Dor, alterações no sono e no peso: Conheça alguns sintomas pouco conhecidos da depressão


  • +A
  • -A

A depressão é mais conhecida por provocar tristeza e fazer com que o indivíduo perca o interesse ou prazer pelas atividades que normalmente gostava de executar. Por mais que sejam os mais conhecidos, esses não são os únicos sintomas do quadro. O paciente com depressão também pode desenvolver alterações do sono, dor física e alterações significativas no peso.

 

Sintomas da depressão pouco conhecidos

 

“As alterações de sono (insônia ou hipersonia) e peso (redução ou ganho), além de serem sintomas do quadro depressivo, fazem parte de seus critérios diagnósticos. Ou seja, são necessárias para termos um quadro depressivo. Esses sintomas acabam ficando esquecidos, pois muitas vezes o indivíduo com alteração de sono ou apetite acredita que seus sintomas são decorrentes de outra coisa”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.

No caso da dor, a médica afirma que o sintoma pode fazer parte do quadro clínico da depressão, mas sem ser provocada pela doença. “A dor que se associa à depressão é aquela que surge quando um indivíduo deprimido tem piora de um quadro doloroso já existente. O fato de estar deprimido também pode fazer com que ele acabe percebendo a dor de maneira mais intensa”, explica a psiquiatra.

 

Antidepressivos para sintomas específicos

 

Para controlar todos esses sintomas, é necessário que o paciente se engaje em um tratamento contra a depressão, o qual muitas vezes se baseia no uso de medicações antidepressivas. Há diversos tipos desses remédios disponíveis e alguns atuam melhor em sintomas específicos da doença, então é importante que seu médico avalie os sintomas que mais se destacam para receitar o medicamento mais adequado.  

Na hora de escolher uma medicação, é prudente levar em conta os sintomas apresentados pelo indivíduo e os efeitos adversos provocado pela medicação. Ou seja, caso o indivíduo tenha dor, vale tentar utilizar uma medicação que possa atuar especificamente nesse sintoma. O mesmo vale para o paciente que apresentar insônia ou alterações importantes de peso. E, obviamente, deve-se evitar medicações que possam provocar piora dos sintomas apresentados”, conclui Ana.

 

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
depressao
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Dor, alterações no sono e no peso: Conheça alguns sintomas pouco conhecidos da depressão"

Alessandro

Para uma pessoa que sente falta de ar, irritabilidade com vento, ar condicionado, barulho, ar no ouvido, mal estar na cabeça ao se alimentar e tomar água, qual seria o remédio melhor?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alessandro, uma consulta com um médico pode lhe ajudar a determinar o melhor tratamento para os problemas em questão. Um diagnóstico presencial é mais preciso, e possibilita o médico prescrever medicamentos, se for preciso. Abraços!

Ivanice Matias

Já sou cadastrada e preciso de uma orientação estou tomando medicamento pra deprecao é quero parar de fumar o que devo fazer quando a vontade vier

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ivanice, parar de fumar é um grande passo, parabéns pela iniciativa. Cada pessoa possui um nível diferente de dependência da nicotina, então é necessário conversar com o psiquiatra para ver a melhor forma de lidar quando a vontade aparecer. Temos outra matéria sobre esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/fumar-tabagismo-causa-surtos-ansiedade. Até a próxima.

Maria Francisca Cordeiro de Lima

Estou Ngustuzda e o peso subindo e com dores em todo o corpo. Já faço uso de Rivotril e fluoxetina.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, sempre indicamos seguir a prescrição médica. Uma alimentação equilibrada e atividades físicas ajudam no tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.