O transtorno bipolar tem cura? Quais são os sintomas?

  • +A
  • -A

O transtorno bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.

“Na verdade, o transtorno bipolar pode ser controlado com a adoção do tratamento adequado, o que possibilita ao paciente retomar suas atividades diárias. Fazer o acompanhamento psiquiátrico e usar o estabilizador de humor indicado são medidas essenciais”, afirma a psiquiatra Célia Mendes.

Sintomas do transtorno bipolar


O indivíduo com transtorno bipolar
apresenta alterações de humor abruptas, ou seja, de repente. Ele é visto normalmente como uma pessoa instável, que apresenta períodos de humor eufórico e outros períodos de depressão. Essa dinâmica pode durar meses. Por isso que os estabilizadores de humor são necessários para o tratamento.

“Algumas pessoas apresentam alterações de humor muito rápidas, que podem acontecer dentro de um mesmo dia. As mudanças também podem estar associadas ao uso prévio de antidepressivos. Além disso, em alguns momentos, o paciente pode apresentar humor estável, onde não se percebe nem depressão, nem euforia”, explica Dra. Célia.

Como deve ser o tratamento do transtorno bipolar?


Os estabilizadores de humor são as principais opções para o tratamento medicamentoso do transtorno bipolar, mas não as únicas.
Os antipsicóticos também podem ser prescritos. Além destes tipos de remédios, é essencial que o paciente faça, paralelamente, acompanhamento psicoterápico, para aprender a lidar e controlar melhor os fatores que atuam para ativar os sintomas do transtorno.

Dra. Célia Mendes é psiquiatra e psicoterapeuta, graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 14814

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Célia Mendes

Dra. Célia Mendes

Psiquiatria

CRM: 14814 / SC

TAGS
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "O transtorno bipolar tem cura? Quais são os sintomas?"

Lucia Cristina

Estou na fase mania bipolar acordo de madrugada arrumando casa lavando banheiro varrendo rua até amanhecer o dia com muita energia

Lurdes nunes

Estou precisando urgente de ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lurdes. Caso você já tenha o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar e ainda não iniciou o tratamento, é necessário que procure por ajuda médica, o mais indicado nestes casos é o médico psiquiatra, ele poderá te analisar e prescrever medicações que estabilizem o seu humor, além de indicar outros tipos de terapias não medicamentosas para melhorar a sua qualidade de vida. Deixo aqui uma sugestão de leitura que pode lhe ajudar: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/transtorno-bipolar-vida-normal. Estimamos melhoras. Abraços!

Arlinda Pereira da Silva

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.