Quais são os profissionais mais indicados para o tratamento da depressão?


  • +A
  • -A

A depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes na população brasileira e pode impactar gravemente a saúde dos pacientes afetados, causando tristeza, isolamento e podendo até provocar pensamentos suicidas. O primeiro passo para controlar os sintomas da depressão é procurar a ajuda de especialistas. Existem alguns profissionais bastante capacitados e que, por isso, são mais indicados para o tratamento.

Psiquiatra é o mais indicado para diagnosticar e tratar a depressão


“Inicialmente, o mais importante é buscar um médico psiquiatra. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar corretamente se há presença de depressão,
identificar o tipo da doença e se há presença de outros problemas psiquiátricos que podem estar associados, algo determinante para a escolha do tratamento”, afirma o psiquiatra Giovani Missio.

Posteriormente, o psiquiatra também será o profissional responsável por explicar ao paciente como vencer a depressão da melhor maneira. No tratamento com remédios, as medicações mais utilizadas são os antidepressivos, que atuam para normalizar os níveis de noradrenalina, serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados ao surgimento da depressão.

Psicólogos e terapeutas contribuem para o sucesso do tratamento da depressão


O médico psiquiatra também analisa a necessidade de outras intervenções, como psicoterapia, eletroconvulsoterapia e estimulação magnética. Nesses casos, outros especialistas entram em cena: “Em algumas situações específicas, outros profissionais estão envolvidos, como terapeutas ocupacionais e educadores físicos”, conta Giovani. Além disso, um médico do sono pode tratar
distúrbios do sono causados pela depressão.

Outro tipo de especialista que atua no tratamento da doença é o psicólogo. “Psicólogos são importantes para que o paciente tenha uma reabilitação completa do funcionamento psicológico e uma retomada completa da vida social e profissional. Psicólogos também atuam ajudando a lidar com fatores de risco, diminuindo o risco de recaídas“, cita Missio.

Dr. Giovani Missio é psiquiatra, graduado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 127682

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Quais são os profissionais mais indicados para o tratamento da depressão?"

Eliane cerchiari

Excelente artigo. Veio na hora certa pra minha mae!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, que bom que gostou da matéria!! Abraços

Jaque

Muito obrigado

Ricardo Lopes

O medico Neurologista Também pode atuar nessa àrea.

Casturina Rugindo

Estou passando por um momento de ansiedade. E isso tem me tirado o sono.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Casturina
Momentos de ansiedade são mesmo de tirar o sono, da uma lida nessa matéria que separei pra você
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/insonia-ansiedade-tratamento

gilberto

Oi muito bom mesmo.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos felizes que tenha gostado, Gilberto! Continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços.

Dora

Sou muito ansiosa e de 2anos para cá estou sofrendo de refluxo o que ocasiona constantes infeções de garganta com tosse.Será este problema relacionado ao stress .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dora, de acordo com estudos científicos o estresse afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças. Consulte um especialista para que uma avaliação detalhada seja feita. Vou disponibilizar a matéria que explica a relação do estresse com a imunidade do nosso organismo. Espero que lhe ajude. Até a próxima!

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/estresse-pode-enfraquecer-imunidade-do-organismo-entenda

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.