O que é a síndrome de borderline? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

A síndrome de borderline, também conhecida como transtorno de personalidade borderline, é uma doença psiquiátrica caracterizada pela instabilidade emocional que provoca sentimentos intensos e que mudam rapidamente. Além disso, os pacientes tendem a ser muito impulsivos e a ter problemas com relacionamentos, com a autoimagem e com o afeto.

Síndrome de borderline causa sentimentos extremos


A síndrome é causada por alguns fatores que agem em conjunto. “Um modelo neurobiológico propõe que o transtorno é o produto de interações da genética e de influências ambientais que afetam o desenvolvimento do cérebro. Assim, 
alguns estresses precoces na vida podem afetar a expressão genética, resultando em traços que se mantêm ao longo da vida”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.

Para ser diagnosticado com a síndrome de borderline, o paciente precisa apresentar pelo menos cinco dos sintomas estabelecidos pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais e citados pelo profissional. “Esforços desesperados para evitar o abandono e padrão de relacionamentos instáveis e intensos, caracterizados pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização” são alguns exemplos.

Automutilação e brigas são comportamentos de pacientes com borderline


Dr. Marcelo lembra ainda dos constantes
comportamentos, gestos e ameaças suicidas ou comportamento automutilante. O transtorno também provoca desde sensação de vazio a um intenso sentimento de raiva, envolvendo brigas físicas, muitas vezes. Há também a impulsividade no consumo, no sexo, na alimentação e no uso de substâncias químicas.

Psicoterapia é essencial para o tratamento


Para tratar a síndrome de borderline, a
realização da psicoterapia é uma medida fundamental, já que permite ao paciente entender seu quadro com mais profundidade e, assim, controlar suas emoções e reações com mais facilidade. “É importante a psicoeducação do paciente e da sua família e as medicações são utilizadas para tratar transtornos comórbidos e aliviar os sintomas”, conclui o psiquiatra.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é a síndrome de borderline? Como é o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.