Quais são as diferenças entre alterações no humor normais e transtorno bipolar?


  • +A
  • -A

Alterações de humor são comuns em todas as pessoas, sendo muitas vezes motivadas por fatores externos, como situações boas, neutras ou ruins do dia a dia. No caso do transtorno bipolar, a flutuação do humor ocorre de repente, indo de um extremo ao outro, sem necessariamente ter influência dos eventos ocorridos na rotina.

Características do transtorno bipolar


“Nosso estado de humor oscila dentro da normalidade entre a tristeza e a alegria, a raiva e o amor, dentre outros sentimentos. No transtorno bipolar, por sua vez,
acontece uma exacerbação desse humor, que pode ser de grande angústia e sofrimento, nada positivo, e também o oposto, com extrema alegria, paixão pela vida e felicidade exagerada”, explica a psiquiatra Célia Mendes.

Na fase de mania (a segunda explicada, em que tudo é excessivamente empolgante) é possível que o paciente tenha uma identificação positiva com tudo e com todos, a ponto de não conseguir decidir o que é mais importante no momento, pois tudo parece relevante. “Ele pode comprar três carros novos e se sentir rico e poderoso mesmo sem ter nenhum dinheiro no bolso”, exemplifica a médica.

Riscos de fazer o diagnóstico errado do transtorno bipolar


Não saber a diferença de uma alteração de humor normal daquela que
indica um quadro de transtorno bipolar, naturalmente, acarreta riscos. “O perigo de não fazer um bom diagnóstico é acabar tratando o transtorno bipolar com antidepressivos, o que pode fazer com que o indivíduo faça uma ‘virada’ maníaca e se coloque em situações comprometedoras”, alerta Dra. Célia. Portanto, a avaliação do quadro deve ser feita sempre por profissional da área, ou seja, um psiquiatra.

Além da diferenciação entre situações comuns de alternância de humor e um quadro de transtorno bipolar, é necessário ainda descartar doenças orgânicas que também podem provocar alterações de humor. “Dentre essas doenças, podemos citar o tumor cerebral, intoxicações, hipotireoidismo, diabetes etc”, lembra a especialista.

Dra. Célia Mendes é psiquiatra e psicoterapeuta, graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 14814

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
depressao
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as diferenças entre alterações no humor normais e transtorno bipolar?"

Rosangela Freire Rodrigues

Tenho um filho de 23anos ele já me disse que tentou o suicídio , compara sempre situações e momentos sempre julgando e muda completamente de humor se fechando no quarto e assim fica até voltar ao normal gostaria de saber o que posso fazer para ajudá-lo pois me preocupo muito com ele é inteligente carinhoso e prestativo mas não sei como fazer para que ele se abra viva, como um adolescente comum obrigada pela atenção e aguardo retorno.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosangela, converse com um psiquiatra, psicólogo ou com um terapeuta , eles podem te orientar a melhor forma de abordagem com seu filho. Tenho outra matéria que você pode gostar sobre este assunto. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/quais-profissionais-tratamento-depressao. Abraços para você e seu filho.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.