo eu tanbam sou diabético não gosto de adoçante e muito ruim

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.