Desânimo constante: não ter vontade de sair pode ser sinal de depressão?


  • +A
  • -A

Um dos sintomas mais característicos da depressão é a falta de vontade de realizar qualquer tipo de atividade, mesmo aquelas que normalmente traziam prazer ao paciente. Portanto, não ter vontade de sair pode ser um sinal do transtorno. Contudo, é preciso que outros sintomas da doença também estejam ocorrendo para que o diagnóstico seja estabelecido.

“Um dos sintomas principais da depressão é a anedonia, ou seja, a perda da capacidade da pessoa de sentir prazer em situações que antes eram prazerosas. Isso inclui sair com amigos ou companheiros, praticar esportes ou outras atividades lúdicas, dentre outras coisas”, aponta o psiquiatra Rafael Hackbart. “Outros sintomas frequentes na depressão são a tristeza e a falta de ânimo, que também podem levar o paciente a ficar mais recluso e com menos interesse em sair e interagir com outras pessoas”.

Sintomas que apontam para o diagnóstico de depressão


Segundo o médico, para que se possa efetuar um diagnóstico de depressão, deve haver outros sintomas associados além da tristeza e/ou da anedonia. Alterações de sono (insônia ou excesso de sonolência diurna), alterações de apetite e peso (para mais ou para menos), dificuldade de concentração, fadiga, inquietude ou alentecimento psicomotor, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada e, em casos mais graves,
pensamentos de morte ou ideação suicida, são alguns exemplos.

“Não é necessário que todos os sintomas estejam presentes, mas caso sejam observados alguns deles em uma pessoa, é aconselhável que ela passe por uma avaliação com um profissional qualificado para que o diagnóstico possa ser efetuado. A importância dessa avaliação está em ver o grau de disfuncionalidade e sofrimento causado por esses sintomas”.

Doenças clínicas e outros transtornos também têm o desânimo constante como sintoma


De acordo com o médico, a avaliação também é importante para fazer o diagnóstico diferencial desses sintomas com doenças clínicas e com outros transtornos mentais que possam se apresentar com sintomatologia semelhante. “Algumas doenças podem gerar quadros clínicos semelhantes à depressão. A anemia e o hipotireoidismo são exemplos de doenças que também têm, dentre os seus sintomas, o desânimo constante”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rafael Hackbart

Dr. Rafael Hackbart

Psiquiatria

CRM: 27746 / PR

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

60 comentários para "Desânimo constante: não ter vontade de sair pode ser sinal de depressão?"

Albertina

Sou professora e tenho esses sintomas é terrível, pois nunca fico alegre ou sinto vontade de sair de casa. Minha vontade é só dormir. Faço tratamento com psiquiatra toma vários medicamentos . Porque tenho pressão alta e tiróide. Sofro muito r me sinto culpada por fazer minha família ficar preocupada comigo. Meu médico é uma bênção em minha vida.Ele tem mta paciência comigo.Dou graças a Deus por te encontrado um médico tão competente. É horrível se sentir assim sem valor algum. Depressa é uma doença horrível.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Albertina, realmente não é fácil, mas você demonstra ter muita força de vontade em seguir o tratamento, continue seguindo-o, estamos torcendo por você. Abraços.

Letícia

Boa tarde também tenho mais não faço nem um tipo de tratamento pois não tenho vontade nem msm de levantar da cama e variar vezes já tentei suicídio choro muito tenho 4 filhos as vezes é difícil até msm de cuida deles me sinto muito fraca

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Letícia, é importante que você procure o auxílio de um médico, assim ele poderá te indicar um tratamento para que você se sinta melhor e possa recuperar sua qualidade de vida. Melhoras.

Fernanda

Eu sempre tive problema de depressão desde que eu era criança sentia falta de ter um pai e mãe presentes eu sempre morei com meus avos depois que eu fiquei adolescente só sentia depressão quando Tava perto da menstruação me atacava uma tristeza depois de adulta eu sinto a tristeza mesmo sem sentir falta dos meus pais mais.Eu estou perdendo a fome estou muito magra estoi fazendo pra vê de não é algum problema no organismo não gosto de tomar remédio por isso não fui atrás de psiquiatra

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernanda, é importante que você busque o auxílio de um profissional especializado. Se você têm essa resistência com relação ao tratamento com o psiquiatra, tente então iniciar um tratamento com o psicólogo. Melhoras.

