AchèAchè
    search
    Título

    Quais são as diferenças entre alterações no humor normais e transtorno bipolar?

    Uncategorized

    Por

    Alterações de humor são comuns em todas as pessoas, sendo muitas vezes motivadas por fatores externos, como situações boas, neutras ou ruins do dia a dia. No caso do transtorno bipolar, a flutuação do humor ocorre de repente, indo de um extremo ao outro, sem necessariamente ter influência dos eventos ocorridos na rotina.

    Características do transtorno bipolar


    “Nosso estado de humor oscila dentro da normalidade entre a tristeza e a alegria, a raiva e o amor, dentre outros sentimentos. No transtorno bipolar, por sua vez,
    acontece uma exacerbação desse humor, que pode ser de grande angústia e sofrimento, nada positivo, e também o oposto, com extrema alegria, paixão pela vida e felicidade exagerada”, explica a psiquiatra Célia Mendes.
    Na fase de mania (a segunda explicada, em que tudo é excessivamente empolgante) é possível que o paciente tenha uma identificação positiva com tudo e com todos, a ponto de não conseguir decidir o que é mais importante no momento, pois tudo parece relevante. “Ele pode comprar três carros novos e se sentir rico e poderoso mesmo sem ter nenhum dinheiro no bolso”, exemplifica a médica.

    Riscos de fazer o diagnóstico errado do transtorno bipolar


    Não saber a diferença de uma alteração de humor normal daquela que
    indica um quadro de transtorno bipolar, naturalmente, acarreta riscos. “O perigo de não fazer um bom diagnóstico é acabar tratando o transtorno bipolar com antidepressivos, o que pode fazer com que o indivíduo faça uma ‘virada’ maníaca e se coloque em situações comprometedoras”, alerta Dra. Célia. Portanto, a avaliação do quadro deve ser feita sempre por profissional da área, ou seja, um psiquiatra.
    Além da diferenciação entre situações comuns de alternância de humor e um quadro de transtorno bipolar, é necessário ainda descartar doenças orgânicas que também podem provocar alterações de humor. “Dentre essas doenças, podemos citar o tumor cerebral, intoxicações, hipotireoidismo, diabetes etc”, lembra a especialista.
    Dra. Célia Mendes é psiquiatra e psicoterapeuta, graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 14814
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes