Dores espalhadas pelo corpo pode ser um sintoma físico da depressão?

  • +A
  • -A

Sentir dores pelo corpo não necessariamente indica um quadro de depressão, pois tal sensação não se encaixa dentro dos sintomas da doença. Contudo, pacientes depressivos tendem a ser mais suscetíveis à dor física, então esta manifestação pode sim estar relacionada ao transtorno, desde que os sinais tradicionais da depressão também estejam presentes.  

Dor e depressão


“A dor não está entre os critérios de diagnóstico da depressão, isto é, não é um sintoma do transtorno. Entretanto, sabe-se que pessoas com depressão têm maior sensibilidade à dor e que pessoas com quadros de
dor crônica têm mais chances de desenvolver depressão. Logo, existe sim uma correlação entre dor e depressão”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça.

Apesar de não estarem dentre os sintomas da depressão, as dores são descritas como sintomas somáticos, que são aqueles que causam aflição e resultam em prejuízo na vida diária do paciente em um transtorno mental. “As dores são os sintomas somáticos mais comuns. Em muitos casos, não é possível identificar sua causa, principalmente se não há correlação clínica”, conta a médica.

A depressão é um quadro que necessariamente deve haver humor deprimido (sentimento de tristeza, vazio, desesperança) e perda de interesse ou prazer na maioria das atividades. Estes sintomas devem estar presentes na maior parte do dia e na maioria dos dias. “Além destes pode haver, alterações do sono, apetite, fadiga, pensamentos de morte, entre outros”, acrescenta Erika.

Disfunção da serotonina e dopamina pode explicar a dor física na depressão


A dor física presente em pessoas com depressão pode ser resultado de um mau funcionamento de
substâncias que atuam no cérebro, como serotonina e dopamina. A ausência desses neurotransmissores essenciais para a regulação do humor poderia acabar prejudicando outras áreas, como aquelas responsáveis pela inibição de dores, fazendo com que os pacientes sofram com o incômodo.   

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
depressao
dores-no-corpo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Dores espalhadas pelo corpo pode ser um sintoma físico da depressão?"

Cícero Antonio.

Eu tenho faz um ano e pouco ….começou com síndrome do pânico…mas tennhos alguns sitomas. Citado….isso é horrível tenho fé em deus em mim livra disso e pode ajudar outras pessoas….

Eliane

Eu estava com depressao e realmente sentia muitas dores nunca estava bem. Mas acho que os profissionais de saude devem sempre ouvir as queixas como um todo por causa da depressao eu reclava de dor nas costas e o medico me falou que meu corpo estava sensível nem ligou. E no final era os rins . Paciente tem depressão mas tbm pode ter outras doencas e merecem atenção como qualquer um. Olhar o paciente como um todo nao um paciente da saude mental.

luiz claudio

sinto todos este sintomas.mais o que me deixa tenso e o de suicidio tem sido ,mais forte o tempo todo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, essas dores podem ser resultados de um mau funcionamento de substâncias que atuam no cérebro, como serotonina e dopamina. A recuperação dessas substâncias para os níveis normais podem ser feitas com o auxílio de um psiquiatra ou psicólogo. Desejamos boa sorte. Abraços.

Liu

Vou relatar um problema que não é meu e sim da minha sogra. Vou falar pq convivo com ela e sei te tudo que ela estar passando, então ela sempre estar reclamando da vida nada estar bom pra ela, faz exames e tudo mais, mais nunca dar um um resultado específico para o problema dela, ela tem bexiga baixa ela acha que as dores que sente pela corpo é por conta da bexiga mais o médico falou que isso não tem nada a ver.. ela tem três filhos sendo dois homens e uma mulher, a mulher tem uma filha que vai fazer dois anos sendo que a vó não tem vista a neta a mais de um ano, e a filha tmb, só que a filha é muito estranha, nunca se dar bem com a família, acho que tudo que a sogra estar passando é decorrente da ausência da filha e pelas as coisas que ela vem causando.. ela falou em uma mensagem se a mãe vir a valecer não ia fazer diferença na vida dela.. as vezes ela fala coisas que não digna de deus.. e por isso que a mãe sofre tanto com as coisas que ela faz e fala.. acho que no caso da sogra ela teria que procurar um especialista psicóloga para orientar ela..

Carla sena

Tenho alguns sintomas tenho fronteira dores nas costas e pressão no peito é muito ruim principalmente a noite me dá aquela fadiga as vezes tenho até falta de ar

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.