Dormir muito é sinal de um quadro de depressão?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt
- +A
- -A
A depressão é uma doença psiquiátrica capaz de transformar a realidade de um paciente, modificar sua relação com amigos e familiares e reduzir seu desempenho nos estudos e também no ambiente de trabalho. A tristeza profunda é um dos principais sintomas, mas existem outros. Dormir muito, por exemplo, pode ser um sinal de depressão.
Alterações no sono é apenas um dos sintomas da depressão
No entanto, o excesso de horas dormidas não é suficiente para o médico constatar um caso de depressão, já que o diagnóstico da doença deve ser feito com base em diversos fatores. “A alteração do sono é apenas um dos critérios. É preciso uma investigação muito bem feita para fechar um diagnóstico. Pode ser ‘apenas’ uma necessidade de adequar o sono”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.
Para alguns pacientes depressivos, dormir bastante pode se tornar uma maneira de fugir da realidade repleta de problemas e dos sintomas provocados pela doença. Por outro lado, insônia e outras alterações do sono, como acordar várias durante a noite ou passar a acordar muito cedo, também são sintomas vistos em pessoas com depressão.
Depressão pode diminuir a vontade de comer
“Outros sintomas seriam anedonia, irritabilidade, alteração de apetite, diminuição da energia ou cansaço, agitação ou lentidão, sentimentos de culpa, redução da concentração e até pensamentos de morte”, alerta o especialista. Ansiedade, pessimismo e dores corporais inexplicadas também são sintomas da depressão.
O apoio de amigos e familiares é importante para superar o problema. Segundo o profissional, uma pessoa próxima pode e deve sugerir a procura pelo auxílio de um psiquiatra para diagnosticar e tratar a depressão quando qualquer um dos sintomas da doença for detectado, mas principalmente diante do desejo de suicídio e quando houver riscos e prejuízos importantes causados pelos sintomas.
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt
Psiquiatria
CRM: 10573 / SC
- 22 comentários para "Dormir muito é sinal de um quadro de depressão?"
-
Paulo Celso Vaz Marques
Estou sem saber o que fazer, depois de muitos eventos pós traumáticos graves no final de 2015 coloque 3 stents por estar com dores no peito por 1 ano d 5 meses depois meu pai faleceu que era o amor da minha vida e depois minhas irmãs me excluíram da familia vivo a mais de 30 anos em auto exilio por causa delas.Estou sofrendo com muito sono(12hs por dia) , falta de apetite ,falta de concentração síndrome de pânico que estão afetando duramente meu trabalho.Já fui ao psiquiatra que me mandou voltar com a fluroxetina e Boop mas continuo na mesma, vcs podem me orientar?Obrigado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Paulo. É importante seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo seu psiquiatra. Procure ter paciência, pois geralmente esse tipo de tratamento é longo e pode demorar algum tempo até começar a surtir efeito. Caso tenha alguma dúvida em como os medicamentos indicados para você atuam, pode entrar em contato com nossa equipe de tele orientação. O número é o 0300-188-1006. O serviço funciona 24h por dia.
Abraços -
Beatriz
Olá Paulo espero que no momento esteja completamente curado, mas mesmo com essa esperança resolvi deixar meu comentario a respeito de algumas colocações suas. Sabe a respeito da morte de seu pai que tanto ama, sei que não é fácil porque o mesmo aconteceu comigo em 29 de outubro de 2016, estou sofrendo ainda, mas busco a cada dia em oração a Deus em Nome de Jesus Cristo o fortalecimento necessário para superar esta situação e agradecendo a Deus pelo abençoado e amado pai Miguel Bugiga Netto que me deu e a oportunidade de poder ter vivido com ele. E também não enterre o amor que tem pelo seu pai junto com ele, faça como Deus falou comigo quando levou minha abençoada e amada mãe Luzia Maria Alves Bugiga em 4 de setembro de 1985, quando perguntei a Deus o que fazer com aquele amor que sentia por ela. Deus me respondeu não enterre o amor que tem pela sua mae com ela e sim distribua este amor para com seu pai e todos que ja coloquei e vou colocar em seu caminho. Entao naquela epoca que era adolescente foi a primeira de mais de mil vezes que falei para o meu pai eu te amo. Assim segui distribuindo o amor que tenho pela minha mae e agora distribuo o amor que tenho pelo meu pai. Hoje aos 49 anos de idade sei que esta decisão foi a melhor que tomei. Deus também levou meu amado esposo Carlos em 25 de julho de 2005, e faço o mesmo, distribuindo este amor das pessoas que não estão mais aqui com as pessoas que continuam vivendo comigo, lógico que para aquelas que querem receber este amor, sem obrigar a ninguém, pois encontro pessoas que não querem, mas mesmo assim, quando as vejo procuro demonstrar o meu amor por elas. Que o amor, a graça e a misericórdia de Deus seja renovada em sua vida a cada manhã e lhe de muita sabedoria e discernimento espiritual para tambem resolver as outras situações de sua vida. Deus é sempre Fiel abeçoe cafa dia mais a sua vida e de sua familia.
