Mal do século: por que a depressão parece estar cada vez mais comum?


  • +A
  • -A
Imagem do post Mal do século: por que a depressão parece estar cada vez mais comum?

Humor depressivo, desinteresse, insegurança, insônia, culpa e baixa autoestima. Esses são alguns dos sintomas da depressão. O transtorno psiquiátrico parece estar cada vez mais comum entre a população e ganhou o apelido de “mal do século”. E com razão.

Em breve, a doença mais comum

A depressão é hoje o problema psiquiátrico mais frequente e se tornará, até 2030, a doença a mais comum em todo o planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A mídia tem trabalhado junto com a psiquiatria e psicologia, diminuindo o estigma dos transtornos mentais e permitindo que mais indivíduos procurem ajuda”, afirma o psiquiatra Marcelo Paoli.

Segundo a hipótese explicada por Paoli, o maior número de casos de diagnósticos de depressão se daria, portanto, à maior procura por tratamento. Uma das medidas que contribuiu para isso foi a criação de programas para a saúde mental que antes não existiam, como o Setembro Amarelo.

Grupos mais afetados pela depressão

Grande parte das pessoas depressivas está nos países ainda em desenvolvimento, nos quais há menos recursos para o tratamento do distúrbio. Apesar de acometer principalmente adultos e idosos, a depressão já se tornou a doença mais frequente na adolescência. Outros grupos afetados são as mulheres na menopausa e os homossexuais.

Apesar das causas do problema ainda não terem sido completamente esclarecidas, a Psiquiatria defende que a doença surja devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientes. “Os principais fatores de risco para depressão são episódios depressivos prévios, uso de substâncias psicoativas, como drogas e álcool, além de abuso na infância ou adolescência”, alerta o psiquiatra.

Marcelo Paoli é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp e atende em São Paulo e São José dos Campos. CRM-SP: 138721

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Mal do século: por que a depressão parece estar cada vez mais comum?"

Fred

Além dos fatores que contribuem para depressão, no meu entender, o principal é a vida atual com gente demais competindo por emprego, hoje não basta sê bom, tem que sê o melhor; as condições de sobrevivência estão cada vez mais restrito, o indivíduo vive cada vez mais estressado, preocupado com o dia seguinte, confiando apenas nele mesmo sem buscar a presença e o poder de Deus.

Claudio

Meus caros: Paoli e Fred. … e demais colegas e visitantes …. penso que todos são vulneráveis porem em graus distintos… física-emocionalmente… e eles merecem o nosso apoio e acolhimento, seja no consultório ou escolas ou terapias … e nos que a doença ja se instalou… o tratamento… assertivo e pontual. …

Pedro Rodrighero

Bem Claudio, concordo que ideologicamente e que de forma idealizada você tem toda razão. No entanto, o caráter um tanto abstrato dada a manifestação desta doença, cria situações inusitadas e muitas vezes enganosas no que diz respeito a um tratamento ‘assertivo e pontual’ como você mesmo sugere. Mas vamos lá, não podemos ficar parados…..A coisa aos poucos está evoluindo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.