Depressão sazonal: essa doença pode se manifestar no verão?


  • +A
  • -A

A depressão sazonal ganha este nome quando o transtorno se manifesta em uma estação específica do ano. O conceito de depressão sazonal se relaciona mais ao inverno, pois os fatores externos nesta época do ano de fato geram efeitos que favorecem o desenvolvimento do quadro. Mesmo assim, esse tipo de depressão também pode ocorrer nas demais estações.  

 

Mesmo podendo ocorrer no verão, depressão sazonal é mais comum no inverno

 


“A depressão sazonal ocorre em diferentes épocas do ano e é influenciada por fatores exógenos (quantidade de luz e calor) e fatores endógenos (predisposição genética). Ela pode sim ocorrer no verão, mas não com muita frequência. Quando acontece, está mais relacionada a fatores intrínsecos (do próprio indivíduo) do que ambientais”, informa o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

Segundo o especialista, o verão não é uma época do ano tão propensa à depressão sazonal, pois conta com maior quantidade de horas de luz, calor e possibilidade de atividades agradáveis ao ar livre. “Já no inverno dos países do hemisfério norte, com frio mais rigoroso e menor quantidade diária de luz, a depressão sazonal ocorre com frequência significativamente maior”, afirma.

 

Presença de luz solar possui grande influência na depressão sazonal

 


Um dos motivos para a depressão sazonal ser bastante associada ao inverno é a menor incidência de luz solar nesta época do ano. Além disso, é comum que no inverno ocorra diminuição da interação social e de práticas externas prazerosas, pelo fato do clima
desestimular atividades fora de casa. “No inverno, há semanas e meses de frio e chuva, o que resulta na permanência em locais fechados. Com isso, as pessoas acabam fazendo poucas atividades coletivas e prazerosas”, explica Boarati.

De acordo com o médico, a luz do sol é tão importante nesse contexto de depressão sazonal que, em países nórdicos, onde o inverno é muito rigoroso e com poucas horas de luz por dia durante muitos meses, é feito tratamento com fototerapia, ou seja, luzes internas que reproduzem a luz solar.

 

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Depressão sazonal: essa doença pode se manifestar no verão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.