O transtorno afetivo bipolar tem cura? Quais são os sintomas?


  • +A
  • -A

O transtorno afetivo bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.

“Na verdade, o transtorno bipolar pode ser controlado por com a adoção do tratamento adequado, o que possibilita ao paciente ter uma vida normal. Fazer o acompanhamento psiquiátrico e usar o estabilizador de humor indicado são medidas essenciais”, afirma a psiquiatra Célia Mendes.

Sintomas do transtorno bipolar


O indivíduo com transtorno bipolar
apresenta alterações de humor abruptas, ou seja, de repente. Ele é visto normalmente como uma pessoa instável, que apresenta períodos de humor eufórico e outros períodos de depressão, os quais ficam se alternando. Essa dinâmica pode durar meses. Por isso que os estabilizadores de humor são necessários para o tratamento.

“Algumas pessoas apresentam alterações de humor muito rápidas, que podem acontecer dentro de um mesmo dia. As mudanças também podem ser simultâneas e, neste caso, são denominadas de cicladores rápidos. Normalmente, estão associadas ao uso prévio de antidepressivos. Além disso, em alguns momentos, o paciente pode apresentar humor estável, onde não se percebe nem depressão, nem euforia”, explica Dra. Célia.

Como deve ser o tratamento do transtorno bipolar?


Os estabilizadores de humor são as principais opções para o tratamento medicamentoso do transtorno bipolar, mas não as únicas.
Os antipsicóticos também podem ser prescritos. Além destes tipos de remédios, é essencial que o paciente faça, paralelamente, acompanhamento psicoterápico, para aprender a lidar e controlar melhor os fatores que atuam para ativar os sintomas do transtorno.

Dra. Célia Mendes é psiquiatra e psicoterapeuta, graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 14814

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O transtorno afetivo bipolar tem cura? Quais são os sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.