Vera Lúcia

Eu sinto uma tristeza imensa choro muito tenho pensamentos horríveis .fico com muita ansiedade sinto formigamentos é uma sensação horrível parece que já vou morrer o que posso fazer para voltar a ser feliz?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera Lúcia,é aconselhável que você passe por uma avaliação com um profissional qualificado para que o diagnóstico possa ser efetuado. Estimamos melhoras.

Tatiane

Nossa tenho esses sitomas. Já pensei em suicídio e muito ruim. Não tenho vontade de sair mais. Tenho uma filha to completamente sem paciência com ela ta difícil demais. Queria ter minha vida normal de novo

Flavio altenhofer

Eu tou muito depressivo sinto tristeza pensamentos ruins não tenho vontade de nada só saio na rua quando já esta rua vazia e pior não vou para medico por niguem da minha família me ajuda só tenho Deus ainda quem me protege eu tou vejetando

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flavio, não desanime, muitas pessoas conseguiram se recuperar quando seguiram tratamentos e também quando encontraram atividades estimulantes e prazerosas; tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem, além de procurar uma unidade de saúde próximo de sua residência para o devido acompanhamento médico. Abraços.

Ariana

Eu era mulher mais feliz do mundo parava casa 🏡 mínimo possível eu saia mto tinha amigos era legal simpatia descobri tireoide comecei fica fraca perdi 20 quilos não trabalha mais nem quero olha falar com pessoas vida me canso sofri tanto hj não quero mais viver

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ariana, é importante que você faça um tratamento adequado para o problema que você descobriu, conte também para o médico sobre esses sintomas, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras.

Gilsandra Nascimento

Eu já tinha observado que eu ultimamente tenho ficado muito inclusa, não tenho vontade de sair, não sinto vontade de conversar com as pessoas, nos fins de semana chega a ser pior, pois não abro nem a porta de casa, não coloco minha cara fora pra nada.Essa semana tive uma crise de tristeza profunda por causa de um acontecimento pessoal, pensei até em suicídio, é como se o mundo não tivesse mais interesse pra mim.Ate no trabalho onde sou conhecida como uma pessoa muito alegre, alguns colegas de trabalho perceberam que eu não estava bem esses dias.Tenho quase certeza que estou com começo de depressão.Me ajude!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilsandra, é importante que você procure o auxílio de um médico, assim ele poderá te indicar um tratamento para que você se sinta melhor e possa recuperar sua qualidade de vida. Melhoras.

keila Lema

Ola gente preciso de uma ajuda, estou a três anos sem vontade nenhuma de sair, nemPra trabalhar tenho vontade, engordei 12 kilos e o pior não moro no Brasil aqui os médicos evitam te passar remédios, minha família não acredita que eu tenha depressão, mais eu não sei o que tenho, estou com 45 anos não tenho mais sonhos, não quero sair, não quero mais nada! Por favor me ajudem!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Keila, é importante que você procure o auxílio de um médico, assim ele poderá te indicar um tratamento para que você se sinta melhor e possa recuperar sua qualidade de vida. Melhoras.

Edna

Tenho os piores sintomas da depressão principalmente agressividade.Dificuldade em relacionamentos.

Lucineia

Oi normalmente eu quero só dormir e chorar sinto que ja nao preciso mais estar ,penso em suicídio , coisas horriveis pode me ajudar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucineia, existem tratamentos eficazes na prevenção e redução do risco de suicídio. Procure auxílio de um profissional médico e conte com o apoio de seus amigos e familiares para vencer. Abraços.

Carolina

Onde posso me internar?não to aguentando mais. Sp/sp

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carolina, converse com o seu médico para que ele possa reavaliar o tratamento. Tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem. Melhoras.

