Existe alguma faixa etária mais propensa para o aparecimento da depressão?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt
- +A
- -A
Considerada como o “mal do século”, a depressão é uma doença psiquiátrica que chama a atenção pelo aumento do número de casos diagnosticados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno.
A doença não é restrita a uma faixa etária. Ao contrário, ela acomete crianças, adultos e idosos, mas há uma cujos dados impressionam. “A prevalência da depressão em jovens de 18 a 29 anos é três vezes maior do que a prevalência em indivíduos com 60 anos ou mais”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.
Depressão em crianças
Além dos jovens, as crianças depressivas também precisam de atenção por causa dos prejuízos sociais e escolares. “Crianças e adolescentes podem não apresentar humor deprimido, mas irritabilidade. Eles deixam de brincar como costumavam, parecendo não se divertir da mesma forma e demonstram estarem mais cansados “, explica Reinhardt.
A depressão em crianças e adolescentes pode não apresentar perda de peso, mas eles podem acabar não ganhando massa na proporção que deveriam. Além disso, muitas vezes, não conseguem se concentrar e podem apresentar mais sintomas, como alterações no sono.
O tratamento requer uma abordagem um pouco diferente nessa faixa etária, com participação dos pais e também da escola. Em alguns casos, é preciso que a criança se afaste do ambiente do colégio e não seja sobrecarregada com tarefas. A psicoterapia e o uso de medicamentos antidepressivos adequados à faixa etária são aplicados.
Fatores de risco nos mais jovens
Na infância e na juventude, a depressão pode surgir por fatores de risco ligados à família. Histórico de suicídio, depressão de um dos pais e estressores familiares, como mudanças, perda do emprego, conflitos e divórcio, são alguns exemplos. O uso de álcool e drogas, abusos sexuais e bullying também são elementos que podem implicar no desenvolvimento da doença.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt
Psiquiatria
CRM: 10573 / SC
- 6 comentários para "Existe alguma faixa etária mais propensa para o aparecimento da depressão?"
-
Ana Caroline de Miranda Martins
eu achei uma tese muito interessante que fala sobre algo da realidade atual, eu acho legal ler teses como essa pois eu acho muito bom entender sobre o que ocorre na psque humana, de certa forma nesta tese pude aprender como cada faixa etária reage a esse mal do século.
-
Anônimo
Bem tenho 12 anos e tenho depressão, acho minha vida horrivel problemas com amigos eu e minha mãe brigamos todos os dias as notas estão diminuindo é muita coisa pra mim, já tive dois atos suicidas só que não tenho coragem pq eu vou parar de sofrer mais a minha familia pode sofrer mais que meu estado atual bem é isso.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá. A depressão é um quadro muito complicado, pois afeta diretamente o dia a dia, mas é uma posição que você não está sozinho, pois acomete cerca de 11,5 milhões de brasileiros, de acordo com o G1. O ambiente influencia muito sobre o tratamento e sobre o desenvolvimento da depressão, portanto os especialistas recomendam que tente conversar com os familiares, tanto sobre as suas dificuldades, quanto sobre a própria depressão, para que possam te ajudar a passar por está fase. Constatado a depressão por um Psiquiatra, é de extrema importância que foque no tratamento, pois poderá leva-lo para uma qualidade de vida melhor. A Dra. Erika Mendonça de Morais recomenda realizar atividades físicas regularmente, e atividades prazerosas em geral. Aconselhamos que siga na luta, porque a depressão pode ser tratada com terapia e acompanhamento médico. Estamos torcendo por sua melhora, e por seu progresso. Torcemos para que consiga passar por essa fase. Até a próxima!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.