Como se manifesta um episódio misto de transtorno bipolar?


  • +A
  • -A

O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica caracterizada pela presença de episódios contrastantes, que são a mania/hipomania e depressão. A mania cursa com humor eufórico, autoestima e autoconfiança muito elevadas, enquanto a depressão consiste em humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, alterações no sono e apetite, cansaço, etc. Normalmente esses episódios são alternados, mas eles eventualmente podem acontecer de forma mista.

“Quando um episódio de mania/hipomania ou depressão cursa com sintomas característicos do polo oposto, chamamos esse estado de episódio misto. Os episódios mistos são comuns, ocorrendo entre 20 a 70% dos pacientes”, informa o psiquiatra Leonardo Fabrício Gomes. “Não se sabe ainda ao certo o que faz com que esse fenômeno ocorra, mas acredita-se que sua causa esteja ligada a fatores genéticos, psicológicos e sociais”.

 

Associação de sintomas no transtorno bipolar misto

 

Segundo o especialista, esses episódios mistos de transtorno bipolar são definidos pela presença de sintomas que satisfazem os critérios para mania/hipomania, associados a, pelo menos, três ou mais dos seguintes sintomas depressivos: humor rebaixado, redução do interesse/prazer, lentificação dos movimentos, pensamentos de inutilidade e culpa, falta de energia no corpo e pensamentos de morte.

“Já o episódio depressivo com características mistas apresenta os sintomas necessários para diagnosticar a depressão, além de, pelo menos, três dos seguintes sintomas maníacos: humor expansivo, autoestima inflada, pensamento acelerado, aumento de energia e da fala, maior envolvimento em atividades de risco, como compras excessivas ou investimentos insensatos, e redução de sono”, explica Gomes.

 

Episódios mistos de transtorno bipolar têm risco de suicídio aumentado

 

Os episódios com características mistas têm duração que pode variar entre semanas a meses. Geralmente, evolui para melhora ou para episódios depressivos puros, sendo incomum sua evolução para mania pura. “Esses episódios merecem grande cuidado pois os pacientes nesse estado têm maior risco de suicídio do que os pacientes bipolares sem características mistas”, alerta.

 

Como este episódio específico pode ser controlado?

 

Para tratar esse tipo de transtorno bipolar com sucesso, são necessárias algumas mudanças nos hábitos de vida, como evitar privações excessivas de sono, evitar drogas e álcool e manter atividades físicas regulares. “A psicoterapia também pode ser muito útil, combinada com o tratamento medicamentoso. Este, geralmente, inclui estabilizadores de humor, mas também podem ser usados medicamentos antipisicóticos e antidepressivos, dependendo do tipo e status clínico atual do paciente”, explica a psiquiatra Camila Cucco.

 

Dr. Leonardo Fabrício Gomes é formado em medicina pela faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui residência médica em psiquiatria pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). CRM-MS: 7548.

Dra. Camila Cucco é médica psiquiatra formada pela Univali e possui especialização em psiquiatria pela Fundação Mário Martins. CRM: 12979

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Camila Cucco

Dra. Camila Cucco

Psiquiatria

CRM: 12979 / SC

Dr. Leonardo Fabrício Gomes

Dr. Leonardo Fabrício Gomes

Psiquiatria

CRM: 47574 / MG

TAGS
depressao
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como se manifesta um episódio misto de transtorno bipolar?"

B FONTES

Obrigado pela explicação.Tudo muito bem colocado.Tive um diagnóstico com Cid indicativo de Bipolar episódio misto.Exatamente como tudo ocorre.Parabéns pela definição bem colocada da patologia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. Ficamos felizes por saber que apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para receber mais informações como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.