Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?


  • +A
  • -A

O aparecimento das rugas é algo tão natural quanto o processo de envelhecimento. Não é por acaso que ambos estão intrinsecamente conectados. Portanto, não tem como evitar que as rugas se manifestem na pele do rosto. Mais especificamente, suas causas são a diminuição progressiva de colágeno e a ação muscular repetitiva que ocorre com o passar dos anos.   

Fatores que contribuem para o envelhecimento e aparecimento das rugas


“O envelhecimento é inevitável e as rugas sempre irão aparecer, pois fazem parte do processo biológico de desgaste natural do organismo”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Segundo a especialista, diversos outros fatores também contribuem para o
aparecimento das rugas, como hábitos ruins de saúde adotados ao longo da vida.

O principal fator para as rugas é o emocional: estresse, depressão, ansiedade, ressentimentos e excessos fazem nosso corpo liberar hormônios específicos que contribuem para o stress oxidativo dos órgãos. A pele, fragilizada por esse estresse, responde de maneira não adequada a fatores externos benignos, como o sol e o clima, sem falar nos agentes prejudiciais, como o cigarro, o álcool e alimentação inadequada”.

Como é o tratamento para rugas?


Portanto, o tratamento das rugas se inicia com cuidados com a parte emocional. Adequar o estilo de vida do paciente com alimentação adequada, prática regular de exercício físico e retirar agentes prejudiciais ajudam a melhorar a parte emocional e física, o que ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a intensificação das rugas. “Uma depressão pode envelhecer uma pessoa 10 anos em 6 meses apenas”, destaca Vanessa.

Resolvida esta parte, pode-se, enfim, partir para o tratamento medicamentoso das rugas. Este envolve o uso de cremes específicos com antioxidantes e outros ativos que ajudam a amenizar as rugas. “Além disso, podem ser adotados procedimentos como laser e outras tecnologias, toxinas, preenchimentos, dentre tantos outros”, informa a profissional.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
ansiedade
depressao
pele
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.