Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?


  • +A
  • -A

O aparecimento das rugas é algo tão natural quanto o processo de envelhecimento. Não é por acaso que ambos estão intrinsecamente conectados. Portanto, não tem como evitar que as rugas se manifestem na pele do rosto. Mais especificamente, suas causas são a diminuição progressiva de colágeno e a ação muscular repetitiva que ocorre com o passar dos anos.   

Fatores que contribuem para o envelhecimento e aparecimento das rugas


“O envelhecimento é inevitável e as rugas sempre irão aparecer, pois fazem parte do processo biológico de desgaste natural do organismo”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Segundo a especialista, diversos outros fatores também contribuem para o
aparecimento das rugas, como hábitos ruins de saúde adotados ao longo da vida.

O principal fator para as rugas é o emocional: estresse, depressão, ansiedade, ressentimentos e excessos fazem nosso corpo liberar hormônios específicos que contribuem para o stress oxidativo dos órgãos. A pele, fragilizada por esse estresse, responde de maneira não adequada a fatores externos benignos, como o sol e o clima, sem falar nos agentes prejudiciais, como o cigarro, o álcool e alimentação inadequada”.

Como é o tratamento para rugas?


Portanto, o tratamento das rugas se inicia com cuidados com a parte emocional. Adequar o estilo de vida do paciente com alimentação adequada, prática regular de exercício físico e retirar agentes prejudiciais ajudam a melhorar a parte emocional e física, o que ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a intensificação das rugas. “Uma depressão pode envelhecer uma pessoa 10 anos em 6 meses apenas”, destaca Vanessa.

Resolvida esta parte, pode-se, enfim, partir para o tratamento medicamentoso das rugas. Este envolve o uso de cremes específicos com antioxidantes e outros ativos que ajudam a amenizar as rugas. “Além disso, podem ser adotados procedimentos como laser e outras tecnologias, toxinas, preenchimentos, dentre tantos outros”, informa a profissional.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
ansiedade
depressao
pele
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?"

Geisiane

Medicamento muito eficaz

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Geisiane. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.