Jullie

OláMe chamo Jullie, fui diagnosticada há cinco anos atrás com depressão e distúrbio de ansiedade, desde la comecei o tratamento com medicação e ajuda psicológica. Em 2017 parece que o mundo caiu em cima da minha cabeça. Uma tristeza toma conta de mim, não sinto prazer em fazer mais nada, minha mente não para, só tenho pensamentos suicidas. Minha alma grita pedindo ajuda. NÃO AGUENTO MAIS.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jullie, converse com o seu médico para que ele possa reavaliar o tratamento. Tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem. Melhoras.

Lucas

Eu tenho muita dúvida se eu tenho depressão e autismo. Desde criança eu sempre fui muito calado. Na escola eu tinha medo de chegar nos colegas pra interagir. Minha comunicação sempre foi muito limitada, por que acho desgastante e cansativo conversar, até hoje. Tenho uma autoestima extremamente baixa. Tenho 24 anos e sou muito tímido, até hoje não consegui arrumar emprego por conta disso. Eu queria muito mudar e ser uma pessoa mais comunicativa, mas não consigo. Só saio de casa por obrigação, pq tenho que ir para a faculdade, pois meu desejo é passar o dia trancado e longe das pessoas.

Dirleyvendas@hotmail.com

Oibboa tarde o que e hobbies?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, hobbies são passatempos que a pessoa sente prazer em fazer, como por exemplo, artesanatos, jogos, culinária e etc. Abraços.

Sandra

Ultimamente não ando tendo animo pra nada,só quero ficar na cama ,sei que tenho coisas para fazer mas fico adiando,tenho que fazer muito esforço,faço obrigada,não funciono bem de manhã,fico irritada só de imaginar levantar cedo. Fui diagnosticada com ansiedade .

marcelo

sempre fui uma pessoa distante dês da adolescência cheia de problemas quieto tímido hoje tenho 29 anos me separei a 2 anos minha vida antes da separação sempre foi turbulenta mas agora a ainda pior me sinto mal não saio de casa acabei me mudando de cidade não sinto vontade de fazer nada não tenho amigos de casa pro trabalho e só pensamentos ruins já pensei tantas coisas que não quero relatar aqui mas cada vez ta pior não me trato nada não me vejo falando o que sinto a ninguém não aguento mais isso se foce falar tudo que passo e sinto derreteria as teclas desse computador

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcelo, é importante que você procure o auxílio de um especialista. Abraços.

Anônima do Vale

Trabalhei 7 anos num mesmo lugar e fui transferida injustamente. Depois de 15 fui de novo transferida onde estou há quase 2 anos. Depois disso perdi a vontade de trabalhar pois qdo achava q ia ter uma promoção deram pra outra pessoa. Não sinto vontade de trabalhar, tenho vontade de jogar tudo pro alto mas meu marido ganha pouco e tenho 2 filhos. Não sei o q fazer, não suporto o q faço, não vejo perspectiva, estou há anos sem aumento. Estou muito triste pois sei q tenho emprego e agradeço a Deus mas não consigo ir trabalhar e não sentir uma profunda tristeza.

gustavo

Estou há 7 meses em depressão e não sei mais o que fazer, estou com psicólogo e psiquiatra mas não melhora.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gustavo, tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem, além de continuar com o tratamento com o médico. Abraços.

Meggan

Eu sinto tudo isso,ja penso em suicidio,nao tenho animo nem para me levantar da cama , as vezes de repente começo a chorar . Não faço tratamentos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Meggan, procure o auxílio de um profissional médico. Melhoras.

Julia

Oi, não sei o que está acontecendo comigo, mas faz um tempo que não tenho mais interesse em conversar com ninguém. Antes eu ja falava pouco, e agora eu só falo por obrigação, não tenho mais interesse em conversar. O que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Julia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços

Solange

Sempre fui uma pessoa muito ativa e trabalhadora mas ultimamente não tenho vontade de fazer nada , só de dormir. Não quero mais trabalhar, vou obrigada por mim mesma , não tenho vontade de cuidar da casa , de cozinhar, enfim de nada. Tomo dois remédios para dormir pois tenho insônia é mesmo assim acordo agoniada. Estou muito preocupada comigo mesma porque sinto que está piorando o quadro.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Solange, marque uma consulta com o psiquiatra para que ele possa te auxiliar. Abraços.

