Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?

A depressão, classificada como o mal do século, é um distúrbio psiquiátrico frequentemente associado a um estado de tristeza profunda. No entanto, a doença não se resume somente a esse sentimento, mas envolve uma série de outros sintomas físicos e psicológicos, que variam de intensidade de acordo com o caso.

Pacientes depressivos também sentem raiva e aumento do apetite

 

“Além da tristeza, a depressão também pode causar irritabilidade, agressividade, aumento do apetite e dificuldades de concentração”, afirma a psiquiatra Érika de Mendonça Morais. A especialista explica ainda que a tristeza na maior parte dos dias e a perda de prazer ao realizar atividades são sintomas essenciais para o diagnóstico da depressão.

Os casos mais graves requerem muita atenção, já que pacientes com depressão profunda podem apresentar ideias e planos suicidas, além de sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. Nesses casos, é necessário que o depressivo esteja constantemente vigiado para sua segurança e para que haja uma garantia de que ele está seguindo o tratamento.

A insônia é comum em pacientes com depressão

 

Outro problema causado pela doença e que não está associado à tristeza são alterações no sono. “A insônia é um sintoma comum da depressão. Neste caso, o tratamento pode ser feito com antidepressivos com efeito mais sedativo, mas também podem ser necessárias medicações mais específicas para dormir”, explica a especialista.

Em qualquer caso e independentemente dos sintomas apresentados pelos pacientes depressivos, o apoio familiar é sempre imprescindível para o sucesso do tratamento. É preciso que a família saiba que a depressão é uma doença grave e que o indivíduo deve estar sempre cercado de pessoas que incentivem a busca por tratamento e o respeito às medidas prescritas, como medicações e sessões de psicoterapia.

Dra. Érika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

(Foto: Shutterstock)

TAGS
depressao
insonia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?"

Alexandro Oliveira

Me sinto depressivo. E durmo muito pouco.Não tenho uma depressão profunda acredito!Acho que meu problema, Esta ligado a minha baixa alto-estima!

Cuidados Pela Vida

Olá Alexandro,
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo. A depressão atinge os pacientes em graus diferentes; alguns deles são capazes de perceber que há algo de errado com sua saúde mental; no entanto o diagnóstico da depressão é realizado em entrevistas e também por meio de exames médicos que excluem doenças que causam quadros clínicos semelhantes. Orientamos você a realizar uma consulta com o médico especialista, assim você poderá realizar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Andreza Souza

Olá, meu nome é Andreza…. Eu sinto profundamente triste , meu alto estima está em baixa , não consigo dormir e nem sinto fome , sinto vontade de chorar , gritar , bater, fico inquieto, agoniada E nada que faço é prazeroso…..

Cuidados Pela Vida

Andreza, entendo o que passa porque muitas vezes as pessoas que estão a nossa volta não entendem o que sentimos. Te aconselho a procurar ajuda médica. Existem diversos tratamentos que podem te ajudar a melhorar. Abraços

Juliana

Oii meu nome é Juliana me sinto triste ,já são 5:14 da manhã e não consigo dormi , isso tá sendo constante em minha vida .. tô comendo muito e mesmo assim a fome não passa , me encomodo com barulhos ,me sinto inquieta e as vezes tontura .. mals pensamentos o que isso pode ser .. Porq tem um pouco de tudo …

Nelsi

Sinto muita ansiedade,tristeza,insatisfação, falta de apetite,insônia grave,solidão, me tornei antisocial,coração acelerado,angústia, pensamentos negativos ou preocupação exagerada com alguém, devo ter depressão crônica mas ninguém me entende e ninguém quer saber se tenho problema de saúde,a médica me receitou paroxetina,e me dá tremedeira é ñ melhorei em 10dias,preocupada

Ericson

Assim eu terminei meu namoro de sete anos, entrei então em uma fase em que nada faz mais sentido minha vida está em uma profundáveis constante crescente cada vez mais a morte. Não consigo dormir mais a noite, penso em me matar todos os dias já sonhei me matando em que estado estou da doença ?

Cuidados Pela Vida

Olá Ericson. É difícil diagnosticarmos sem uma avaliação mais profunda. Você já fez alguma terapia?

Adilson

Olá meu nome é Adilson, tive apaixonado pela mulher que eu amo, ficamos um ano e um pouco juntos, derrepente ela foi se esfriando comigo,e raramente me fazia uma ligação. até que uns dias eu fiquei sabendo por outras pessoas que ela estava saindo com outro cara.a minha maior frustração foi ela não ter falado pra mim o que estava acontecendo, fiquei sabendo pela boca de outras pessoas.antes de ficar sabendo,fiz muitos planos pra nós cheguei comprar algumas coisas,e hoje quando vejo ela com o atual eu fico muito triste.nao tenho mais vontade de fazer nada, peço a Deus que me faça superar mais está muito difícil.ela é minha vizinha e eu não consigo trocar o caminho.nao estou conseguindo dormir.tem final de semana que eu me tranco em casa para não poder ver ela com o atual. Por favor me ajudem 😢

Cuidados Pela Vida

Oi Adilson, infelizmente é difícil quando alguém que amamos nos decepciona, no entanto é preciso ter força de vontade para seguir em frente e ir em busca do que é melhor para você.

Leandro Rodrigues

Olá. Meu nome é Leandro, tenho sentido alguns sintomas que estou na dúvida se é depressão ou não. Tenho tido insônia ultimamente e para isso estou tomando remédio da minha esposa ( Zolpidem) mas acordo sempre as 4 da manhã, além da irritabilidade e ansiedade em algumas horas do dia, vontade de sair pelo mundo, gritar…

Cuidados Pela Vida

Oi Leandro, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta para que o médico faça um avaliação e indique a conduta adequada para você. Melhoras.

Eliane

Olá no meu caso quem está com depressão e meu marido tem uma forte insônia e crises de irritabilidade fortes vamos começar o tratamento hoje com setralina e fluoxetina ele já usa clonazepam será q terá alguma reação com esse medicamento

Elizeu

Já tentei lutar por anos contra a depressão, mas hoje sei que ela é muito maior e mais forte do que eu. Já desisti dos meus sonhos, me afastei da família e amigos, não tenho mais prazer nas coisas, ando sem esperança, estou perdendo minha fé em Deus, vivo enclausurado em casa só consigo uma boa noite de sono com ajuda de remédios. Cada dia e cada noite tem sido uma luta constante para mim. São 04:33 horas da madrugada e não sei onde está o sono. Costumo dizer que depois de uma noite mal dormida vem um dia mal aproveitado e isso tem sido a minha rotina. Cheguei num ponto em que não há mais volta e começo a achar que já perdi essa batalha…

Maria

Oi eu não sei se depressão mais tenho coração sempre acelerado insônia maus penssamento preocupação costante medo de morrer ficar doente mau esta e outras ciisas

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, marque uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá avaliar os seus sintomas, realizar um diagnóstico e assim prescrever o tratamento ideal para você. Abraços.

Gisele

Boa tarde , meu nome é Gisele já sofri de depressão, pânico, tive em minha primeira gestação e sofri 20 anos direto com isso ..E agora faz 1 ano e 3 meses que estou com uma pedra no canal da uretra e tenho um ardor direto no canal por dentro que não passa com nada, já tomei vários antibióticos, ja usei cremes em fim ja fiz de tudo , gostaria de saber se isso pode ser relacionado a depressão e se tomando antidepressivo pode desaparecer ?

Cuidados Pela Vida

Oi Gisele, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.