Entendendo a depressão: O que é a serotonina? Como ela age no cérebro?


  • +A
  • -A
Imagem do post Entendendo a depressão: O que é a serotonina? Como ela age no cérebro?

Você sabe o que é a serotonina? Serotonina é um neurotransmissor, substância química produzida pelos neurônios, que atua no cérebro e desempenha vários papéis no organismo. Ela, em baixa concentração, pode trazer algumas consequências para as pessoas e é relacionada, muitas vezes, com pacientes que sofrem com a depressão. Vamos entender um pouco sobre o assunto?

A ação no cérebro

A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento.

Como a serotonina é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor. Desse modo, o sistema serotoninérgico fica deficitário”, explica a neurologista Jerusa Smid.

Não existe um único fator que possa influenciar nas baixas concentrações de serotonina. Os fatores podem ser genéticos, ambientais e até neurobiológicos.

Elevando a serotonina

Uma das maneiras de mudar o quadro, ou seja, elevar os níveis de serotonina, é fazendo o uso de remédios antidepressivos, sempre receitados por um médico. Este tipo de medicação aumentará a quantidade do neurotransmissor no cérebro e é considerado uma alternativa eficaz.

Medidas não farmacológicas também são comumente recomendadas. “Exercícios físicos, exposição à luz do dia, ingestão de alimentos ricos em triptofanos e psicoterapia também podem aumentar os níveis de serotonina”, afirma a Dra. Jerusa.

Dra. Jerusa Smid é neurologista, graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e secretária do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). CRM 100.713.

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Entendendo a depressão: O que é a serotonina? Como ela age no cérebro?"

Maryvânia Zanluti

Poderiam dar mais informações quanto aos alimentos ricos em Triptofano?

Cuidados Pela Vida

Olá Maryvânia, os principais alimentos ricos em triptofano são os alimentos ricos em proteína como aves, peixes, ovo, leite e derivados,os grãos como feijão, ervilhas e amendoim, frutas como abacate e banana, entre outros. Em caso de dúvida orientamos uma consulta com nutróloga ou nutricionista. Abraços

Elis

Quanto ao uso da serotonina o suplemento e válido para quadros de depressão? Comecei a fazer uso para dormir está sendo excelente.

Cuidados Pela Vida

Oi Elis, como a serotonina é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão, pois existe uma diminuição da produção desse neurotransmissor no cérebro. Este tipo de medicação aumentará a quantidade do neurotransmissor no cérebro e é considerado uma alternativa eficaz para o tratamento. Abraços.

Maichel Ranniston

Mais de 90% é produzido no intestino. Se VC come gluten sendo sensível a ele, mesmo sem intolerância, ou se teu intestino é uma zona… Ou se vc vive estressado (teu cortisol sobe e não deixa fazer hidrólise do Triptofano para 5HTP, e daí virar Serotonina no intestino), já era estado ideal de humor. É o bastante.

Elaine

Olá tenho várias pessoas na família com depressão! Não sabia que existe a serotonina em cápsulas onde encontrar?

Marlene

Serotonina demais é prejudicial?

Eloísa elena

Eu estou bem, de repente fico com a cabeça aérea , mais não desmaio só fico meia esquisita. Será que é falta da serotonina?

Elvira Pelicari

Gostaria de saber qual remédio tomar para aumentar a serotonina tenho depressão tomo 40mg de citalopran e 1 MG de clonazepan pra dormir 💖

Lane dos Santos Telles

Tenho interesse nisso.

Sebsstiana de souza macêdo

Gostei pela informaçoes!!Esse é um pelo qual está afetando muitas pessoas!!!

Carla Beatriz

Acho que a materia poderia ser mais esclarecedoras, em se tratando de um problema que atinge milhões de pessoas no mundo todo. O comentário do Maichel Ranniston foi bem interessante, já li algumas matérias sobre a produção da serotonina ocorrer em grande quantidade no intestino. Os médicos poderiam nos explicar melhor sobre os métodos naturais aos invés de prescrever medicações alopática.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.