Cris

Há uns dois meses estou me sentindo muito mal, já fiz tratamento para depressão, será q estou novamente em crise? Não aguento mais…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cris, o ideal é você retornar em consulta com o médico que te acompanhou para que ele possa avaliar seus sintomas e assim te oriente. Abraços.

Anne

Somos aposentados… eu e meu marido! Fico preocupada por querer só ficar em casa! Já estou há 18 sem sair de casa! Mas me sinto ótima! Faço almoço, janta…sempre uma coisa diferente para o café da tarde para mim e meu marido…com muito prazer… , cuido da casa. Jogo carta com meu marido….cuido das minhas plantinhas. A tarde vejo filmes, que adoro, vejo programas de TV. Interajo muito com meus filhos e netos , que moram fora do Brasil e com amigos e familiares, pela internet! Me sinto bem! Só não gosto mais de sair, caminhar na beira da praia, pegar um sol, que antes, há uns dois anos atrás gostava de fazer! Quem sai para ir ao mercado, ultimamente eh meu marido. Antes era sempre eu! Sozinha ou íamos juntos! Mas não me sinto doente,nem triste! Adoro minha casa! Só perdi o interesse de sair… será normal?

Fabiana

Não tenho mais vantade de fazer mais nada tudo mi deixa triste tenho medo de dormir so a todo momento penso que vai entrar alguém em minha casa e sinto uma tristeza que não tem fimais isso é depressão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabiana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Maria

Me. Sinto sozinha ,não tenho vontade de sair de casa ,sou casada a. 32 anos , sinto muito for frimialgia,3 ernia de disco dor tudo to cansada me ajude ,tava aposentadoria por invadem,eles me liberou e agora como eu fazer compras meus remédios bnoa gosto de barulho,ficar quita no escuro obrigada

KARINE

Antes eu era feliz morava com a minha mãe irmãos estudava até o terceiro médio… aí depois que cursei faculdade e me casei as coisas estavam tudo bem… mas depois que fui diagnosticada não vou puder ter filhos 😣😣… então 2018 meu último ano de faculdade estou ficando sem vontades de sair passear… afastei da família amigos fico só em casa e estudo mas não tenhooooo mais vontade de sair gosto muito de cuida da minha casa e fica ao lado dos meus piazinhos 2 pinscher Não sei se estou com depressão Já fui uma vez no psicólo nada melhorou

Michelle Rocha

Meu nome é Michelle e nunca tive muita sorte com homem a começar os via como piores seres. Fui abusada na infância , casamento frustrado e nasceu um filho especial com duas síndromes raras. Fazia esporte e era mais ativa e passeava muito. Desde q casei engordei quase 40 kilos e tenho horror sair de casa ja me estresso antes de sair. Choro e não tenho ânimo as vezes pra fazer as tarefas da casa. Não sei o que tenho direito pois passam muitas informações ao mesmo tempo na minha cabeça mas atitude nenhuma tenho coragem de tomar. Só vivo pelo filho mesmo pois não tenho alegria nenhuma nessa vida mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Michelle, é importante que você procure o auxílio de um especialista. Ele fará o diagnóstico e poderá te ajudar prescrevendo o tratamento adequado. Abraços.

Juliana

Eu tenho todos esses sintomas mas não tenho dinheiro para procurar psicólogo eu sinto que preciso de ajuda mas não sei como pedir é uma situação horrível a gente sente algo errado mas não consegue saber o que?

