Medicamentos podem curar a depressão ou apenas reduzir os sintomas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Medicamentos podem curar a depressão ou apenas reduzir os sintomas?

Desânimo, insegurança, ansiedade, cansaço, perda da vontade de viver e alterações no peso são alguns dos principais sintomas encontrados em pessoas depressivas. Acredita-se que a  depressão se desenvolva devido a fatores genéticos e alterações bioquímicas no cérebro ainda não muito bem esclarecidas.

Gatilho para a depressão

“Os principais fatores de risco para depressão são episódios depressivos prévios, uso de substâncias, como drogas e álcool e abuso na infância e adolescência”, afirma o psiquiatra Marcelo Paoli. O estresse do dia a dia e o uso de medicamentos também podem precipitar o desenvolvimento da doença.

Um paciente com suspeita de depressão deve procurar auxílio de pessoas próximas e de um especialista rapidamente, mesmo que o quadro seja leve. O tratamento pode ser realizado com medicação e psicoterapia isolados ou, no caso de casos mais graves, em associação.

O risco de recorrência

O uso dos medicamentos tem como objetivo minimizar os sintomas e prevenir contra a ocorrência de crises depressivas. Em alguns casos, no entanto, os episódios depressivos podem voltar a ocorrer. “A depressão tende a um curso recorrente e o uso das medicações geralmente é prolongado”, explica Paoli. O tempo de uso é determinado pelo médico de acordo com a gravidade do caso.

Existem ainda outros fatores que podem ajudar na batalha contra a depressão. O apoio da família e dos amigos, a prática de atividades físicas, alimentação saudável, o não consumo de álcool e cigarros, noites bem dormidas e o contato com pessoas auxiliam na eficácia do tratamento.

Dr. Marcelo Paoli é psiquiatra, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp e atende em São Paulo e São José dos Campos. CRM-SP: 138721

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Medicamentos podem curar a depressão ou apenas reduzir os sintomas?"

LIRIS MARIA COSTOLA GONCALVES

tomo 1 comprimido Dual 60 e 2 paroxetina de 20tomei l Dual 60e1 de 30, sem melhorasestou comprando pelo laboratorio mas mesmo assim esta muito caro.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.