-
Cleiton
Estou sentindo muito desanimado sem interesse com nada ,sinto muita sonolência durante o dia sinto nervoso estressado não consigo me concentrar em nada oq pode ser?
-
Vinicius
Boa tarde!Estou com algumas dúvidas gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, já se faz mais ou menos uns 6 anos que venho tendo alguns problemas de saúde, tem alguns tempos que me da vontade de só ficar dormindo chego a ficar até uma semana dormindo já estou fazendo tratamento com o psiquiatra e se tratando com medicamento, só que tem vez que demora as vezes 1 ano para eu ficar com essa crise de querer ficar dormindo ai eu fico melhor as vezes depois de 1 mês novamente o problema novamente volta queria saber o que poderia ser isso porque já está me prejudicando até no serviço e até com a família.Obs: o médico que estou fazendo tratamento me falou que isso pode ser Distúrbio do Sono, esse diagnóstico que eu relatei é tratado com esse nome mesmo? Fico no aguardo espero que vocês possa me ajudar.Obrigado!!!
-
josé willys
olá, quero ajudar uma pessoa. ela tem recaídas, toma remédios. essas recaídas vem quando ela tá em casa ou quando vai dormir.. o que posso fazer para ajudar ela?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi José, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/ajudar-recaida-depressao
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/diferenca-recaida-reincidencia-depressao
Abraços. -
Camilla
Tenho uma amiga que ela está muito mal . Ela fala que prefere dormi , só assim ela esqueci um pouco os problemas. Ela é ansiosa demais, fala sempre do mesmo motivo toda hora , fala que se sente culpada . Ela se senti muito triste , fala que sempre que é melhor ficar sozinha. Da Desculpas sempre quando alguém convida ela pra sair. Ela fica muito sozinha Já passou por muitas coisas, uma mulher de 26 anos , tão nova bonita e já sofreu muito. Não tem o apoio da família. Será por isso que se sente assim. Como posso ajudar ela
-
Marise Cristina Nogueira
Estou muito preocupada minha mãe tem 77 anos e tem uns dias que ela vem me dizendo que tem tristeza de quando chega o entardecer, só que ficar deitada o dia todo e sentindo muito preguiça assim dia ela, ser a o que deve estar acontecendo alguém pode me orientar ela toma a medição escitalopram de 10mg estou precisando de um orientação de que de fazer
-
Nathalia
Oii, tenho 24 anos e a 4 anos decobri que tenho uma doença autoimune, intestinal (doença de Crohn). Não estou em remissão, mas raramente tenho sintomas e ter essa doença não me deixa triste. Me considero uma pessoa feliz. Contudo, tem dias que eu sinto uma tristeza muito grande sem motivos e ultimamente tenho tido mais sono do que o normal. Hoje, por exemplo, dormir 12 horas e passei o dia triste e sonolenta. Será que pode ser depressão?
-
samilla
Eu quero sabe se eu estou com depressão. Pq eu sinto muita vontade. De fica só e tenho muito sono e não tenho vontade mais de fazer nada me sinto como se meus passos fosse cada vez mais lento eu estou com depressão?
-
Francisco Edson sombra de lima
Oi estou sofrendo muito com depressão sem ânimo pra na nada só dormindo stressado já não sei o que fazer tá com 5 meses perdi meu pai crise financeira separação hoje vivo com outra pessoa mais e só brigas.gostaria de um conselho sobre o que fazer.edson
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Francisco. O primeiro passo é o reconhecimento da necessidade de ajuda profissional. Depois procurar, ou por um psicólogo ou psiquiatra, que irão fazer as indicações que forem precisas em cada área. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso orientamos que assim que possível, você buscar por ajuda especializada. Estimamos melhoras e torcemos por você. Até logo.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.