Dia da Saúde Mental: fazer terapia é indicado para todas as pessoas?


  • +A
  • -A

O estilo de vida e a qualidade das relações entre pessoas são fatores muito importantes para a nossa mente, já que podem transformar simples problemas do dia a dia em transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão. Um cuidado indicado para qualquer indivíduo, a terapia ajuda não apenas a tratar as mais diversas doenças que afetam os pensamentos, mas também a preveni-las e a preservar a saúde mental.

As principais vantagens de fazer terapia


“O propósito de toda terapia é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, mudar a maneira como elas estão pensando e se comportando e como elas estão entendendo o mundo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o processo da terapia não se trata de dar bons conselhos. Isso é papel de amigos e familiares”, afirma a psicóloga Lilian Boarati. Os psicólogos são treinados, capacitados e especializados, por formação, para agir como facilitadores no processo de
mudança da vida das pessoas em relação as suas queixas.

A especialista lembra que o ser humano depende da interação social para saber como se comportar e aprender hábitos, costumes, crenças e princípios e a terapia proporciona esse aprendizado. “Quem faz terapia tem mais autoconhecimento, consegue fazer melhores escolhas, age com mais adequação e assertividade, tem mais habilidades para enfrentar adversidades e resolve seus conflitos e problemas emocionais com mais equilíbrio e rapidez”, explica a profissional.

Terapia melhora relacionamento com amigos e família


Além disso, uma pessoa em terapia não está cuidando apenas de si mesma, mas também das pessoas com as quais se relaciona. “Muitos problemas emocionais e doenças psicológicas são adquiridas como resultado de padrões de relacionamentos afetivos e interpessoais com a família, amigos, cônjuge, colegas de trabalho e de escola”, alerta Lilian.

Ao ajudar a manter a saúde mental em equilíbrio, a terapia faz com que o indivíduo tenha padrões comportamentais mais saudáveis em seus relacionamentos. As pessoas ao seu redor também se beneficiam, já que seu modo de tratá-las irá afetá-las positivamente e ainda servirá de modelo para que elas ajam de maneira semelhante em suas relações sociais.

Ma. Lilian Boarati é psicóloga analista do comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atende em seu consultório em São Paulo. CRP-SP: 64435

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
depressao
esquizofrenia
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dia da Saúde Mental: fazer terapia é indicado para todas as pessoas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.