Em quanto tempo os remédios para depressão começam a fazer efeito?


  • +A
  • -A

A depressão é uma síndrome que se destaca pelo humor deprimido e atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas há outros sintomas, como falta de motivação, diminuição da energia física e mental e redução da capacidade de sentir prazer e felicidade. Para aliviar os sintomas e conseguir uma solução para o problema, muitos médicos recomendam o uso de medicações, mas não espere resultados de uma hora para outra. São necessários alguns dias para que os remédios para depressão façam efeito no seu corpo.

Remédio para depressão gera melhorias depois de sete dias


“O tempo para a medicação fazer efeito depende do organismo de cada pessoa. Algumas pessoas possuem metabolismo mais rápido e outras respondem mais lentamente. Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

A partir do início do tratamento, a tendência é que seus sintomas melhorem gradativamente, permitindo retomar suas atividades diárias de trabalho e lazer. Os pacientes com risco de suicídio devem ser acompanhados de perto durante esta fase. “Com a melhora do ânimo, porém sem a melhora completa da depressão, podem acontecer tentativas de suicídio, já que antes a pessoa não tinha disposição para planejar o ato”, alerta a especialista.

Hábitos saudáveis melhoram chances de se recuperar da depressão


Em boa parte dos casos, os medicamentos utilizados conseguem acabar com o quadro de depressão. Mas, mesmo que você se sinta bem, é importante continuar seguindo o tratamento proposto pelo médico, já que
é possível sofrer recaídas, especialmente nos casos graves. O tempo de uso da medicação varia de acordo com a gravidade do seu caso e com fatores externos, que serão levados em consideração pelo profissional que te atende.

Além da medicação, outras medidas são importantes para que seu tratamento seja bem-sucedido. “É fundamental que o paciente tenha uma rede de suporte social, com familiares, amigos e colegas de trabalho e, quando possível, introduza ou mantenha hábitos de vida saudável”, recomenda Claudia, citando a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. O acompanhamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, também é parte importante do tratamento da depressão.

Foto: Shutterstock

Dados da OMS: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5385:com-depressao-no-topo-da-lista-de-causas-de-problemas-de-saude-oms-lanca-a-campanha-vamos-conversar&Itemid=839

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Chaves

Dra. Claudia Chaves

Psiquiatria

CRM: 151077 / SP

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "Em quanto tempo os remédios para depressão começam a fazer efeito?"

Luis carlos

Ja tentei suicidio duas vezes tenho depressao cid33.3 e sempre fico pensando em dar fim na vida ja cai numa barroca de moto fiquei 23 dias no hospital que fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carulina e Luis, existem tratamentos eficazes na prevenção e redução do risco de suicídio. Procure auxílio de um profissional médico e conte com o apoio de seus amigos e familiares para vencer. Abraços.

Stefanny Silveira

Olá, eu tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno do Pânico. Estou fazendo agr tratamento, e faz alguns dias que estou tomando escilatopram, e espero ansiosamente, claro, que os efeitos sejam totalmente obtidos logo. Esses problemas que eu tenho estão afetando muito a minha vida acadêmica, social e me fazendo muito mal.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Stefanny, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Maria luiza

Meu esposo está usando espran a 15 dias , porém não houve melhora.É normal demorar a fazer efeito?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria Luiza, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Espran pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Vanessa

Estou tomando exodus meio comprimido de 10mg. Faz 1 mês. Ainda sinto tristeza e n consigo retornar minha vida. É normal…ainda demora para fazer efeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanessa, os pacientes cadastrados no medicamento Exodus possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Exodus. Abraços.

Gessyanne

Olá, estou a uma semana tomando o medicamento desve. Não sinto melhora. Ele é para depressão maior. Será que me sentirei bem algum dia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gessyanne, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Desve pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. É importante que você não interrompa o tratamento e realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Paulo Cândido

Obrigado por nos brindar com seus conhecimentos. Veja bem, tenho AGORAFOBIA, fobia social e pânico. Estou sendo acompanhado por psiquiatra. Estou tomando Desvenlafaxina 0,50mg rivotril 0,50mg. O rivotril é somente no inicio do tratamento para amenizar os efeitos do outro. Assim que estabilizar o quadro pararei. Então, estou suplementando com L-Triptofano, B12, D3, K2, Coenzinaq10, ômega 3 e magnésio dimalato. Estes suplementos com o antidepressivo pode causar algum problema no tratamento? Tenho dúvidas quanto ao L-Triptofano e magnésio pois ajuda na serotonina mas o antidepressivo também. Estarei eu suplementando demais? Na sua visão de médica dê-me uma ajudinha. ObrigadoPs. Pode me mandar por e-mail sua análise e postar aqui no canal. Ok.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo, realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer suas dúvidas a respeito da escolha do seu tratamento e te orientar. Abraços.