Bia

Estou tratando depressão e hipotiroidismo. Mas ainda me sinto apática. Não vejo a hora de melhorar…. Essa sensação não é agradável e bastante desgastante.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bia, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

deb

Tenho quatorze anos, e ao que parece tenho todos os sintoma de uma depressão. Comecei a pesquisar a respeito de tal doença pois a alguns meses venho sentindo, ou melhor dizendo, não venho sentindo vontade nada, a unica coisa que tenho vontade de fazer é escrever, porém ao mesmo tempo tempo que eu tenho essa vontade eu não tenho, não consigo passar para o papel aquilo que eu quero, e isso me frustra, talvez eu tenha medo de que alguém leia o que tem de mais íntimo em mim, meus pensamentos; sinto constante falta de apetite; meu sono é desregulado, quando não durmo além da conta, simplesmente não durmo; me sinto inútil, na verdade eu sou inútil, minha mãe e irmã sempre deixaram isso muito claro pra mim, e eu acredito que isso seja verdade pois minha própria mãe me fala isso; eu me sinto culpada por fazer minha mãe gastar comigo, ou ela e outras pessoas se preocuparem, me sinto um peso extra na vida das pessoas. Minha infância foi extremamente conturbada e minha adolescência está conturbada. E eu leio o dia inteiro pra calar meus pensamentos, pra calar as vozes na minha cabeça, e quando a leitura não adianta meus próprios pensamentos me torturam, isso me desespera e eu tenho uma crise de ansiedade, na qual só consigo suprir no banheiro, um lugar onde não há ninguém além de mim, tomo banho gelado e vou logo dormir. Esse relato ficou muito grande me desculpe.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Deb, sabemos como é difícil conviver com tudo isso. Quando se fala em depressão, o que garante mais sucesso no tratamento é atentar-se aos primeiros sintomas, para que seja possível intervir rapidamente, impedindo complicações. Procurar ajuda com um psiquiatra pode ser um fator determinante para que a normalização da função cerebral aconteça, por meio do tratamento mais adequado para seu caso. Abraços!

dorca

Eu nunca tive problemas que a 3 meses venho sentindo, não tenho vontade nem de sair do quarto, mas saio, vontade de dormir o dia todo, perdi a vontade de sair de casa, e sinto uma pressão forte na cabeça e tipo uma mão que agarra meu pescoço, as vezes sinto tipo alguém me apertando em um abraço, dia 3tipis de exames do coração e não deu nada, também fiz exame de estresse e nada, o que pode ser?

Fernanda

Oi eu era uma pessoa muito alegre brincava saia tinha muitos amigos depois que engravidei comecei a ficar só dentro de casa não gostava de sair e nem interagir com as pessoas me afastei de todas depois que tive nenê fique só dentro de casa não saio nem pra compra alguma coisa no mercado as vezes choro do nada as vezes da vontade de sumir sorrir só de vez enquando quando minha filha faz alguma graça mas nada nem no meu relacionamento me sinto que estou afastada do meu marido não era como antes isso e depressão ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fernanda, nesse caso é muito importante procurar ajuda médica, o psiquiatra é o profissional mais adequado para esses casos. Buscando ajuda médica pode-se identificar a causa desses sintomas e iniciar o tratamento, amenizando os sintomas e melhorando sua qualidade de vida. Até logo.

Bonny

Estou com tds os sintomas descritos ai.Uma tristeza na alma.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Bonny, conforme informado na matéria sintomas frequentes na depressão são a tristeza e a falta de ânimo, que também podem levar o paciente a ficar mais recluso e com menos interesse em sair e interagir com outras pessoas. O mais importante nesse momento é buscar ajuda profissional, o psiquiatra é o especialista indicado para que ele possa identificar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

MARCOS

tenho depressão, perdi quase tudo por causa disso, mas dependo do SUS, e não têm psiquiatra aqui, se recusam a me tratar em outro lugar, só penso em me matar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcos, a depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes na população brasileira e pode impactar gravemente a saúde dos pacientes afetados, causando tristeza, isolamento e podendo até provocar pensamentos suicidas. O primeiro passo para controlar os sintomas da depressão é procurar a ajuda de especialistas. Existem alguns profissionais bastante capacitados e que, por isso, são mais indicados para o tratamento entre eles estão psicólogos, psiquiatras, entre outros. A busca por profissionais é muito importante para se iniciar o tratamento mais adequado amenizando os sintomas da doença e melhorando sua qualidade de vida. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.