Dormir muito é sinal de um quadro de depressão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dormir muito é sinal de um quadro de depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica capaz de transformar a realidade de um paciente, modificar sua relação com amigos e familiares e reduzir seu desempenho nos estudos e também no ambiente de trabalho. A tristeza profunda é um dos principais sintomas, mas existem outros. Dormir muito, por exemplo, pode ser um sinal de depressão.

Alterações no sono é apenas um dos sintomas da depressão


No entanto, o excesso de horas dormidas não é suficiente para o médico constatar um caso de depressão, já que o diagnóstico da doença deve ser feito com base em diversos fatores. “A alteração do sono é apenas um dos critérios. É preciso uma investigação muito bem feita para fechar um diagnóstico. Pode ser ‘apenas’ uma necessidade de adequar o sono”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.

Para alguns pacientes depressivos, dormir bastante pode se tornar uma maneira de fugir da realidade repleta de problemas e dos sintomas provocados pela doença. Por outro lado, insônia e outras alterações do sono, como acordar várias durante a noite ou passar a acordar muito cedo, também são sintomas vistos em pessoas com depressão.

Depressão pode diminuir a vontade de comer


“Outros sintomas seriam anedonia, irritabilidade, alteração de apetite, diminuição da energia ou cansaço, agitação ou lentidão, sentimentos de culpa, redução da concentração e até pensamentos de morte”, alerta o especialista. Ansiedade, pessimismo e dores corporais inexplicadas também são sintomas da depressão.

O apoio de amigos e familiares é importante para superar o problema. Segundo o profissional, uma pessoa próxima pode e deve sugerir a procura pelo auxílio de um psiquiatra para diagnosticar e tratar a depressão quando qualquer um dos sintomas da doença for detectado, mas principalmente diante do desejo de suicídio e quando houver riscos e prejuízos importantes causados pelos sintomas.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

 

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Dormir muito é sinal de um quadro de depressão?"

Paulo Celso Vaz Marques

Estou sem saber o que fazer, depois de muitos eventos pós traumáticos graves no final de 2015 coloque 3 stents por estar com dores no peito por 1 ano d 5 meses depois meu pai faleceu que era o amor da minha vida e depois minhas irmãs me excluíram da familia vivo a mais de 30 anos em auto exilio por causa delas.Estou sofrendo com muito sono(12hs por dia) , falta de apetite ,falta de concentração síndrome de pânico que estão afetando duramente meu trabalho.Já fui ao psiquiatra que me mandou voltar com a fluroxetina e Boop mas continuo na mesma, vcs podem me orientar?Obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Paulo. É importante seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo seu psiquiatra. Procure ter paciência, pois geralmente esse tipo de tratamento é longo e pode demorar algum tempo até começar a surtir efeito. Caso tenha alguma dúvida em como os medicamentos indicados para você atuam, pode entrar em contato com nossa equipe de tele orientação. O número é o 0300-188-1006. O serviço funciona 24h por dia.
Abraços

Beatriz

Olá Paulo espero que no momento esteja completamente curado, mas mesmo com essa esperança resolvi deixar meu comentario a respeito de algumas colocações suas. Sabe a respeito da morte de seu pai que tanto ama, sei que não é fácil porque o mesmo aconteceu comigo em 29 de outubro de 2016, estou sofrendo ainda, mas busco a cada dia em oração a Deus em Nome de Jesus Cristo o fortalecimento necessário para superar esta situação e agradecendo a Deus pelo abençoado e amado pai Miguel Bugiga Netto que me deu e a oportunidade de poder ter vivido com ele. E também não enterre o amor que tem pelo seu pai junto com ele, faça como Deus falou comigo quando levou minha abençoada e amada mãe Luzia Maria Alves Bugiga em 4 de setembro de 1985, quando perguntei a Deus o que fazer com aquele amor que sentia por ela. Deus me respondeu não enterre o amor que tem pela sua mae com ela e sim distribua este amor para com seu pai e todos que ja coloquei e vou colocar em seu caminho. Entao naquela epoca que era adolescente foi a primeira de mais de mil vezes que falei para o meu pai eu te amo. Assim segui distribuindo o amor que tenho pela minha mae e agora distribuo o amor que tenho pelo meu pai. Hoje aos 49 anos de idade sei que esta decisão foi a melhor que tomei. Deus também levou meu amado esposo Carlos em 25 de julho de 2005, e faço o mesmo, distribuindo este amor das pessoas que não estão mais aqui com as pessoas que continuam vivendo comigo, lógico que para aquelas que querem receber este amor, sem obrigar a ninguém, pois encontro pessoas que não querem, mas mesmo assim, quando as vejo procuro demonstrar o meu amor por elas. Que o amor, a graça e a misericórdia de Deus seja renovada em sua vida a cada manhã e lhe de muita sabedoria e discernimento espiritual para tambem resolver as outras situações de sua vida. Deus é sempre Fiel abeçoe cafa dia mais a sua vida e de sua familia.

