Depressão no trabalho pode prejudicar seus resultados e sua carreira


  • +A
  • -A

Um quadro de depressão leve pode ser definido pela presença de ao menos dois dos principais sintomas, como tristeza, insônia, falta de energia e disposição, perda de peso, choros sem motivo, etc. Porém, sua maior diferenciação para quadros mais graves talvez seja o fato de que, apesar de sofrer com a presença destes sintomas, ainda assim a pessoa é capaz de desempenhar a maior parte de suas atividades diárias.

Existem casos de associação entre a depressão e o ambiente de trabalho

Mas isso não significa que a depressão não atrapalhe o dia a dia e os resultados dela no campo profissional. Fortes evidências apontam para relação entre depressão e ambiente de trabalho. Dentre os fatores de predisposição, encontramos altas demandas e falta de liberdade na função, desequilíbrio entre recompensa e alto esforço, baixo apoio dos colegas, assédio moral e baixo suporte pela chefia. “Como resultado, é possível observar uma redução de desempenho e falta de vontade para trabalhar a princípio, mas o quadro pode progredir e chegar ao ponto no qual o indivíduo não consegue levantar-se da cama”, explica a psiquiatra Ana Claudia Ducati.

O afastamento do trabalho pode ser útil para o tratamento

Para se evitar prejuízos na carreira pela depressão é muito importante que se busque ajuda precocemente. Assim que os sintomas forem reconhecidos, é importante iniciar um tratamento, seja com medicamento ou psicoterapia. “Além disso, pode ser necessário que o paciente seja afastado por um período do ambiente de trabalho para dedicar-se ao seu tratamento e não fomentar a ideia de que o ambiente de trabalho é um local a ser evitado a qualquer custo”, completa Ana Claudia.

É importante ressaltar que cada indivíduo reage de uma maneira às adversidades da vida, e apresentam, portanto, capacidades diferentes para suportar e superar as pressões e situações problemáticas do dia a dia, como as que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e infantil. CRM-SP 150.562

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Depressão no trabalho pode prejudicar seus resultados e sua carreira"

Eliana Cardoso

Adorei a matéria! Sofro de depressão desencadeada pelo stress no ambiente de trabalho e, pra mim, foi primordial o afastamento até amenizar os sintomas, que são exatamente os descritos na matéria. E quem tem depressão e transtorno de ansiedade sofre duas vezes mais, porque uma causa o aumento dos sintomas da outra. Por isso é muito importante que as pessoas façam um tratamento adequado e levem a sério sua saúde. Depressão não é brincadeira!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.