Aj

Fui a um novo psiquiatra ele me passou frontal e mandou que eu parasse com o excitalopram de 20 mg e mudasse para o frontal 0.50 mg ja faz 5 dias que tô tomando o remédio mas parece que me sinto pior. So estou sentindo muita sonolência . Como são os efeitos desses 2 remédios?? Funcionam da mesma forma no cérebro? Será que vou sentir melhora daqui alguns dias com frontal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aj, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Frontal pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Sandra de oliveira

Tenho depressão crônica há 25 anos e até hoje não acertei com remédio nenhum.o que devo fazer.estou tomando .Veliga e mais e outros ha 2 meses,e melhorou muito pouco.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, é importante manter o acompanhamento periódico com o médico especialista, assim ele irá acompanhar sua evolução e fazer as alterações necessárias no tratamento. Abraços.

Regina

Posso responder pra todos que tentaram tirar suas dúvidas. É só consultar seu médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, sim, pois somente o médico é o profissional habilitado para avaliar a queixa do paciente e prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Ednelza de Souza Pereira

Eu anciedade quando mim atarca meu pé fica frio.mima da diarréia tenho medo,o remédio que eu tomo e imipramina e floraquitina,será que um dia eu vou ficar boa desse problema?

CUIDADOS PELA VIDA

OLá Ednelza, para que se possa amenizar os sintomas da doença é muito importante que você continue seguindo o tratamento indicado pelo seu médico. De acordo com a matéria a partir do início do tratamento, a tendência é que seus sintomas melhorem gradativamente, permitindo retomar suas atividades diárias de trabalho e lazer. Abraços.

Silmar Pittigliani

A 8 anos atrás tive uma depressão que durou um ano só que não deixei me abater eu vencia cada dia dedicando meu tempo cuidando de mulheres dependente químico e junto com uma terapia excelente que e ler a bíblia e falar com Deus a todo momento que podia, eu entregava a ele minhas aflições.. chorava com ele… Ouvia lourores toda hora…e fui curada…. Não precisei de médicos pra tomar remédio…. Meu remédio foi Jesus…. Nunca mas tive nada…. Quando sinto algo diferente me agarro com ele e tudo fica normal…. Terapia ocupacional e Jesus foi o suficiente pra mim… Desejo que Jesus faça o mesmo com todos vocês que estão passando por aflições ele e a solução creia…. Deus abençoe cada um de vcs. Ficam com Deus ❤️😘

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silmar, a fé é muito importante na vida das pessoas. Porém é de suma importância que pacientes com essa patologia busque ajuda profissional, o psiquiatra poderá identificar o tratamento mais adequado para amenizar os sintomas da doença diminuindo as crises e trazendo de volta a qualidade de vida do paciente. Até breve.

Fernanda

Olá fui diagnosticada com TAG e síndrome do pânico, já tentei várias medicações, mas todas me aumentam demais a ansiedade… Hoje estou com o escitalopram gotas, a psiquiatra pediu para começar tomando uma gota por dia, mas mesmo assim senti a ansiedade bem maior…. Isso é comum?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernanda, somente diante de uma consulta presencial e realização de exames é possível indicar a causa. Converse com seu médico sobre esses sintomas para que ele possa adequar o tratamento amenizando as crises e trazendo grande melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

Cristiane

Eu estou com crises de ansiedade sofro dês de 2009 mas não dei muita importância aí 2010 tive depressão por parto , só que aí fiz o tratamento e fique boa , parei de tomar há 2 anos aí veio uma falta de ar tão forte , que os médicos pedem exames não dá nada nem coração nem pulmão aí falou que e ansiedade aí passou desve e quetiapina será que e bom

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cristiane. Se você foi diagnosticada com ansiedade deve prosseguir e respeitar o tratamento medicamentoso receitado. Não deixe de procurar também formas de tonar seu dia a dia mais leve, procurando melhorar a alimentação e incluindo a prática de exercícios físicos após a avaliação de um profissional. Hábitos saudáveis podem ajudar. temos uma matéria que aborda este assunto nesse link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/pratica-esportes-ansiedade. Abraços!

Cleide

Olá tem uns 25 dias que eu comecei a mim sentir. Muito mal passamentos horrível. Não dormia. Fui ao médico ele passou. Alprazolan e cloridato de paroxetina.. Tô tomando tem 6 dias só que desde de ontem tô tendo crises de novo.. Só queria sabe quanto tempo esse remédio Dora pra fazer afeito?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleide. De acordo com a psiquiatra Luciana Staut, em geral, a resposta terapêutica desses medicamentos aparece após uma ou duas semanas de uso continuado da medicação, se em dose adequada. É crucial que você converse com seu médico sobre a persistência dos sintomas para que ele possa se necessário readequar o tratamento atual. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.