Existem atitudes cotidianas que podem ajudar um paciente a vencer a depressão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem atitudes cotidianas que podem ajudar um paciente a vencer a depressão?

Apesar de ser uma doença muito falada, poucas pessoas conhecem os sintomas e o tratamento da depressão. O desconhecimento acerca do distúrbio acaba prejudicando quem mais precisa de ajuda para lutar contra o problema: os pacientes depressivos.

Busca por tratamento

O primeiro passo para vencer a depressão é saber que ela é uma doença como qualquer outra e que requer tratamento. “O tratamento para depressão é realizado com medicação e psicoterapia. Os quadros leves a moderados podem ser tratados apenas com psicoterapia e os demais com medicação e psicoterapia”, afirma o psiquiatra Marcelo Paoli.

Segundo o psiquiatra, a principal atitude a ser tomada por um paciente depressivo é procurar auxílio de um profissional capacitado, independentemente da gravidade: “Muitas pessoas acreditam que os psiquiatras se dedicam apenas a casos mais graves, demorando a iniciar o tratamento e a reconquistar sua qualidade de vida.”

O combate no dia a dia

Junto ao tratamento, existem algumas atitudes cotidianas que ajudam a superar a doença. Um indivíduo pode desenvolver um quadro depressivo quando experimenta um trauma ou perda ou passa por um momento de grande estresse. Nestes casos, é importante estar perto da família e dos amigos e eliminar a fonte de estresse, como por exemplo, procurando um emprego menos exaustivo ou buscando uma rotina mais calma.

A adoção de hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para vencer a depressão. Praticar exercícios físicos, aumentando pouco a pouco a frequência, é uma opção. Pode ser futebol, caminhada e musculação ou atividades como ioga e meditação. Troque refeições gordurosas e pouco balanceadas por pratos ricos em nutrientes variados. E não se esqueça de que noites bem dormidas são garantias de corpo e mente saudáveis.

Marcelo Paoli é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp e atende em São Paulo e São José dos Campos. CRM-SP: 138721

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem atitudes cotidianas que podem ajudar um paciente a vencer a depressão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.