Testes de autoavaliação funcionam para detectar a depressão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Testes de autoavaliação funcionam para detectar a depressão?

Estamos na era dos testes de internet e virou modinha compartilhar os resultados mais inusitados por aí, mas será que vale a pena levar esse mecanismo de perguntas e respostas para um assunto mais sério como a depressão? O que não faltam são opções online que prometem diagnóstico sobre saúde mental e a psicóloga Mariza Povoas explica o que os profissionais da área acham do assunto.

Os resultados desses testes podem ser perigosos, tanto quando são positivos quanto negativos

A psicóloga Mariza Povoas diz que não dá para confiar em testes de internet, de revista ou qualquer outra autoavaliação que tente dizer se uma pessoa está ou não com depressão. Não se sabe quais fatores foram usados para chegarem ao resultado e um “diagnóstico” errado pode afastar ainda mais a pessoa do tratamento certo. Isso acontece tanto com a pessoa que está deprimida, mas não vai buscar tratamento porque o site diz que não está, quanto com aquela que não tem nada, mas vai começar a se sentir para baixo por ter recebido uma sentença de depressão sem ter.

“A verdade é que até existem alguns testes que podem ajudar no diagnóstico de depressão, mas sua aplicação é de uso restrito dos psicólogos”, diz a profissional, demonstrando que a verdadeira importância desses testes está na interpretação do resultado. Isso porque, até mesmo se o resultado der positivo, ele pode não ser definitivo: “Muitas vezes, apesar do teste ser validado, levamos em conta algum momento de tensão pelo qual o paciente esteja passando e que possa estar prejudicando o resultado”, conta.

Saiba como fazer sua própria autoavaliação

Os testes são um perigo por não se conhecer quem está por trás dos resultados, mas quando a avaliação é feita por você mesmo, é mais fácil saber o que realmente está acontecendo. Você não vai avaliar se está ou não com depressão porque esse é o trabalho do psicólogo, mas pode detectar sinais de que está na hora de consultar um profissional. Confira os sintomas que Mariza Povoas aconselha a ficar de olho:

– Humor deprimido boa parte do tempo
– Falta de prazer ou interesse em quase todas as atividades
– Alterações no sono: insônia ou sono demais quase todos os dias
– Alterações no peso: ganho ou perda de peso em um curto período de tempo
– Alterações no apetite
– Isolamento social
– Exaustão crônica durante o dia
– Dificuldade para pensar, tomar decisões ou se concentrar
– Sentimentos de desvalorização e baixa autoestima
– Alteração psicomotora que inclui agitação, ser incapaz de ficar quieto
– Pensamentos recorrentes sobre morte ou ideias suicidas

*Se quatro ou mais destes sintomas permanecerem por duas ou mais semanas, pode estar na hora de procurar de procurar um psicólogo. Lembrando que o humor deprimido e a falta de prazer nas atividades precisam ser, obrigatoriamente, dois deles.

Mariza Povoas é psicóloga clínica e hospitalar. CRP 05/32657

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Testes de autoavaliação funcionam para detectar a depressão?"

Angela

Tenho certeza que servem. Infelizmente eu tenho todos os itens da pesquisa. Já faço tratamento há mais de 14 anos e não fico boa. Tem sido terrível a minha vida. Obrigada pelo teste.

Cuidados Pela Vida

Oi Angela, não desanime, continue com o acompanhamento médico e o tratamento prescrito. Tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.