Cleiton

Estou sentindo muito desanimado sem interesse com nada ,sinto muita sonolência durante o dia sinto nervoso estressado não consigo me concentrar em nada oq pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Cleiton, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Vinicius

Boa tarde!Estou com algumas dúvidas gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, já se faz mais ou menos uns 6 anos que venho tendo alguns problemas de saúde, tem alguns tempos que me da vontade de só ficar dormindo chego a ficar até uma semana dormindo já estou fazendo tratamento com o psiquiatra e se tratando com medicamento, só que tem vez que demora as vezes 1 ano para eu ficar com essa crise de querer ficar dormindo ai eu fico melhor as vezes depois de 1 mês novamente o problema novamente volta queria saber o que poderia ser isso porque já está me prejudicando até no serviço e até com a família.Obs: o médico que estou fazendo tratamento me falou que isso pode ser Distúrbio do Sono, esse diagnóstico que eu relatei é tratado com esse nome mesmo? Fico no aguardo espero que vocês possa me ajudar.Obrigado!!!

Cuidados Pela Vida

Oi Vinicius, consulte um neurologista para que ele verifique se realmente se trata de um distúrbio do sono, e assim indique o tratamento adequado. Abraços.

josé willys

olá, quero ajudar uma pessoa. ela tem recaídas, toma remédios. essas recaídas vem quando ela tá em casa ou quando vai dormir.. o que posso fazer para ajudar ela?

Cuidados Pela Vida

Oi José, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/ajudar-recaida-depressao
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/diferenca-recaida-reincidencia-depressao
Abraços.

Rodrigo

Olá, eu ando muito ansioso, não consigo fazer nada, baste uma tristeza tremenda achando que tenho alguma problema do coração, já fui ao psiquiatra ele receitou alprazolam de 1mg, mas o desconforto não sai, e desesperador achar que sua vida nunca mais vai voltar a mesma

Camilla

Tenho uma amiga que ela está muito mal . Ela fala que prefere dormi , só assim ela esqueci um pouco os problemas. Ela é ansiosa demais, fala sempre do mesmo motivo toda hora , fala que se sente culpada . Ela se senti muito triste , fala que sempre que é melhor ficar sozinha. Da Desculpas sempre quando alguém convida ela pra sair. Ela fica muito sozinha Já passou por muitas coisas, uma mulher de 26 anos , tão nova bonita e já sofreu muito. Não tem o apoio da família. Será por isso que se sente assim. Como posso ajudar ela

Cuidados Pela Vida

Oi Camilla, converse com ela e diga que você pode acompanhá-la em uma consulta com o especialista, assim ele irá indicar o tratamento ideal para que ela possa ter uma melhor qualidade de vida. Abraços.

Marise Cristina Nogueira

Estou muito preocupada minha mãe tem 77 anos e tem uns dias que ela vem me dizendo que tem tristeza de quando chega o entardecer, só que ficar deitada o dia todo e sentindo muito preguiça assim dia ela, ser a o que deve estar acontecendo alguém pode me orientar ela toma a medição escitalopram de 10mg estou precisando de um orientação de que de fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Marise, marque uma consulta para sua mãe com o médico que prescreveu o medicamento; e relate para ele os comportamentos que você têm observado, assim ele poderá auxiliá-la. Abraços.

Nathalia

Oii, tenho 24 anos e a 4 anos decobri que tenho uma doença autoimune, intestinal (doença de Crohn). Não estou em remissão, mas raramente tenho sintomas e ter essa doença não me deixa triste. Me considero uma pessoa feliz. Contudo, tem dias que eu sinto uma tristeza muito grande sem motivos e ultimamente tenho tido mais sono do que o normal. Hoje, por exemplo, dormir 12 horas e passei o dia triste e sonolenta. Será que pode ser depressão?

Cuidados Pela Vida

Olá Nathalia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.