Qualquer pessoa pode sofrer com a depressão?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Giovani Missio
- +A
- -A
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes no mundo, causando apatia, problemas de autoestima e até pensamentos suicidas. Apesar disso, ainda há muita desinformação e preconceito a respeito da doença. É preciso mudar este quadro, já que qualquer pessoa pode sofrer com a depressão e, assim, precisar de ajuda dos familiares e de um profissional especializado.
Depressão pode aparecer em qualquer pessoa e em diferentes épocas da vida
“No Brasil, a depressão afeta 10,4% das pessoas e pode aparecer em qualquer indivíduo e em qualquer época da vida, sendo ligeiramente mais comum em pessoas entre os 18 e 25 anos e do sexo feminino”, afirma o psiquiatra Giovani Missio. Entre os jovens, o suicídio é preocupante: segundo o Ministério da Saúde, é a quarta causa de morte entre os 15 e 29 anos de idade.
De acordo com os estudos mais avançados sobre o tema, a depressão surge como resultado de mudanças na quantidade de neurotransmissores no cérebro e qualquer indivíduo pode, em algum momento da vida, apresentar esse desequilíbrio. Vale destacar, no entanto, que pessoas com predisposição genética estão mais sujeitas a sofrer com a doença.
Histórico familiar facilita desenvolvimento de depressão
Ter familiares que já passaram pela depressão é, inclusive, um dos maiores fatores de risco para a doença. “Os principais fatores de risco são história familiar de depressão, mudanças de vida, trauma e estresse. Outras doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes e câncer, também aumentam o risco para o aparecimento do transtorno. Estas últimas, em especial, nas idades mais avançadas”, diz o especialista.
Além disso, pacientes com outras doenças psiquiátricas, como ansiedade, fobias e abuso de substâncias, também estão mais sujeitos a desenvolver depressão. Esses casos são chamados de comorbidades e precisam de uma atenção especial. O tratamento, por exemplo, deverá abranger o controle dos sintomas dos dois ou mais problemas diagnosticados.
Dr. Giovani Missio é psiquiatra, graduado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 127682
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Giovani Missio
Psiquiatria
CRM: 127682 / SP
- 6 comentários para "Qualquer pessoa pode sofrer com a depressão?"
-
Ticiane
Quando essa doença veio eu tinha 26 anos e foi em 2014 foi horrível pensei em realmente tirar minha propria vida sofri Muito muito mesmo tive medo de sair de casa não consegui trabalhar só sabia chorar e coração acelerado direto …me tratei e fiquei Boa. Depois de 2 anos tive uma recaída ano passado e foi pior do que a primeira coração a mil não parada de acelerar por nada não conseguia dormi .só vinha ânsia de vomito náusea e não conseguia comer … comecei a me tratar de Novo.. Estou bem melhor. Hoje tenho 30 anos me trato com uma psiquiatra. Tome clonazepam e escilex e hoje faz duas semanas que estou sem meu remédio o escilex… Estou com meus pensamentos bem longe da realidade fora de me. náusea vomito não consigo comer que vem como uma sensação que eu comi demais e meu estômago fica inritado. Mais estou levando a vida .tenho muita vontade de só ficar deitada em casa .Mais não posso tenho que trabalhar ficar em casa acho que é pior estou enfrentando … Mais vou ter uma consulta com minha psiquiatra..E eu engordei muito mais de 10kg com o escilex e não quero mais tomar ele pois ele me deixa indisposta não consigo fazer nada e além mais me bloqueou na minha vida sexual não sinto prazer nenhum…queria sua orientação nisso pode me ajudar o que fazer. Agradeço muito
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ticiane, é muito importante que você siga a prescrição médica e continue tomando seu medicamento. Em uma próxima consulta, exponha esses problemas para sua psiquiatra, ela saberá administrar seu problema da melhor forma. Uma dica de ouro é encontrar algum hobbie que te dê prazer, por exemplo, a atividade física. É comprovado cientificamente que caminhadas e corridas pelo menos 3 vezes por semana ajudam a elevar as taxas de endorfina e serotonina no organismo. Estes dois neurotransmissores são importantíssimos no combate à depressão, pois promovem sensações de prazer e bem-estar. Mas essa é só uma dica! Converse com sua psiquiatra a respeito, e ela saberá definir a melhor estratégia para você. Abraços.
-
Dinaldo
A algumas semanas, venho percebendo que sintomas da depressão que estavam estabilizado estão retornando mesmo com o uso normal dos medicamentos!O meu ambiente familiar pode favorecer o reaparecimento dos sintomas ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Dinaldo, a depressão pode ser causada por fatores genéticos ou por fatores ambientais, sendo esse último influências externas diversas, como o ambiente em que se vive. Não há como “cravar” a causa da depressão, o máximo que o médico pode fazer é supor a causa da doença por meio do depoimento do paciente. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.